TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ação da Adrenalina

Por:   •  24/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

A ação do hormônio adrenalina no aumento da concentração de glicose sanguínea e o bloqueio da proteína transportadora mitocondrial do piruvato (MPC) no aumento da queima de gordura e do gasto energético.

Como é visto no estudo, os compostos que são utilizados instigam os receptores da adrenalina que estão presentes nas células.

A adrenalina quando instigada produz a secreção de certos hormônios como insulina, gastrina e glucagon. É a partir dessas ações que o corpo começa a mostrar reações fisiológicas, como taquicardia, aumento da pressão sanguínea, aumento da taxa respiratória, aumento do fluxo sanguíneo para os músculos e aumento da glicemia.

A adrenalina por ser conhecida como um mecanismo de defesa obtém esse resultado de hormônios e secreções como uma resposta em certas situações. Então, é possível ser visto a partir disto o aumento da energia química no corpo, desencadeada pelo aumento da taxa de conversão de glicogênio em glicose no fígado e a liberação dos ácidos graxos nas células adiposas. Com o aumento da pressão sanguínea, da respiração aumentada e da taquicardia ocorre a circulação do oxigênio e da glicose dentro de todo o organismo, isso faz com o que o corpo tenha uma resposta rápida em casos de perigo.

Seguindo o estudo feito, a proteína transportadora mitocondrial do piruvato ao ser bloqueada no interior das células de gordura marrom, faz com que o gasto de energia seja maior e em consequência ocorre a queima de gordura, sem ser necessário o uso das secreções ativadas pela a adrenalina.
Essa proteína tem em sua função normal o transporte do piruvato, esse sendo um composto orgânico do corpo normalmente encontrado nos produtos finais da glicólise, um subproduto presente no processamento da glicose para dentro das mitocôndrias, onde ele sofre algumas transformações e começa a liberar energia.
Quando interrompido seu funcionamento, a célula começa a ter de produzir energia a partir do consumo dos seus próprios reservatórios de gordura.

A partir disto, é visto no estudo que foi identificado um novo mecanismo que ativa a queima de gordura e o gasto energético, sendo este de grande importância, pois não existiam até o momento drogas que tinham a capacidade da ativação da gordura marrom sem depender da adrenalina.

Essa gordura marrom ou tecida adiposo marrom tem como sua principal função a termogênese que é a capacidade de queimar as calorias para gerar o calor, que é o estimulador de emagrecimento.
Este tipo de gordura é mais comum em recém-nascidos do que em adultos, pois eles não sabem tremer e tremer é a resposta do corpo para este gerar o calor. Mesmo em menor quantidade nos adultos, a gordura marrom não desaparece por completo.
No corpo adulto, quando em combinação com baixas temperaturas, a atividade metabólica pode ter efeito no emagrecimento. Isso é bom, pois a redução de peso é eficaz contra a obesidade, a resistência à insulina, ao diabetes e a hipertensão.

Referências:
1º parágrafo:
https://revistapesquisa.fapesp.br/queimando-gordura-sem-estresse/;
2º parágrafo:
https://www.infoescola.com/hormonios/adrenalina/; https://www.biologianet.com/anatomia-fisiologia-animal/adrenalina.htm#:~:text=Assim%2C%20entre%20as%20diversas%20rea%C3%A7%C3%B5es,%C3%A1cidos%20graxos%20pelas%20c%C3%A9lulas%20adiposas;
3º parágrafo:
https://www.biologianet.com/anatomia-fisiologia-animal/adrenalina.htm;
4º parágrafo:
https://bv.fapesp.br/pt/auxilios/88258/estudos-biofisicos-e-bioquimicos-do-complexo-carreador-de-piruvato-mitocondrial-e-da-enzima-glutamin/; https://revistapesquisa.fapesp.br/queimando-gordura-sem-estresse/; https://www.portalsaofrancisco.com.br/quimica/acido-piruvico;
5º parágrafo:
https://revistapesquisa.fapesp.br/queimando-gordura-sem-estresse/;
6º parágrafo:
https://www.ecycle.com.br/gordura-marrom/; https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/gordura-marrom-contribui-para-queima-de-calorias-no-frio/;



...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com