TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de fisica

Por:   •  31/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 5

ESCOLA DJAMA PESSOA                        

LABORATÓRIO DE FÍSICA

Prof. Lilian Alves

RELATÓRIO DE ELETROSTÁTICA

                           ALUNOS: Adrielle Lima

                                            Caroline Ellen

                                            Erika Ramos

                                            Hana Daniela

                                            João Daniel

Fevereiro – 2013

Salvador – Bahia

  1. APRESENTAÇÃO

Este relatório descreve as atividades desenvolvidas no dia 19 de Fevereiro de 2013 pelos alunos Caroline Ellen, Erika Ramos, Hana Daniela e João Daniel no Laboratório de Física da escola Djalma Pessoa.

Serão descritos os objetivos, a parte experimental, os resultados e as conclusões referentes ao experimento intitulado “Eletroestática”.

  1. INTRODUÇÃO TEÓRICA

  1. OBJETIVOS

Entender conceitos de eletrização, indução, condutividade, poder das pontas, blindagem eletroestática e distribuição elétrica de cargas sobre superfícies.

  1. MATERIAIS UTILIZADOS

- Gerador de Van de Graaff;

- Fita de alumínio;

- Eletroscópio de folha;

- Torniquete elétrico;

- Algodão;

- Lâmpada fluorescente pequena;

- Base isolante.

  1. PROCEDIMENTOS

O experimento foi dividido em algumas partes para diferentes observações. Na primeira parte pegou-se com a mão fiapos de algodão aproximando-os da esfera do gerador, mantendo a mão numa posição próxima. Na segunda parte aproximou-se uma lâmpada fluorescente da esfera do gerador eletroestático em funcionamento segurando-a com a mão. Na terceira parte uma pessoa com cabelos bem secos ficou com os joelhos sobre uma cadeira e com as mãos em contato com a esfera do gerador. O gerador foi ligado. Na quarta parte conectou-se o torniquete elétrico sobre a cúpula do gerador.

  1. RESULTADOS E DISCURSÕES

Na primeira parte quando os fiapos de algodão são aproximados da esfera posicionada sobre o gerador pôde-se observar que os fiapos de algodão foram atraídos para a esfera. Isso ocorre porque à esfera está eletrizada (indutor) e o algodão é neutro (induzido) e ao se aproximar da esfera sofre eletrização por indução que é caracterizado pela mudança no posicionamento das cargas elétricas ou na orientação dos dipolos elétricos de um corpo, ocasionadas pela presença de um campo elétrico nas proximidades do respectivo corpo, ou seja, quando um corpo carregado eletricamente como no caso da esfera é aproximado de um corpo neutro no caso do algodão pode ter suas cargas elétricas reorganizadas em pontos diferentes da estrutura da substância, Isto ocorre graças às interações entre as cargas elétricas do respectivo corpo e o campo elétrico criado pelo indutor. Porem essa atração não dura muito tempo, pouco depois o algodão adquire a mesma carga da esfera e é repelido.

Na segunda parte uma lâmpada fluorescente é aproximada da esfera e o que se pôde observar foi que a lâmpada acendeu. Isso acontece porque como o potencial elétrico gerado pela esfera carregada tem simetria radial, e decai com o inverso da distância,  as duas extremidades da lâmpada estarão sujeitas a potenciais diferentes, e consequentemente uma diferença de potencial aparece entre as extremidades que eletriza o gás no interior da lâmpada liberando energia na forma e luz. A luz não fica acesa por muito tempo, e pessoa que a segura recebe alguns choques.

Na terceira parte uma pessoa com os cabelos secos ficou com os joelhos sobre uma cadeira e com as mãos na esfera. Pôde-se observar que os fios de cabelos ficam arrepiados. Isso acontece porque as cargas tendem a se acumular nas pontas e se repelem por terem o mesmo sinal, pois o sistema pessoa-esfera fica carregado negativamente. Quando uma pessoa põe suas mãos no gerador (gera muita energia), a eletricidade circula no corpo, e a tendência dela é sair, ser liberada para o meio externo para igualar as cargas, e os cabelos são a porta mais fácil de saída dos elétrons devido a sua espessura, além disso, os cabelos não são fixos e adquirem cargas elétricas iguais à da armazenada na bola. Se uma pessoa encostar um dedo na pessoa, os cabelos momentaneamente voltam à posição normal e a pessoa sofre um pequeno “choque elétrico”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (114.4 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com