TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POR QUE TRABALHAR COM O LÚDICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA?

Por:   •  7/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 4

AGES

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

LICENCIATURA EM EDUCAÇAO FÍSICA

JOSÉ IVALDO SANTANA DE JESUS

POR QUE TRABALHAR COM O LÚDICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA?

P.U apresentada no curso de Educação física da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para obtenção de nota das disciplinas Pratica Educativa I (Futebol, Futsal), (Camila Souza), Fundamentos da Ginastica (Ana Paula), Filosofia (Cristiano Santhiago), Profissionalização Docente e Ética (Gilmar Silva), Bases Biológica (Thiago Rosario).

Orientador: wendel Fren

Paripiranga

Novembro 2013

POR QUE TRABALHAR COM O LÚDICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA?

      O presente texto tem a finalidade de tentar compreender o porquê de trabalhar com o lúdico, e qual a sua finalidade na formação do aluno. Para isso será mostrado aqui alguns autores que traz metodologias para se trabalhar com estas perspectivas nas escolas.

      Por tanto é de suma importância criar e executar atividades para que os alunos compreendam o seu corpo, seus limites e capacidades, entender o movimentasse. Com isto autores conhecidos como: Carmen Lucia Soares, celi nelza zülke Taffarel, Elizabeth Varjal, Lino Castellani Filho, Micheli Ortega Escobar e Valter Bracht, denominados como coletivo de autores, no livro “Metodologia do Ensino de Educação Física” vem a falar de propostas para se trabalhar com os alunos no processo educacional, e dizem que “é fundamental para essa perspectiva da prática pedagógica da Educação Física o desenvolvimento da noção de historicidade da cultura corporal. É preciso que o aluno entenda que o homem não nasceu pulando, saltando, arremessando, balançando, jogando etc. Todas essas atividades corporais foram construídas em determinadas épocas históricas, como respostas a determinados estímulos, desafios ou necessidades humanas” COLETIVO DE AUTORES, (1992 p. 27).

      Deve-se também trabalhar o desenvolvimento motor do aluno para que o mesmo não se torne analfabeto moto, pois isto pode refletir em sua faze adulta, deixando de ser pessoas autônomas e que sempre espera o comando para executar movimentos ou fazer algo. Desta forma deve-se avaliar os alunos em sua expressão corporal como linguagem para a construção do conhecimento, lavando em conta sua conduta na sociedade. Por tanto deve-se levar em consideração que as formas de expressão corporal dos alunos refletem os condicionantes impostos pelas relações de poder com as classes dominantes no âmbito de sua vida particular, de seu trabalho e de seu lazer Coletivo de Autores, (1992, p. 44).

      Há várias formas de trabalhar com uma perspectiva lúdica mais o que deve ser levado em consideração é a criação de atividades que faça com que os alunos compreendam a importância de trabalhar em grupo e que todos possam se diverte, e não tenha exclusão. Porém a várias modalidades que pode ser trabalhadas com está perspectiva nas escolas como a ginastica geral. AYOUB, (2007), afirma que, “ginástica traz com sigo a possibilidade de realizarmos uma construção da ginástica na educação física escolar numa perspectiva de “confronto” e síntese, também, numa perspectiva lúdica, criativa e participativa” AYOUB, (2007, P.87).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (119.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com