TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Manguito Rotador

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

                              Introdução

             Neste trabalho iremos abordar sobre o manguito rotador, um músculo localizado no ombro do ser humano, também falaremos da importância desse músculo na prática de exercícios, mas antes de falar do musculo propriamente dito não podemos deixar de mencionar o ombro, que dentro de todas as articulações do corpo humano, é a que maior tem amplitude de movimento do nosso corpo.

                                 Desenvolvimento

O manguito rotador é um grupo de músculos, seus tendões trabalham pela estabilização do ombro. A região do ombro é a que mais tem amplitude de movimento, tornando assim com mais probabilidades de patologias entre as articulações. A cintura escapular é composta por alguns ossos conhecidos como escápula, clavícula e o úmero e a partir de um espaço chamado subacromial localiza- se o manguito rotador e seus tendões, seu teto é formado por uma proeminência da escápula.

 O manguito rotador é formado por alguns músculos conhecidos como, supraespinhal, infraespinhal, redondo menor, esses músculos e tendões são de extrema importância para a estabilização e para a força de elevação do braço em seus movimentos de rotação interna e externa e ajuda a manter o ombro estável segurando a cabeça do úmero. Lesões podem ocorrer em quase todo o nosso corpo e no manguito rotador não seria diferente, pois é essencial especialmente em atividades repetidas de suspensão acima da cabeça, como arremessar, nadar, e nessas modalidades o condicionamento inadequado acaba não conseguindo estabilizar dinamicamente a cabeça do úmero, o que futuramente pode ocorrer problemas, como a fricção do manguito rotador dentro do espaço subacromial, e a lesão mais conhecida e que aparece com mais frequência nos pacientes é a bursa, ou mais conhecida como bursite, apesar de sempre ser considerada como a causa dos problemas no ombro, a inflamação da bursite é a consequência de alguma alteração biomecânica ou biológica do espaço subacromial. De acordo com especialistas as causas de dor no ombro tem um percentual de aproximadamente 75% por causa do tendão do supra espinhal do manguito rotador.

           Existem algumas lesões no ombro relacionadas ao manguito rotador, como por exemplo, deslocamento, estiramento, síndrome do pinçamento, rigidez da cáspsula posterior, entre outras.

            Em algumas modalidades esportivas os músculos do ombro executam papéis importantes, por exemplo, o arremesso de dardo, a ginástica, a natação  que devido a repetição intensa desta prática, a laceração do manguito rotador do nadador se origina nos movimentos de excessiva flexão, abdução, rotação interna e externa durante as fases de tração e recuperação dos nados, é portanto, o atrito constante dessas partes moles contra o arco acromial, que podem determinar a degeneração do manguito rotador.

     Para manter o manguito rotador fortalecido, deve se fazer atividades que envolvam pesos leves, para que sejam realizados movimentos de rotação específicos na articulação do ombro, como por exemplo rotação interna e externa com borracha tensional.

CONCLUSÃO

 Podemos perceber que o manguito rotador é um grupo de músculos e seus tendões, é localizado no ombro e tem uma estrutura extremamente complexa, possui uma mobilidade e amplitude de movimento como nenhuma outra parte do nosso corpo, porém, é um músculo que através de exercícios contínuos específicos, pode ser fortalecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com