TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CORRENTE DE SOBREVIVÊNCIA PEDIÁTRICA

Por:   •  16/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.427 Palavras (6 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 6

Acredita-se que muitos bebês e crianças desenvolvem parada respiratória e bradicardia antes de evoluir para uma PCR.

Toda vez que eu falar sobre CRIANÇAS, vocês vão entender que é de 1 ano até a puberdade, toda vez que eu falo lactente usa até 1 ano (29 dias há 1 ano), e toda vez que é neonato é até 28 dias.

No triângulo pediátrico sempre temos que olhar 3 coisas na criança: APARÊNCIA (que nesse caso é o nível de consciência) e a FORÇA MUSCULAR/tônus muscular dela é muito importante, depois a CIRCULAÇÃO (cor) .

NUNCA DEIXAR DE FAZER NA CRIANÇA (tem que fazer no adulto? sim, mas Aline disse que nunca lembram), a criança entrega muito na PERFUSÃO, passou de 2 segundos na perfusão, essa criança tem alguma coisa Ex: se eu fiz uma perfusão aqui e ela deu 5 segundos, você pode olhar que essa criança tem alguma coisa. Então assim, a circulação entrega, aparência e a respiração. Não está respirando ta em GASPIM ou o PULSO está menos de 60, essa criança tá em parada respiratória, caso contrário, está respirando, nós vamos olhar, ela entrega, ai a gente vai olhar, muitas vezes na dispneia ou no desconforto, o tórax dela faz muito rápido, porque sabemos que o coração dela bate muito rápido, mais rápido que o nosso, então você vê o reforço respiratório, é nítido, e os ruídos também, então chegou uma criança, ela tem nível de consciência? não tem, eu olhei pulso braquial, no mínimo 5 segundos e no máximo 10, chequei não tem pulso? A criança está cianótica, não tem respiração, não tem pulso ou está em GASPIM, a frequência cardíaca dela está menor do que 60, eu vou iniciar massagem cardíaca nela. Mas e se eu não presenciar? É o que eu falei, qual a diferença? A presenciada eu consigo verificar PULSO, e iniciar a RCP após 2 minuto, consigo correr lá e chamar ajuda. A NÃO presenciada, eu consigo fazer massagem cardíaca 2 minutos e vou lá e peço ajuda, volto de novo e continuo (coisa que a gente não consegue fazer no adulto) essas são as diferenças da PCR muitas vezes em NEONATO.

Então qual é a diferença? É que em cada um vai ser de forma diferente, até porque são tamanhos diferentes.

Antes de falar de PCR, toda vez que escutarem falar em pediatria, ou em cursos relacionados, sempre começam falando do triângulo pediátrico, porque esse triângulo é a base toda. A criança ela entrega, ela não fala, mas ela entrega de alguma forma ex: ela está com infecção, ela da febre; quando tem uma parada respiratória ela vai mudar de cor, geralmente ela já vai ficar cianótica. Engasgou, ela vai da parada respiratória.

Eles acreditam que as crianças tem uma parada respiratória primeira só depois que é a PCR (ainda é um achismo, não tem certeza, mas a maioria das crianças por voltarem muito rápido a gente entende que se uma PCR ela é não presenciada, eu realmente tenho que olhar pulso e iniciar RPC, mas ela iniciada, por exemplo, em um neonato eu consigo deixa ele em 2 minutos e pedir ajuda, em um adulto você já não consegue fazer isso se você não iniciar rápido, então esse é um dos estudos que eles estão fazendo, que os RN para primeiro por esse tempo e depois que vem a PCR), e no caso do adulto ele tem condições de dá uma PCR já de cara antes de ter parada respiratória e a criança nunca, por isso que é muito mais fácil voltar uma criança, elas voltam muito mais rápido, dependendo com um cheirinho e até mesmo com estímulos e uma apneia de tempo curto, e também já estiver visualizando.

