TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Futebol e sua história

Por:   •  2/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE NO PORTFÓLIO CICLO 2

  1. O futebol não foi simplesmente inventado, como o basquetebol ou o voleibol, para satisfazer as necessidades de praticas esportivas já existentes. O futebol foi criado a partir da evolução histórica de inúmeros jogos com bolas, praticado por diversos povos, em diferentes épocas, em determinadas situações e condições históricas. Dentre algumas modalidades que ajudaram na evolução do futebol, cito o “tsutchu, kemari, epyskiros, harpastum, ludus pilae”.
  2. O futebol chegou ao Brasil em 1864, trazido pelos ingleses nos navios mercantes, e praticado no litoral, segundo uma das vertentes. Outrossim, ha estudos que relatam a pratica de um jogo com bola em 1746 na Câmara Municipal de SP. Também acredita se que o futebol foi em praticado em 1872 no Colégio São Luis, em Itu. Porem, oficialmente, o futebol entrou no Brasil em 1894, quando Charles William Miller, brasileiro de descendência inglesa, volta de seus estudos na Inglaterra e traz consigo uma bola de futebol e alguns uniformes para a prática do jogo. No começo,sua aceitação foi restrita e praticado pela elite e estudantes de colégios grã-finos, em seguida difundido aos trabalhadores de empresas inglesas. O clima brasileiro foi propício, a ludicidade do esporte, a ausência de outro esporte e forma cultural como recreação naquela época, o fato de ser praticado com os pés(capoeira), e permitir a participação de grupos, também contribuíram para a enorme aceitação no Brasil.
  3. Sim está correta a afirmação. Porem hoje o futebol é praticado por todas as classes sociais no mundo, diria até que inverteu, uma vez que a popularidade e a simplicidade fez do futebol hoje o esporte mais praticado do planeta, com jogadores milionários vindos das classes mais baixas em todos os países. Com relação ao racismo que era predominante nos primórdios do esporte, hoje ainda perdura, porém em menores proporções, mas, presente. Infelizmente.
  4. O futebol representa na vida do brasileiro, a ascensão das classes pobres ao sucesso profissional e financeiro. Cria, em vários jovens, uma esperança de vida num país pobre e com altíssimo desemprego. Desperta sonhos em alguém que não tem o que comer hoje, mas pode ter um avião particular amanhã. A grande divulgação pela mídia esportiva, faz com que a ambição pela fama se inicie cedo nos jovens, e assim, aproximando os de uma vida regrada de atleta, tirando os do crime e das drogas. Pra outros que vivem na miséria, o futebol é um meio de distração, uma fuga para os problemas da vida, até incentivado pelo governo. Uma pretensão de ocultar os problemas vividos no Brasil.
  5. Dentre os fundamentos técnicos, cito: finalização, passe, controle de bola, condução, desarme, lançamento, cruzamento, cabeceio, defesa(goleiro). Por exemplo, o cabeceio poderá ser executado no ataque quando uma bola cruzada próxima ao gol, se tornando uma finalização, assim como, quando no meio campo e defesa, poderá ser um desarme, ou um passe sem ou com fins ofensivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com