TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Temas Trasversais

Por:   •  22/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA

Disciplina: Ed de Crianças, Jovens e Adultos.

Tarefa: Portfólio

Nome: Roberto Mateus de O Galvão

RA: 1166057

Turma: DGEFL1401CGRA0S

Parecer do Tutor:

A criança na Antiguidade

Na Grécia a família era referencial á educação, á cultura, á saúde, á formação moral e á estrutura psicológica. Sendo que em Roma a formação do caráter moral dos indivíduos era a diferença entre as pessoas. A criança é incapaz de pensar e raciocinar para alcançar a virtude, sendo que a infância era maléfica e desastrosa, ela torna-se indivíduo na fase adulta, portanto a infância seria uma fase sem identidade e sem capacidade de discernimento para tomar as decisões e pensamentos autônomos, dizia Aristóteles.

A criança na Idade Média

Nessa época houve a ascensão do cristianismo e o pensamento de Santo Agostinho influenciou por um longo tempo, onde usando suas experiências dizia que a criança traz consigo o pecado e que sua alma não é inocente. Sendo assim, as percepções sobre as crianças se transformaram radicalmente.  Nessa época, a adolescência e a infância eram confundidas, não havendo a distinção de um limite etário que as separasse. Nessa época houve a descoberta da infância. Os artistas com influencia da predominância religiosa a criança como anjo, e a criança dependente dos pais.

A criança na Modernidade

Ocorrem mudanças quanto á educação e á moral que influenciaram os séculos anteriores. A criança torna-se esteticamente separadas dos adultos, porem, era alheia e indiferente á sexualidade. Mudanças nos trajes entre meninos e meninas na família dos nobres. No século XVI começa uma preocupação com a educação, a moral, o pudor, os hábitos e comportamentos sexuais.  Enfatizava nessa época as fragilidades das crianças, associada á ideia de inocência. Surgem dois aspectos de pensar sobre a criança: a) influenciada pelo cristianismo, inocência infantil. b) ligados aos estudiosos, educadores, moralistas e pedagogos, onde a educação e a família tem a grande importância ao caráter educativo e no desenvolvimento da criança. Valorização da educação infantil, sua natureza e suas capacidades e inclinações em oposição imposta pela sociedade.

A criança na Contemporaneidade

Sofre profundas mudanças quanto ao sentimento da infância e assim a desvalorização, como a pedofilia, exploração do trabalho escravo, trabalho infantil, desnutrição, marginalidade, violência policial, violência familiar e prostituição marcam essa época, gerando grandes problemas sociais graves, como exclusão e descriminação. Leis foram criadas, porem, fica no papel.

No século XX surge à criança como segmento de mercado, essas crianças levam os pais a comprarem, assim surgem empresas especifica no ramo, criando jovens consumistas gerados pela globalização devido às mudanças socioeconômicas politicas e ideológicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (195.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com