TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tabela de evolução

Por:   •  17/10/2015  •  Resenha  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

O foco deste capítulo é: como acontece a criação e o desenvolvimento do interesse das crianças pela informação e como elas enfrentam a sua própria aprendizagem quando se deparam com um problema.

É importante destacar que é de grande importância a participação dos pais neste desenvolvimento, que ao longo deste projeto pedagógico, com sua colaboração, poderam compreender uma maneira diferente de aprendizado com crianças de três anos.

Diante da perspectiva da professora responsável, é surpreendente a capacidade que essas crianças têm de transferir o que aprendem de uma ocasião, para a outra.

Perante estas circunstâncias, quando a turma começa a elaborar o projeto, surge a primeira questão: por onde começar?

Esse projeto começa com uma experiência, tal experiência rompeu os limites da sala de aula, foi a experiência de Andrea, ela relata que havia ido ao zoológico com seus pais para dizer adeus á Ulisses (uma Orca), que vai para muito longe porque está triste.

Decidiram, então, todos juntos saber mais sobre a viagem de Ulisses, essa atitude deu inicio ao trabalho de aprendizagem sobre as orcas. Ao despertar esse interesse pelas orcas a professora e a turma contaram com a colaboração dos pais para conseguir mais conteúdo sobre orcas.    

O que a principio moveu o interesse da turma, foi uma questão: Porque Ulisses está triste? Questão que no desenvolvimento do projeto pôde ser respondida.

Na medida em que eram adquiridas informações sobre as orcas, despertava nas crianças novas interrogações, dentre essas novas interrogações, surgiam questionamentos como: ainda que possamos vê-lo, Ulisses não estaria melhor em liberdade ? o que indicava uma mudança conceitual que esta sendo produzida durante o projeto.

E diante de toda essa absorção de informações, as crianças começaram a generalizar o assunto, já não era mais questões sobre o Ulisses apenas, mas questões que engloba a vida das orcas, e foi encontradas informações como: as orcas vivem em grupo de 5 a 20 indivíduos; podem chegar a comer 32 focas, 14 lobos marinhos, 50 quilos de peixe fresco a cada dia, e mais tarde as crianças, estudando matérias que trabalhavam com números, começaram a associar estes números do projeto das focas a matéria, superando a expectativa  da professora.

Tendo em mente a professora que, este assunto era um assunto bem expansivo, e acabando o portfólio, restou às crianças continuarem a explorar essa idéia em projetos futuros.  

E com esse projeto, as crianças poderam desenvolver uma capacidade de relacionar um conteúdo em varias matérias, porque relações não se estabelecem por acumulações ou somatório, mas porque simplesmente se relacionam e isso cria uma trama que faz com que a criança indague, busque e siga um fio condutor que não surge de maneira espontânea nem pré-fixada, mas sim de uma interação que a classe foi alcançando durante o dialogo pedagógico. Estando essas crianças diante de uma idéia de relação que vai dando a uma realidade significados diferentes.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com