TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síndrome de Patau

Por:   •  1/3/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 2

Síndrome de Patau

               A síndrome de Patau é uma patologia causada pela presença de uma trissomia do cromossomo 13. A primeira ocorrência dessa patologia, aconteceu em 1960 por Klaus Patau e é classificado como acidente genético, essa doença é caracterizada por um quadro clínico extenso, com anomalias no sistema neurológico, deficiência cardíaca e lábios leporino, entre outras anomalias.

          Essa  patologia ocorre normalmente em filhos de mulheres com idade superior a 35 anos, bom durante o evento de meiose, origina gametas com 24 cromátides, em outras palavras, ele vai apresentar uma trissomia, o gameta manifestar um par de cromossomos 13 que, em conjunto com o cromossomo 13 do espermatozóide.

          O diagnóstico da síndrome de Patau pode ser feito ainda durante a gravidez através dos exames de pré-natal, com a realização de exames laboratoriais com o objetivo de identificar a presença de DNA fetal circulante no sangue materno,ou após o nascimento por avaliação das características apresentadas pelo bebê.

        Infelizmente não existe tratamento viável para essa síndrome, mas algumas intervenções cirúrgicas podem ser providenciais, mas mesmo com intervenções cirúrgicas há relatos de vida até os dez anos de idade. Normalmente o tratamento consiste em aliviar o desconforto e facilitar a alimentação do bebê.

         As medidas para amenizar o problema, consiste em reparar deficiência cardíaca ou os lábios leporino e fazer tratamento de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional para ajudar no desenvolvimento das crianças.

          O enfermeiro exerce um papel fundamental no acompanhamento da Síndrome de Patau, pois ele vai fornecer uma educação para a promoção do autocuidado. Sem falar que a equipe de enfermagem, exerce uma grande atribuição na assistência dos portadores de FLP, por atuarem no cuidado direto, agem como uma figura de união entre a equipe e a família. Através de ensinamentos e auxílio qualitativo, a equipe de enfermagem auxilia no incentivo dos pais e familiares referentes ao cuidado.

                                   

                     

                     

                       

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (232.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com