TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Endocardite

Por:   •  17/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

Endocardite

Endocardite bacteriana é uma inflamação que afeta as válvulas e o tecido que reveste o coração, por presença de bactérias ou fungos que chegam ao coração através da circulação sanguínea.

A endocardite surge de uma infecção, seja ela dentaria, na pele ou qualquer parte do corpo. Quanto mais tempo essa infecção existir, maior será a chance de esses germes alcançarem a circulação sanguínea.

Existem também outros fatores que colaboram para o risco de contrair esses agentes infecciosos. São eles:

Administrações de drogas intravenosas, doença valvar previa, válvulas cardíacas artificiais, endocardite de libman-saks.

Endocardite bacteriana aguda:

Geralmente causada pela bactéria Staphylococcus aureus, é mais comum em indivíduos que utilizam drogas intravenosas porque essa bactéria encontra-se presente na superfície da pele, e as constantes picadas na pele com seringas sujas permite sua chegada a corrente sanguínea. Ela evolui rapidamente podendo afetar o cérebro, pulmões, fígado e rins, podendo levar a morte em apenas 6 semanas.

Endocardite bacteriana subaguda:

Causada por streptoccocus viridans, enterecoccus sp., staphylococcus sp., ou bacilos gram negativos. Evolui mais lentamente, podendo persistir por ate 1 ano. Ela é mais comum em indivíduos que possuem piercings na boca ou em caso de câncer de intestino.

Sintomas de endocardite bacteriana aguda

Febre alta, dor no peito, falta de ar, tosse, hemorragia na palma das mãos e nas plantas dos pes.

Endrocardite subaguda:

Febre baixa, calafrios suor noturno, dor nos músculos e articulações, cansaço fácil, dor de cabeça, falta de ar, falta de apetite, emagrecimento, pequenos nódulos doloridos nos dedos das mãos ou dos pes, ruptura de pequenos vasos sanguíneos na parte branca dos olhos, no ceu da boc, interior das bochechas, peito ou dedos dos pes ou das mãos.

Tratamento:

Eliminação da causa com o uso de antibióticos atravs da veia durante longos períodos de tempo. O antibiótico é escolhido de acordo com o tipo de bactéria.

Em casos graves onde o uso de antibióticos não mostra resultados e dependendo do tamanho da infecção e da sua localização, é indicada a troca de válvulas cardíacas por próteses através de cirurgia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (27.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com