TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão da luz

Seminário: Reflexão da luz. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  Seminário  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 4

Reflexão da luz:

Espelho plano:

O espelho plano como diz o nome é aquele que é reto ( plano ).

A representação de um espelho plano:

Espelho esférico:

Um espelho com superfície lisa e polida com formato esférico, as imagens desses espelhos são determinadas a partir do comportamento que saem dos raios e batem no espelho.

Imagem de um objeto extenso:

A partir dai ficou provado que imagem e objeto são simétricos em relação ao espelho plano e de suas simetrias podemos entender a formação de imagem de objeto extenso.

Refração da Luz:

O que é refração?

Quando a luz passa de um meio material para outro meio ocorre duas coisas, primeiro a velocidade da luz muda e se a incidência não é oblíqua, a direção da propagação, também muda á passagem da luz de um meio para outro é chamada de refração.

Fenômenos relacionados com a refração:

- Se colocarmos um lápis, perpendicularmente dentro de um copo de água, poderemos observar olhando pela lateral do copo, que o lápis continuara na vertical dentro da água.

- Colocando o lápis com uma inclinação dentro da água, vamos observar pela lateral do copo que o lápis parece estar quebrado.

Vejamos a seguir:

Dispersão da Luz:

A dispersão da luz consiste em um fenômeno onde a luz branca é decomposta em sete cores fundamentais, que são: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Essa luz branca pode sofrer uma dispersão em um prisma de vidro que está no ar, como nos mostra a figura abaixo:

Lentes esféricas:

Chamamos de lente esférica o sistema óptico constituído de três meios homogêneos e transparentes, sendo que as fronteiras entre cada par sejam duas superfícies esféricas ou uma superfície esférica e uma superfície plana, as quais se chamam faces da lente.

Para um estudo simples consideraremos que o segundo meio é a lente propriamente dita, e que o primeiro e terceiro meios são exatamente iguais, normalmente a lente de vidro imersa em ar.

Foco de uma lente convergente e divergente:

Existem seis tipos de lentes esféricas: Biconvexa, Plano-Convexa, Côncavo-Convexa, Bicôncava, Plano-Côncava, Convexo-Côncava.

- O eixo da lente é uma reta perpendicular às duas faces da lente;

- As lentes de bordos delgados, no ar, são convergentes;

- As lentes de bordos espessos, no ar, são divergentes.

Lente convergente: Toda lente convergente possui dois focos, se as duas faces estiverem emersas no mesmo meio, os dois focos serão equidistantes da lente e as duas distâncias de foco serão iguais. O ponto, onde os raios são retratados, é o foco da lente; À distância, do foco à lente, é chamada de distância focal; O foco de uma lente convergente é real e para indicar isso, sua distância focal recebe sinal positivo.

Lente divergente: Os prolongamentos dos raios retratados se encontram num ponto, a lente divergente também possui outro foco, se duas faces estão no mesmo meio, as distâncias focais são iguais. Pelo foco de uma lente divergente, não passam raios luminosos, ele é virtual e para indicar que o foco de uma lente divergente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com