TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Musculação

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.916 Palavras (12 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 12

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - FUPAC [pic 1]

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS

DE GOVERNADOR VALADARES

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ALEXANDRE DIAS

ANTONIELLY TEMPONI

LÍVIA CARDOSO

MATEUS ARAÚJO

WILLIAM ZIGNANI

.....................................................................

MUSCULAÇÃO

GOVERNADOR VALADARES

2015


ALEXANDRE DIAS

ANTONIELLY TEMPONI

LÍVIA CARDOSO

MATEUS ARAÚJO

WILLIAM ZIGNANI

MUSCULAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso de Educação Física da Fundação Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares, como requisito parcial para disciplina Psicologia.

        

 Professora  Carla Bretas

GOVERNADOR VALADARES

2015


                                                              SUMÁRIO

1 .INTRODUÇÃO ...........................................................................................................

04

2 . O QUE É MUSCULAÇÃO.......................................................................................

3. MUSCULAÇÃO LIBERA ENDORFINAS.............................................................

4. BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO........................................................................

5. MOTIVAÇÃO.............................................................................................................

6. CONCLUSÃO ...........................................................................................................

7. REFERÊNCIAS  BIBLIOGRÁFICAS ...................................................................

05

06

07

11

15

16


1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre musculação que abordará sua eficácia e benefícios à saúde mental e corporal. Discutiremos sobre seu surgimento, suas finalidades e desenvolvimento para o que se tornou nos dias de hoje. Será falado sobre tais benefícios os quais nos motivam não só em seu ambiente próprio, a academia, mas também no dia a dia de todos.

São objetivos deste trabalho, informar, desmistificar e até mesmo motivar aos que ainda têm uma certa resistência a tal atividade e orientar aos que pretendem e almejam construir uma carreira profissional através dessa atividade.


2.  O QUE É MUSCULAÇÃO?

A Musculação é um meio de treinamento ou uma modalidade na qual se integram as principais áreas de conhecimento sobre o comportamento fisiológico e motor do corpo humano, objetivando entender e explicar as adaptações crônicas e agudas, decorrentes da aplicação de diversas estratégias e técnicas de treinamento. O treinamento de força é uma das ferramentas utilizadas na modalidade Musculação, que aborda também o treinamento aeróbico, o treinamento de flexibilidade e possibilidades de intervenções profiláticas em alguns dos principais desvios posturais.

 A Musculação surgiu na busca por uma boa qualidade de vida, que compreende a saúde musculoesquelética (boa condição anatômica e funcional dos ossos, músculos e articulações) com a finalidade de melhorar aptidões físicas como força, resistência e flexibilidade que, uma vez bem desenvolvidas são essenciais para se realizar com conforto e segurança atividades diárias, mesmo em situações de solicitações mais acentuadas. 
         A musculação ou treinamento com pesos é um tipo de exercício resistido, com variáveis de carga, amplitude, tempo de contração e velocidade controláveis. Desse modo pode ser aplicada da forma isométrica (contração mantida), isocinética (com velocidade angular constante) ou isotônica (alternância de contrações concêntricas e excêntricas), contínua ou intervalada, leve, moderada ou intensa, com recursos aeróbios ou anaeróbios. Esta possibilidade de controle de tantas variáveis torna a musculação uma atividade física altamente versátil que pode ser praticada por pessoas de diversas idades para diferentes objetivos. 
         O treinamento com pesos se difere do fisiculturismo, levantamento de peso olímpico, levantamento de peso básico (ou powerlifting), e atletismo de força (ou strongman), que são esportes ao invés de formas de exercício. O treinamento com pesos, entretanto, geralmente faz parte do regime de treinamento dos atletas dessas modalidades. 
         A musculação ou treinamento com pesos é uma modalidade que está na moda, baseada no fisiculturismo. Sendo que a diferença entre a musculação e o fisiculturismo é o fato desse ser um esporte e aquele um exercício.

 As variáveis de carga, amplitude, tempo de contração e velocidade controláveis apresentadas na musculação, proporcionam a sua prática por pessoas de várias idades e com diferentes objetivos.

A musculação diminui o percentual de gordura, deixando o corpo bonito e harmonioso, treina o coração para esforços mais intensos, aumenta a força, melhora os aspectos cognitivos, aumenta a resistência do sistema imunológico, melhora a postura, a flexibilidade e auto-estima.

Os resultados obtidos com a musculação não dependem somente da maneira, tipo, ordem, freqüência e intensidade dos exercícios, outros fatores como flexibilidade, tipo de alimentação, hereditariedade e condicionamento cardiorespiratório prévio são importantes. 

São necessários alguns cuidados durante a musculação, como: acompanhamento médico, fazer os exercícios de forma correta para não ocorrer rompimento dos ossos, músculos ou ligamentos, dores na coluna e desvio de postura, é importante alongar antes e depois de malhar. Em adolescentes a musculação pode prejudicar o crescimento.

Pesquisas indicam que o treinamento com pesos auxilia a emagrecer. Eles aumentam o gasto calórico diário e estimulam o metabolismo.

A musculação previne a osteoporose, por estimular a produção de massa óssea. Evita doenças cardíacas, obesidade, hipertensão arterial e diabete. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (374.7 Kb)   docx (976.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com