TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Panorama mundial e nacional – ecossistemas

Tese: Panorama mundial e nacional – ecossistemas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  Tese  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade Colaborativa

A Atividade Colaborativa, que deve ser elaborada em grupo, é realizada a partir das leituras e análises sugeridas, além das interações realizadas em sala de aula.

O objetivo é estimulá-l@ a resolver uma tarefa pela troca colaborativa de ideias e pela construção do conhecimento.

Responda às etapas em cada aula-tema e interaja com seus colegas. Lembre-se: isso contribuirá para a elaboração da tarefa a ser entregue ao professor-orientador.

Dúvidas? Entre em contato com seu professor-orientador ou confira as Orientações sobre Avaliação e Frequência, no ícone "Orientações".

Bom trabalho!

Aula-tema 01: Panorama mundial e nacional – ecossistemas

As atividades colaborativas compõem um desafio e devem ser desenvolvidas em equipe ao longo do semestre. São conduzidas pelo professor orientador e tem como objetivo promover a troca de ideias e a construção do conhecimento, de forma que cada participante contribua efetivamente na elaboração de um projeto.

Forme um grupo com a quantidade de estudantes indicada por seu professor orientador. Organize os encontros para estudo, tire dúvidas com seu professor orientador, troque ideias, faça leituras e pesquisas e desenvolva as atividades propostas.

Lembre-se de que, numa equipe de trabalho, é fundamental que haja:

• compartilhamento de informações com o objetivo de se obter um desempenho e resultado coletivo;

• responsabilidade individual e de todos os integrantes do grupo;

• habilidades de um integrante que se complementam com as de outro.

Aproveite a oportunidade para dar a sua contribuição para construir o conhecimento coletivamente.

Bom estudo!

O desafio

Com base nas informações discutidas no livro-texto e nas demais atividades da disciplina de RSMA, e consultando a seção Recursos (ao final desta atividade), convidamos você e seu grupo a elaborar um projeto de sustentabilidade.

Este desafio é importante na construção de novas dimensões para seu desenvolvimento pessoal e profissional e para obter uma visão aprofundada e ampla das necessidades não somente do mundo dos negócios, mas da sociedade na atualidade e suas perspectivas futuras.

Para a realização deste projeto, você e seus colegas receberão o enunciado de atividade em cada aula-tema. O projeto em grupo deverá ser desenvolvido ao longo de todo o semestre. Cada aula-tema terá uma tarefa para ser desenvolvida em grupo (atividade colaborativa) que, juntas, vão compor o projeto, o qual será avaliado em dois momentos: as atividades colaborativas das aulas-temas 01, 02, 03 e 04 deverão ser entregues para formar parte da nota do primeiro bimestre; e, por fim, na aula-tema 07 o projeto deverá ser entregue completo para o professor orientador do seu grupo, na unidade da Anhanguera em que vocês estudam.

O que é um projeto de sustentabilidade

Tudo o que fazemos na vida é decorrência de um projeto. A partir do momento em que pensamos em gozar de férias, já começamos a elaborar um projeto sobre o que poderemos fazer nesse período. Então, um projeto é um planejamento. Na iminência de terminarem as férias e retornarmos às aulas na faculdade, começamos a planejar o que vamos fazer em seguida. Da mesma forma, todas as atividades humanas são decorrentes de um projeto ou de um planejamento. Projeto é "um processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcançar um objetivo" (ISO 10.006). Uma vez que planejamos, nosso desejo é que aquilo que planejamos realmente aconteça e nos traga bons resultados. Assim, podemos pensar que todo projeto e, consequentemente, as ações que vão acontecer em decorrência devem ter como princípio a sustentabilidade. Esse é um conceito sistêmico que envolve as dimensões econômica, social e ambiental da atividade humana, de forma que favoreça o desenvolvimento da sociedade com preservação da biodiversidade e dos ecossistemas, para que tanto a geração presente como a futura satisfaçam as suas necessidades. Isso quer dizer que toda ação humana deve ser economicamente viável, socialmente justa e igualitária, além de ambientalmente correta. Deve haver um equilíbrio entre estas três dimensões: econômica, social e ambiental.

Para a sobrevivência humana no planeta Terra, precisamos ser empreendedores da sustentabilidade, isto é, agentes de mudança, mostrando nossas competências (dentro e fora do ambiente profissional) para identificar problemas, dificuldades ou mesmo curiosidades, transformando-os em novas oportunidades, apresentando soluções inovadoras.

Por isso, convidamos você e seu grupo a desenvolver um projeto de sustentabilidade. Poderá ser um projeto social ou ambiental destinado à sociedade ou para uma empresa pública ou privada.

Siga os seguintes passos para a atividade desta aula.

Passo 1: Discuta com seus colegas e identifique um problema ou uma dificuldade que necessite de uma solução do ponto de vista social ou ambiental. Por exemplo:

Exemplo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com