TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Ciclos de Treinamentos

Por:   •  15/3/2018  •  Seminário  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

O que é periodização?

É o processo que consiste em fazer um planejamento com bases cientificas para que seu corpo e mente cheguem na competição com a máxima performance.

Deve-se levar em consideração três aspectos: Físicos, técnicos e psicológico.

A organização dos macrociclos deve ser dividido conforme calendário de competições e nível dos atletas.

Exemplo: o time tem o objetivo de vencer a LNF (Liga Nacional de Futsal) competição mais importante que iniciara em março e irá finalizar em dezembro, irá fazer apenas 1 macrociclo sendo de fevereiro para pré-temporada a dezembro ao final da competição, terá preparação especial onde o volume de cargas chega ao máximo.

Trabalho a ser realizado no macrociclo.

Trabalho de resistência muscular geral, pois no futsal possui vários grupos musculares que estão atuando em sinergismo na ação motora.

O trabalho de resistência geral é um dos componentes básicos do rendimento desportivo, podemos definir como a capacidade que permite: resistir psíquica e fisicamente a instalação da fadiga, diminuindo assim o risco de lesões, recuperar rapidamente dos efeitos do treino ou competição, realizar esforços de intensidade diversa sob fadiga, suportar o ritmo de jogo até o final, mantendo um nível de execução técnica elevada durante todo o jogo. Preparando assim para o trabalho de força.

Trabalho força muscular geral e não localizados, de preferência por exercícios multiarticulares com pesos livres, isso faz com que os atletas tenham uma exigência maior do ponto de vista neuromuscular, e desenvolver no mesmo tempo um trabalho de força para maior recrutamento te feches de unidade motora para grandes grupos musculares.

Trabalho de potência. Força X Velocidade = Potência.

Depois de realizar trabalho de resistência e força muscular, aliado ao trabalho de potência, isso irá gerar velocidade no atleta.

Pode-se trabalhar exercícios com peso e elásticos, usar movimentos com uma resistência variável são interessantes para o aumento muscular, eles devem ser feitos com uma velocidade maior para que as unidades motoras envolvidas neste segmento sejam ativadas.

Importante também trabalhar potência dentro da própria quadra com característica de jogo, trabalhando força e potência com a mecânica do futsal.

Trabalho de mesociclo.

O mesociclo representa uma etapa do processo de periodização e seu tempo de duração depende da quantidade de macrociclos, do modelo de planejamento, do volume de competições, entre outros fatores, variando de 3 a 6 semanas. São períodos relativamente homogêneos de treinamento, não há grandes mudanças dentro de um mesociclo.

Introdução: Nesse momento, utiliza-se a preparação física geral, como flexibilidade, velocidade, força.

Base: O foco desse período é a preparação física, técnica e mental. Há um aumento do volume e intensidade dos treinos.

Preparação e controle: O atleta começa a se aproximar dos jogos e nesse período utiliza-se principalmente exercícios competitivos, melhora da técnica e intensifica o trabalho psicológico focado na competição.

Pré-competição (Jogo): O objetivo principal desse momento é eliminar os pequenos vícios e defeitos que a equipe pode ter adquirido. A preparação da estratégia a ser utilizada na competição alvo ganha destaque nesse momento, como também a preparação mental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com