TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Esplenectomia

Por:   •  5/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.143 Palavras (9 Páginas)  •  3.383 Visualizações

Página 1 de 9

A Esplenectomia é uma intervenção cirúrgica que consiste na extração do baço, um órgão que entre outras funções, destrói os glóbulos vermelhos envelhecidos. Esta cirurgia costuma ser indicada quando se produz uma ruptura do baço, como consequência de acidentes, com importante traumatismo na região abdominal, o que pode provocar hemorragias muito intensas, podendo por a vida da própria vítima em perigo, pois sua reparação é extremamente difícil. De qualquer forma o objetivo principal da cirurgia é a sua ação terapêutica em diferentes doenças, sobretudo em casos de hemorragias hemolítica, nas quais se atribui ao baço uma atividade exagerada (heperesplenismo) responsável pela destruição excessiva dos glóbulos vermelhos.        A intervenção efetua-se sob anestesia geral e não costuma originar grandes complicações. Normalmente o paciente costuma ter alta hospitalar uma semana após a intervenção cirúrgica, podendo retornar as suas atividades normais. A ausência do baço não provoca grandes incômodos, pois não se trata de um órgão vital e suas funções podem ser assumidas por outros tecidos.

AONDE INDICAMOS ESPLENECTOMIA?

1. Em pacientes com trombocitopenia sintomática grave refratária

2. Pacientes que precisam de doses tóxicas de esteroides para obter uma remissão.

3. Pacientes com recaídas da trombocitopenia após o tratamento inicial com os glicocorticoides

4. Diagnóstico de PTI durante seis semanas e continuam a apresentar contagens plaquetárias de menos de 10.000/mm3, quer estejam ou não presentes sintomas de sangramento.

5. Pacientes que têm diagnóstico de PTI há pelo menos três meses e experimentaram uma resposta transitória ou incompleta à terapia primária e têm uma contagem plaquetária de menos de 30.000/mm3

6. Deve ser considerada para as mulheres no segundo trimestre da gravidez nas quais a terapia com glicocorticoides e imunoglobulinas intravenosas falharam e apresentam contagens plaquetárias de menos de 10.000/mm3, ou que têm contagens plaquetárias de menos de 30.000/mm3 e problemas de sangramento.

 

CONSEQUÊNCIA SOBRE O BAÇO

O baço está aumentado de tamanho durante a primeira década de vida na maioria dos pacientes com doença falcêmica.

Progressivos infartos causados pelos ataques repetidos de vaso-oclusão e infarto,

auto-esplenectomia.

O baço em pacientes com doença falcêmica costuma atrofiar-se na idade adulta, apesar de a esplenomegalia, às vezes, poder persistir na vida adulta.

OS CUIDADOS DE ENFERMAGEM NO PRÉ-OPERÁTÓRIO

O Período Pré-Operatório tem início com uma internação estendendo-se até o momento da cirurgia. O objetivo é levar o paciente a melhores condições possíveis para a cirurgia, garantindo menores possibilidades de complicações. Cada paciente deve ser tratado e encarado individualmente. Dependendo da cirurgia a ser realizada, o preparo pré-operatório pode ser feito em alguns dias ou até mesmo em minutos.

Cuidados:

1- Ao preparo psicológico do paciente, explicando os procedimentos a serem realizados;

2- A coleta e encaminhamento do material para exames;

3- A manutenção do jejum, quando necessário;

4- A administração de medicamentos, soro e sangue;

5- A realização de controles;

6- Sinais vitais;

7- Diurese;

8- Observação de sinais e sintomas;

9- Anotação da papeleta.

Proceder à limpeza e preparar a pele para a cirurgia da seguinte forma:

• Desinfecção por agentes químicos e tricotomia (raspagem de pelos).

São utilizados sabões especiais e antissépticos da pele. A limpeza da pele com esses produtos é feita durante o dia que procede a cirurgia ou no mesmo dia, dependendo da rotina do hospital. O emprego desta técnica visa remover os germes existentes na pele.

• Tricotomia na região a ser operada, bem ampla;

• Banho completo, incluindo cabeça e troca de roupa;

• Limpeza e corte das unhas, remover esmaltes (pés e mãos) para poder observar a coloração durante a cirurgia;

• Mandar barbear os homens;

• Dieta leve no jantar;

• Lavagem intestinal gástrica, de acordo com a prescrição médica;

• Jejum após o jantar, orientar o paciente;

• Promover ambiente tranquilo e repousante.

Avaliação pré-operatória de Enfermagem:

1- De véspera da cirurgia até o momento que o paciente é recebido no centro cirúrgico, considerado assim 24 horas antes do procedimento anestésico-cirúrgico pré-operatório imediato.

2- O enfermeiro no centro cirúrgico antes de se dirigir ao paciente precisa ler o prontuário e se atentar aos dados referentes ao processo de enfermagem, diagnósticos, exames e prescrição médica, assim sua entrevista será objetiva e pertinente ao procedimento cirúrgico.

3- A avaliação deve considerar o porte da cirurgia, o estado físico geral do indivíduo, sua idade, seu peso e altura, seu estado nutricional (período de jejum e catabolismo), a gravidade da doença cirúrgica, os riscos transoperatórios e possíveis complicações.

4- Pesquisar doenças associadas, alergias (iodo, látex, medicações) uso de medicamentos, fumo, álcool e drogas. Verificar exames pré-operatórios.

5- Verificar as dúvidas e necessidades do paciente e de sua família em relação ao ato anestésico-cirúrgico.

6- Realizar exames.

7- Realizar o levantamento de problemas e formular o plano de cuidados para o pré e transoperatório (diagnóstico e prescrição de enfermagem)

8- Proceder aos devidos registros em prontuário.

Preparo pré-operatório imediato:

Em síntese o pré-operatório imediato é marcado pelos preparos específicos para a cirurgia, tais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (107.2 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com