TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO SESMT

Por:   •  11/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.896 Palavras (8 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 8

A IMPORTÂNCIA DO SESMT

Érica Torisco Roy

Prof. Walmir Voltolini

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo mostrar pontos importantes sobre o SESMT, visando benefícios, leis regulamentadoras, normas, e quais profissionais fazem parte do SESMT. Também será citado os tipos de prejuízos causados pela falta do SESMT á empresas e funcionários observando a importância e benefícios o que SESMT oferece e o que pode ser feito para segurança e bem-estar dos funcionários de uma empresa.

O objetivo desse trabalho é orientar gestores a exercer uma boa gestão de segurança do trabalho, para minimizar ocorrência dos riscos de acidentes do trabalho e por essa razão investir para o desenvolvimento saudável da empresa assim como a sua sobrevivência a longo prazo. Cuidar e se preocupar com a saúde e integridade dos funcionários.

PALAVRAS-CHAVES: SESMT. Importância. Benefícios

ABSTRACT

This paper aims to show important points about the SESMT, aiming at benefits, regulatory laws, standards, and which professionals are part of the SESMT. The types of damages caused by the lack of SESMT to companies and employees will also be mentioned, noting the importance and benefits of what SESMT offers and what can be done for the safety and well-being of a company's employees.

The objective of this work is to guide managers to exercise good work safety management, to minimize the occurrence of risks of accidents at work and, therefore, invest in the healthy development of the company as well as its long-term survival. Caring for and worrying about the health and integrity of employees.

KEYWORDS: SESMT. Importance. Benefits

1. INTRODUÇÃO

O tema proposto consiste na revisão bibliográfica do tema “A importância do SESMT”, o diferencial das empresas q ue executam essa gestão e as Normas Regulamentadoras para incentivo dos funcionários, criação dessa norma e seus benefícios.

O serviço, é especializado na engenharia de segurança e em medicina do trabalho, vinculado á NR4, seu principal objetivo nada mais é que proteger os funcionários no seu local de trabalho, seja ele interno ou externo.

O SESMMT, garante a integridade física, a saúde reduzindo acidentes e ou doenças ocupacionais. Eleve executar um trabalho essencialmente preventivo e contar com profissionais competentes nas áreas cabíveis. A principal finalidade é diminuir ou até mesmo eliminar os riscos existentes à saúde e segurança dos trabalhadores.

Essa pesquisa foi elaborada com base em pesquisas em sites que prescrevem sobre prevenção e combate a acidentes de trabalhos, livros e artigos propostos no curso segurança do trabalho, bem como consultas a normas e cada função dentro do SESMT.

2. O QUE É O SESMT?

Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), faz parte das Normas Regulamentadoras que foi elaborada pelo MTE, com foco de proteger os funcionários no ambiente de trabalho, garantindo sua saúde e integridade física reduzindo os riscos de acidente de trabalho e doenças ocupacionais.

O SESMT executa um trabalho essencial e conta com profissionais preparados para cada área e sua maior finalidade é diminuir os riscos existentes e garantir a segurança dos trabalhadores.

Já a norma regulamentadora NR4 exige que o SESMT seja formado por cinco cargos:

Técnico de Segurança do Trabalho.

Médico do Trabalho.

Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Enfermeiro do Trabalho

Auxiliar de Enfermagem do Trabalho.

Além desses itens, a NR4 dispõe de uma série de funções desses profissionais no âmbito do SESMT, nos quais será destacado abaixo:

Esclarecer e orientar os funcionários quanto ao risco de acidentes.

Definir o uso de equipamentos de Proteção Individual (EPI)

Promover programas e atividades de conscientização, orientação dos trabalhadores, visando evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Registrar e descrever os casos ocorridos na empresa.

Esclarecer e orientar os empregadores quanto aos riscos eminentes

Vale ressaltar que cada função mencionada acima é de suma importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com