ADULTO: 2 mãos 30/2;

CRIANÇA: olhar pulso carotídeo e fazer com 1 mão e 30/2 (não elevamos a mandíbula, deixa em posição neutra, você só apoia).

LACTENTE OU DE RN: Se for LACTENTE OU RN, só vou fazer principalmente no neonato 3/1 com 2 dedos.

Na criança não fazemos a técnica da mandíbula, só seguramos, apoiamos na testa, posição neutra.

Caso contrário, está respirando, ela entrega, ai a gente vai olhar, muitas vezes na dispneia ou no desconforto, o tórax dela faz muito rápido, porque sabemos que o coração dela bate muito rápido, mais rápido que o nosso, então você vê o reforço respiratório, é nítido, e os ruídos também, então chegou uma criança, ela tem nível de consciência? não tem, eu olhei pulso braquial, no mínimo 5 segundos e no máximo 10, chequei não tem pulso? A criança está cianótica, não tem respiração, não tem pulso ou está em GASPIM, a frequência cardíaca dela está menor do que 60, eu vou iniciar massagem cardíaca nela. Mas e se eu não presenciar? É o que eu falei, qual a diferença? A presenciada eu consigo verificar PULSO, e iniciar a RCP após 2 minuto, consigo correr lá e chamar ajuda. A NÃO presenciada, eu consigo fazer massagem cardíaca 2 minutos e vou lá e peço ajuda, volto de novo e continuo (coisa que a gente não consegue fazer no adulto) essas são as diferenças da PCR muitas vezes em NEONATO.

CORRENTE DE SOBREVIVÊNCIA PEDIÁTRICA (é o mesmo do adulto, não muda nada)

        Prevenção da PCR

        RCP precoce (ênfase nas compressões torácicas)

        Rápido acionamento

        Suporte avançado    

        Cuidados pós PCR

VERIFICAÇÃO DO PULSO

Verificação do pulso carotídeo por no mínimo 5 e no máximo 10 segundos.

NO ADULTO E NA CRIANÇA OLHA O PULSO CAROTÍDEO E NO BEBÊ E LACTENTE FAZEMOS O BRAQUIAL OU FEMORAL PARA TODOS OS 3 QUE É NO CENTRAL DO MESMO JEITO.

Em crianças e bebês, inicie RCP nos seguintes casos:

  • Quando não houver pulso;
  • Em caso de gasping;
  • FC for inferior a 60bpm com perfusão deficiente.

Compressões Torácicas

Crianças ( 1 ano até puberdade)

  • As compressões são realizadas com um ou dois socorristas ou com 01 ou 02 mãos no tórax.
  • Realizar 30x2 (Um Socorrista).
  • Realizar 15x2 (Dois Socorristas).

Compressões Torácicas

Lactentes (29 dias a 1 ano)

Com 01 socorrista (pontas de dois dedos e sequência 30x2).

Com 02 socorristas (“Técnica dos Polegares” e sequência 15x2).

Compressões Torácicas

Neonato (ao nascer até 28 dias)

  • Vire o bebê de barriga para cima, visualize a linha dos mamilos e coloque dois dedos no esterno.

Sequência (3:1)

  • 3 compressões torácicas e 1 ventilação DE 2 A 3 SEGUNDOS (1, 2, 3 1 VENTILAÇÃO)
  • São 5 ciclos de 2 minutos.  

(NO ADULTO É DE 5 A 6 SEGUNDOS)

OBS: Se a causa da PCR for problema cardíaco deve ser aplicadas compressões/ventilações em uma frequência 15/2.

Se no caso de um neonato ter problema cardíaco, acabou de nascer, já sabe que essa criança tem um problema cardíaco, ela para (acontece muito em sala de parto), eu NÃO vou fazer 3/1, SE O NEONATO TIVER PROBLEMA CARDÍACO, NESSA ÚNICA SITUAÇÃO EU FAÇO 15/2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (118 Kb)   docx (63.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com