TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE APRENDIZAGEM MOTORA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  2/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.967 Palavras (16 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

DAURI, Francieli Terezinha Souza. Processo de aprendizagem motora nas aulas de Educação Física. 2018. 16 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Agua Boa-MT, 2018.

RESUMO

O projeto traz como tema: “Processo de aprendizagem motora nas aulas de educação física”. Contempla a linha de pesquisa da Aprendizagem Motora e é voltado para a educação infantil da educação básica. Este tema se justifica, porque esta disciplina promove a expressão corporal e também a valorização do movimento. Trabalhar a educação física no contexto escolar é permitir conhecer o aluno como ele é, e proporcionar a ele meios para lidar com tais expressões sejam, estas negativas ou positivas. A problemática buscou entender de que forma a falta da valorização pela disciplina interfere no desenvolvimento das aulas de educação física? De que forma esta disciplina colabora para o desenvolvimento motor da criança? Os objetivos propostos buscam analisar como as crianças entendem a educação física na educação infantil, e compreender como o professor deve exercer a sua prática nesta faixa etária em que as crianças se encontram. Os conteúdos a serem desenvolvidos serão atividades que desenvolvam a aprendizagem motora, de forma que a avaliação será de acordo com o desenvolvimento nas atividades. Serão utilizados recursos como bola e corda. Por se tratar da educação infantil, o projeto também trará algumas abordagens sobre a visão que as crianças têm sobre o esporte e a visão que muitas vezes o adulto quer impor. Diante destes detalhes, o projeto se apoia em pesquisas bibliográficas que conduzem o estudo aqui realizado. Os principais teóricos que contribuirão são: SENE, NANDI & FREITAS (2008), LOPES (2006) e dentre outros.

Palavras-chave: Desenvolvimento motor 1. Habilidades 2. Expressão 3. Movimento 4. Educação Infantil 5.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

1.1        TEMA DO PROJETO        5

1.2        JUSTIFICATIVA        5

1.3        SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA        6

1.4        PROBLEMATIZAÇÃO        6

1.5        OBJETIVOS        6

2        REVISÃO DE LITERATURA        7

3        DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)        11

4        TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA        13

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

6        REFERÊNCIAS        15

        


  1. INTRODUÇÃO

O projeto traz como tema: “Processo de aprendizagem motora nas aulas de educação física”. Contempla a área da Aprendizagem Motora e é voltado para a educação infantil da educação básica.

Este tema se torna importante, porque esta disciplina promove a expressão corporal e também a valorização do movimento. Desta forma os alunos conseguem se expressar seus desejos, frustações, alegrias, tristezas e muitos fatores que são percebidos diante deste fator.

O projeto está destinado a contemplar as turmas da educação infantil. Sabemos que as atividades motoras são indispensáveis às crianças na fase em que elas frequentam a educação infantil, pois estão em constante desenvolvimento e passam a se desenvolver a partir das brincadeiras o seu desenvolvimento motor. Sendo assim a educação este está direcionado a esta modalidade.

A justificativa dar-se em entender que trabalhar a educação física no contexto escolar é permitir conhecer o aluno como ele é, e proporcionar a ele meios para lidar com tais expressões sejam, estas negativas ou positivas.

A problemática buscou entender de que forma a falta da valorização pela disciplina interfere no desenvolvimento das aulas de educação física? De que forma esta disciplina colabora para o desenvolvimento motor da criança?

Os objetivos propostos buscam analisar como as crianças entendem a educação física na educação infantil, e compreender como o professor deve exercer a sua prática nesta faixa etária em que as crianças se encontram.

Por se tratar da educação infantil, o projeto também trará algumas abordagens sobre a visão que as crianças têm sobre o esporte e a visão que muitas vezes o adulto quer impor. Serão expostas no processo metodológico do mesmo algumas propostas que o professor pode utilizar ao conduzir suas aulas de educação física. Este traz uma representação significante da importância da ludicidade nas atividades a serem desenvolvidas.

Os principais teóricos que contribuirão são: SENE, NANDI & FREITAS (2008), LOPES (2006) e dentre outros.

  1. TEMA DO PROJETO

As aulas de educação física permitem aos alunos expressarem suas diversas formas de pensar e de agir. O projeto traz como tema: “Processo de aprendizagem motora nas aulas de educação física”. Contempla a área da Aprendizagem Motora e é voltado para a educação infantil da educação básica.

Este tema se torna importante, porque esta disciplina promove a expressão corporal e também a valorização do movimento. Desta forma os alunos conseguem se expressar seus desejos, frustações, alegrias, tristezas e muitos fatores que são percebidos diante deste fator. Trabalhar a educação física no contexto escolar é permitir conhecer o aluno como ele é, e proporcionar a ele meios para lidar com tais expressões sejam, estas negativas ou positivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (271.2 Kb)   docx (771.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com