TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caderno de Orientação

Por:   •  27/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.335 Palavras (14 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 14

Resumo

O desporto orientação conhecido como “esporte da natureza” vem crescendo muito e ganhando número cada vez maior de adeptos no cenário mundial e consequentemente no Brasil. Com espaços cada vez mais reduzidos nas instituições de ensino surge a necessidade de se buscar novas alternativas. Atualmente as exigências educacionais no que se refere a estrutura didático-pedagógica das escolas demandam uma formação que vise o desenvolvimento integral dos alunos independentemente da idade. O referido desporto apresenta inúmeras possibilidades de desenvolvimento com características interdisciplinares, pois, encontram-se claramente Associados com várias disciplinas curriculares, possibilitando inclusive um sistema de aprendizado fora da sala de aula pronto com base nos PCNs procura democratizar, humanizar e diversificar a prática pedagógica. O presente estudo objetivou elaborar uma proposta para a introdução do desporto de orientação nas aulas de Educação Física no ensino fundamental. Estudaram-se os benefícios da prática do desporto, o sentido da interdisciplinaridade, a integração da Educação Física com os demais conteúdos curriculares e a criança no desporto de orientação. Os resultados evidenciaram que o desporto de orientação oferece componentes didáticos que atendem às exigências contemporâneas, caracterizando-se como um relevante componente do currículo escolar contribuindo significativamente nas diversas dimensões tendo em vista seu caráter interdisciplinar, auxiliando nas tomadas de decisões, favorecendo a construção da autonomia dos alunos para monitorar em suas próprias atividades.

Palavras-chave: desporto orientação, educação física, interdisciplinar, natureza.

Sumário

Folha de rosto......................................................................

Epígrafe...........................................

Agradecimentos..............................

Resumo..........................................

Lista de figuras...............................

Lista de tabelas................................

Sumário..........................................

Capítulo I

Capítulo 1

Introdução

Inicialmente fácil certa confusão acerca da palavra orientação tendo em vista que ela pode nos dar vários significados, gerando dúvidas em determinado momento na língua inglesa orientação significa auxílio, sendo naquela língua denominada como orientation. Já para o desporto orientação ou ato de orientar-se é chamado de orienteering. De acordo com a maioria dos dicionários de língua portuguesa a definição de orientação é usada para duas finalidades, “auxílio” e “orientar-se”, o que gera uma confusão inicial.

O trabalho de conclusão de curso a inclusão do desporto de orientação nas aulas de Educação Física no ensino médio, é uma proposta que Visa aulas de educação física do ensino fundamental, a corrida de orientação como uma ferramenta capaz de agir na formação integral das crianças e adolescentes, auxiliando o aluno na tomada de decisão, desenvolvendo o corpo e a mente dentro de uma perspectiva de educação continuada.

Formar sujeitos capazes de serem inseridos e de agir em em diferentes contextos sociais de forma que produzam e disseminem conhecimento são provas da competência específica da formação. Atualmente faz-se necessária uma aprendizagem ativa onde o aluno adquire sentido do que aprendi quando é capaz de incorporar o novo conhecimento como ferramenta para interpretar o mundo em que vive ampliando a compreensão que dele desenvolveu e aumentando o seu poder de agir e interferir na realidade.

A inclusão de novas disciplinas que apresentem uma proposta interdisciplinar e transdisciplinar são segmentos que efetivamente irão representar a diferentes Campos de conhecimento, buscando possíveis ponto de convergência entre as várias disciplinas.

A Confederação Brasileira de orientação ( CBO) definir a prática desse desporto como algo capaz de ser trabalhado em várias Vertentes como a competitiva, ambiental e pedagógica.

Visando Inovar a qualidade do ensino, A motivação do aluno, e que o ensino e aprendizagem ocorra de forma extrovertida – lúdica, não se atendo a performance, mas sim, buscando a formação integral do indivíduo, darei ênfase a vertente pedagógica, das três vertentes estarem inseridas no contexto da prática do referido desporto.

A prática do desporto orientação consiste em identificar o problema, buscar melhor solução e agir. Isso exercita a memorização De forma inconsciente. O referido esporte exige a fixação continuar do raciocínio, produzindo efeitos psicossomáticos que melhoram a função cerebral de forma gradativa, causando maior oxigenação do cérebro no momento da intensa movimentação corporal. Soma-se ao fato, que no momento esportivo e lúdico a mente está “ aberta”, obtendo maiores benefícios biopsicossociais. Acredito que poucos esportes ofereçam todos estes benefícios biológicos e principalmente psicológicos com tanta intensidade.

Além de oferecer importantes benefícios a formação do indivíduo, a corrida de orientação é uma prática interdisciplinar, que pode ser usada como instrumento Educacional, visando o desenvolvimento integral dos alunos de todas as idades, assim como possibilitar a educação ambiental por ser uma atividade esportiva praticada em meio à natureza.

A orientação é tão antiga quanto à origem do homem que em busca de alimentos e exploração do meio em que vive a vírgula utilizava técnicas rudimentares de orientação para regressar ao seu meio. Atualmente o ato de se orientar é essencial para a escolha de deslocamentos corretos e mais Racionais e, também, na organização dos espaços.

Trata-se de um desporto em que o praticante tem que encontrar determinados pontos de controle, distribuídos no terreno, no menor tempo possível e representados em um mapa por círculos numerados na ordem em que devem ser encontrados, onde o praticante pode, ainda, dispor de uma bússola para auxiliá-lo.

Como desporto a prática da orientação é realizada em ambiente natural e normalmente em locais desconhecidos pelo praticante com grande variabilidade do terreno, intertrilhas, matas, rios e estradas, onde o atleta se integra a natureza.

Segundo Pacini ( 2004, p. 8)

[...] orientação é um esporte emocionante, que faz o atleta vibrar com seu resultado. Cada ponto é um obstáculo a ser ultrapassado, uma dificuldade a ser vencida. A orientação é um esporte que une o físico com a inteligência [...] ou seja, nem sempre quem  corre mais, ganha a competição. O objetivo de cada participante É terminar o percurso no menor tempo possível. Mas o orientador deve ter em conta sua condição física e sua habilidade de orientação, pois escolher uma rota ( caminho) correta e ter habilidade de seguir lá até o próximo ponto sem perder tempo – Isto é arte da orientação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (134.9 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com