TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estenose Mitral

Por:   •  8/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 6
  1. INTRODUÇÃO

Estudo de caso realizado em um Hospital Filantrópico na cidade de Aracaju SE em um paciente portador de Estenose Mitral, que foi admitido após sofrer Dor em MSE com radiação para o peito esquerdo no dia 14/09/2017. Esta instituição de Saúde tem como a implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem- SAE uma ferramenta de auxílio e melhoria no atendimento.

Muitos são benefícios trazidos pela SAE para pacientes e enfermeiros. Para a equipe de enfermagem a SAE é um processo de qualificação profissional que propicia valorização, reconhecimento e otimização da assistência de enfermagem. Já para os pacientes a SAE garante o cuidado individualizado, melhor relacionamento entre profissionais, pacientes e acompanhantes e assistência completa e humanizada.

O embasamento teórico e prático sobre a SAE foi de suma importância para coleta de dados do estudo de caso realizado. A escolha da paciente foi de acordo com a relevância sobre a patologia, pois a Estenose Mitral possui um alto índice de mortalidade no nosso país.

  1. IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE

J.M.O.S- sexo masculino, 49 anos, casado, pardo, lavrador, nasceu e reside no Bairro Industrial, Aracaju SE. Etilista, sedentário, bons hábitos higiênicos e alimentares. Encaminhado ao Hospital queixando-se de dor em MSE com radiação para o peito esquerdo.

  1. FARMACOLOGIA

NOME

INDICAÇÃO

CONTRAINDICAÇÃO

REAÇÕES ADVERSAS

KEFAZOL 1g

É indicado para infecção articular, infecção na pele e dos tecidos moles, infecção nos ossos, infecção urinária.

Gravidez risco B, mulheres em face de lactação, indivíduos com hipersensibilidade a penicilinas.

Diarreia, distúrbios gastrointestinais, reações no local da injeção.

TRAMAL

É indicado para o tratamento da dor moderada a grave, de caráter agudo, subagudo e crônico.

É contraindicado para gravidas, mulheres a amamentar e pacientes com epilepsia não controlada ou a fazer tratamento de inibidores da MAO. Além disso, também não deve ser utilizado em casos de intoxicações por álcool, hipnóticos, analgésicos ou opioides.

Dor de cabeça, tonturas, sonolência, palpitações, aumento dos batimentos cardíacos, náuseas, vômitos, prisão de ventre.

ANTAK

É indicado para prevenção de ulceras, mas também no tratamento de ulceras duodenal, ulcera gástrica benigna, úlcera pós-operatória, síndrome de Zollinger-Ellison, dor epigástrica ou retroesternal.

É contraindicada para gravidez, durante a amamentação e pessoa com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

 

Os efeitos colaterais mais comuns são tonturas, sonolência, insônia e vertigem.

DIPIRONA

Indicado como analgésico e antitérmico.

No tratamento sintomático de dor intensa aguda.

Em certas doenças metabólicas tais como: porfiria hepática aguda intermitente (risco de indução de crises de porfiria) e deficiência congênita da glicose-6-fosfato-desidrogenase (risco de hemólise).

Ardor; Inchaço, rubor; Hipotensão arterial;

DIFORM

É indicada para o alivio de dor intensa aguda ou crônica.

É contraindicado para pacientes com dificuldade grave na respiração, depressão do sistema nervoso central, insuficiência cardíaca secundaria alcoolismo crônico.

Tonturas, euforia, cansaço, dor de cabeça, insônia, vertigens, náuseas, transpiração excessiva, dificuldade de urinar, boca, seca, diminuição do batimento cardíaco.

LÁSIX

É indicada no tratamento da hipertensão arterial leve e moderada, inchaço do corpo devido a problemas no coração, fígado ou rins ou devido a queimaduras.

É contraindicada em pacientes com insuficiência nos rins e ausência de urina, pré-coma e coma devido à encefalopatia do fígado, em pacientes com redução dos níveis de potássio no sangue, redução dos níveis de sódio no sangue.

Incluem desidratação, diminuição do sangue circulante, aumento dos níveis de creatinina e triglicerídeos no sangue, aumento do volume urinário e pressão baixa ao levantar.

PROPONOLOL

É indicado para tratar problemas do coração como angina do peito, cardiomiopatia hipertrófica, infarto do miocárdio, arritmia cardíaca, hipertensão arterial, tremor essencial e tremor senil e controle da ansiedade.

É contraindicado na gravidez, amamentação, bloqueio atrioventricular de 2º ou 3º grau, bradicardia sinusal, choque cardiogênico, insuficiência cardíaca e infarto do miocárdio.

Pode provocar fadiga, alterações do sono, pesadelos, diminuição da frequência cardíaca e extremidades frias.

CAPTOPRIL

É indicada para controle da pressão alta, insuficiência cardíaca congestiva, infarto do miocárdio ou doença renal causada por diabetes.

É contraindicado em pacientes hipersensíveis ao principio ativo, ou a qualquer outro inibidor de enzima conversora de angiotensina (ECA).

Os efeitos colaterais podem ser tosse seca e persistente, e dor de cabeça. Podendo ocorrer também diarreia, perda do paladar, cansaço e náuseas.

  1. PATOLOGIA- ESTENOSE MITRAL

A estenose da válvula mitral é um estreitamento da abertura da válvula mitral que aumenta a resistência ao fluxo da corrente sanguínea do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo.

A estenose mitral é quase sempre resultado da febre reumática (95% dos casos). Nos países que contam com serviços sanitários e assistenciais com capacidade para manter as medidas preventivas adequadas, a estenose mitral é atualmente rara, com exceção de pessoas com idade avançada que sofreram de febre reumática durante a infância. Em países com uma estrutura sanitária insuficiente, a febre reumática é frequente e provoca estenose nos adultos, nos jovens e, por vezes, nas crianças. Quando a febre reumática é a causa da estenose da valva mitral, as válvulas que compõem a valva fundem-se de forma parcial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (153.6 Kb)   docx (84.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com