TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE HIST´RIA INFANTIL

Por:   •  22/4/2022  •  Resenha  •  1.374 Palavras (6 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 6

CHAPEUZINHO VERMELHO – A ANÁLISE

Patrícia Chaves Ribeiro[1]

        A história de Chapeuzinho Vermelho conta sobre uma menininha que faz aniversário e ganha da mãe um presente: um Chapeuzinho Vermelho. Junto com o presente ganha uma responsabilidade, que é levar doce para a vovozinha doente que mora no meio da Floresta. Sua mãe pede que ela vá pela estrada e não pelo caminho da floresta, mas quando ela seguia para a casa da vovozinha, o lobo mal a aborda no caminho e pede os doces dela, a menina nega e diz que os doces são para sua vó que está doente. Assustada ela segue elo caminho até a casa da vovó, porém, o lobo corta caminho e chega lá primeiro e devora a vovozinha.

        Quando Chapeuzinho chega, ocorre a conversa sobre como ela tem olhos, ouvidos e dentes grandes e logo é devorada também, mas antes disso ela grita, chama por socorro. O caçador ouvindo, que ouviu os gritos vai até a casa e encontra o lobo mal de barriga cheia. Vendo aquilo, o caçador abre a barriga do Lobo Mau, tira Chapeuzinho Vermelho, tira a vovozinha, enche a barriga dele de pedra e costura. Moral da história: o Lobo Mau deu mal e chapeuzinho aprendeu a lição de obedecer.

        Essa é a versão dos irmãos Grimm, mais popular e que, geralmente, se conta as crianças, entretanto, uma das histórias que foi apresentada primeiramente foi a Charles Perrault, que tem uma versão bem diferente dessa. Outros escritores também apresentam suas versões, porém, as mais conhecidas são as desses escritores. Até mesmo a história “Chapeuzinho Vermelho” dos Irmãos Grimm comparada à de Charles Perrault são completamente diferentes, apesar, de abordar a mesma ideia. Perrault apresenta a história de forma mais sinistra. Já os irmãos Grimm apresenta a história de forma mais leve e com um tom mais romântico. Esses contos, junto a outros dos mesmos autores, inauguraram a literatura infantil.

Tratando desse assunto, o Psicoterapeuta Bruno Bettelheim fala sobre os contos de fadas:

“Os contos têm um grande significado psicológico para crianças de todas as idades, tanto meninas quanto meninos, independentemente da idade e sexo do herói da história. Obtém-se um significado pessoal rico das estórias de fadas porque elas facilitam mudanças na identificação, já que a criança lida com diferentes problemas, um de cada vez (BETTELHEIM, 2007, p, 18)”.

        Dentro dessa visão de Bruno Bettelheim, trago a interpretação sobre a capa Vermelha; por que chapeuzinho vermelho? Essa história se passa na Inglaterra, ou seja, um lugar úmido e frio onde é normal o uso de capas, mas para nós a tradução vem como chapeuzinho. Logo de início, segundo alguns estudiosos, temos uma metáfora que se apresenta de uma forma bem sutil através da capa vermelha que cobre o corpo todo e de cor feminina. Esta capa é o símbolo da maturidade sexual. Nesta interpretação, o manto vermelho simboliza o sangue do ciclo menstrual. Então temos aqui uma ideia da idade dela. Uma adolescente que está entre seus 13 a 15 anos, não era apenas uma menina como se representa em alguns desenhos.

        Analisando também a mãe de chapeuzinho vermelho, podemos nos fazer as seguintes perguntas: como uma filha deixa sua mãe doente e sozinha no meio da floresta? Como uma mãe manda sua filha para a floresta sabendo que é um lugar perigoso? O ato dessa mulher é inaceitável, porém, vemos que ela dá um conselho a Chapeuzinho Vermelho sobre o caminho certo a seguir. Mas a filha não obedece a mãe e segue pelo caminho da floresta. Isso demostra que ela não era tão criança assim, pois sua curiosidade a leva por um caminho onde sabia que era perigoso. ela sabia que lá na floresta havia um lobo mal e nem assim deixou de ir por lá.

        Olhando agora para o Lobo Mal, encontramos um fato importante que discorro segundo meu entendimento. Lobo não fala! Lobo não anda em dois pés! Logo penso, que esse lobo não estaria representando outro ser, que seria o homem? A capa tem seu significado, por que o lobo não teria? Sua mãe a alertou sobre o perigo, mas, sua curiosidade a atraiu para ele. E algo bem interessante de se observar é que o Lobo não desiste e segue ara a casa da vovó mesmo sem que a chapeuzinho lhe tenha descrito o caminho. Isso nos leva a crer que o Lobo conhecia a vovó e mais impressionante ainda, é o fato de que o caminho da floresta acaba na casa da vovó.

        Mais um personagem da história que vamos observar é o caçador que é o representante do altruísmo, da proteção e da generosidade. Uns dizem que o caçador era o pai de chapeuzinho que passava perto da casa da vovó e ouvindo os gritos foi socorrer. Pensando dessa forma temos outra questão para analisar: por que o pai não matou o Lobo Mal que comeu sua filha e a vó dela?

        Entende-se que as metáforas foram usadas para que pudesse ser ensinadas as crianças de forma mais branda, sem que houvesse uma exposição clara dos fatos. Perrault coletou essa história de contos, lendas populares        que existiam na Europa na Idade Média e fez uma releitura retirando os elementos cruéis e bárbaros do conto, tornando assim uma história mais branda que tem como característica ensinar uma lição as jovens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (272.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com