TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem Motora

Exames: Aprendizagem Motora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  746 Visualizações

Página 1 de 4

TAREFA

1 – Saber diferenciar as estruturas compreendidas nas fases da aprendizagem motora.

Movimentos reflexos - Designam-se movimentos reflexos aqueles que são desencadeados por uma ordem motora da medula, sem recorrer ao encéfalo. Apesar de a generalidade das pessoas desconhecer que a Medula tem esta capacidade, a verdade é que os reflexos são desencadeados sem haver nenhuma interferência do cérebro. O exemplo clássico deste tipo de movimentos é a reação à queimadura, em que retiramos de imediato o segmento afetado, sem que seja necessário "pensar no assunto".

Movimentos voluntários - Os impulsos nervosos que provocam os movimentos voluntários têm origem no córtex cerebral (na zona conhecida por córtex motor) e são conduzidos para a medula. No entanto, antes de deixarem o encéfalo, ramos colaterais enviam uma cópia da ordem motora (cópia de eferência) aos núcleos da ponte e daí ao cerebelo, que compara essa informação com a informação proprioceptiva que recebe; isto é: informação relativa ao estado do aparelho locomotor, posição, pressão, dor, etc. Seguidamente (se necessário), origina um estímulo corretivo que atinge o córtex, alterando a ordem motora de acordo com as necessidades do aparelho locomotor. Para além deste controle, o córtex motor também pode introduzir correções, de acordo com outros estímulos, como o visual.

Movimentos automatizados - São os movimentos rápidos em que não há tempo para introduzir correções durante a execução. Estes movimentos são pré-programados e a ordem motora é executada (independentemente das conseqüências...) até ao final do movimento. Tal como nos outros movimentos voluntários, a cópia de eferência (cópia da ordem motora, enviada ao cerebelo) também existe e todo o mecanismo descrito anteriormente se mantém; no entanto, não há; tempo para realizar nenhuma correção. Por vezes, apercebemo-nos desta realidade, quando executamos um movimento balístico (como atirar uma pedra!...) e sentimos, logo ao executar o movimento, que alguma coisa não correu bem... mas já é tarde para evitar que o vidro se parta!

Em casos mais sérios, podemos sentir uma dor sem sermos capazes de travar o movimento a tempo de evitar uma lesão grave. Por isso é que o treino com recurso a este tipo de movimentos é mais arriscado.

2 – Saber diferenciar e conhecer os conteúdos das capacidades coordenativas especificas.

1. Capacidade de observação  é a capacidade de perceber o desenvolvimento de um movimento, dos colegas de equipa ou dos adversários ou dos objetos móveis, tendo como referência os objetos imóveis. Também pode ser a observação de uma corrida ou do adversário nos desportos de combate.

2. Capacidade de controlo motor  é a capacidade de poder responder a exigências de elevada precisão nos movimentos, do ponto de vista temporal, espacial e dinâmico.

3. Capacidade de reação motora  é a capacidade de poder reagir o mais rápido e corretamente possível a um determinado estímulo.

4. Capacidade de antecipação  é a capacidade de prever

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com