TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síndrome De Patau

Artigo: Síndrome De Patau. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  2.589 Palavras (11 Páginas)  •  840 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

A síndrome é uma alteração cromossômica. A síndrome de Patau ou Trissomia do 13 (três cromossomos 13 no lugar do par normal), tem como causa a não disjunção cromossômica durante a anáfase I da mitose, a translocação não-balanceada resultam em cerca de 20% dos casos. Uma síndrome caracterizada por anomalias morfológicas e malformação de órgãos.

Sua incidência foi estimada em cerca de um caso para 6.000 nascimentos. Como a maioria das outras trissomias associa-se a idade materna avançada.

Caracterizando seus portadores, por retardo mental acentuado, defeitos cardíacos congênitos, defeitos urigenitais, malformação do sistema nervoso central, rins policísticos, fendas labiais e palato fendido, olhos pequenos e afastados ou ausentes, polidactilia. São 45% dos afetados que morrem em um mês, 69% em seis meses e 72% morrem em um ano.

Por se abordar de uma síndrome os genitores devem ser informados de suas taxas de ocorrência.

1. Conceito

A Síndrome de Patau, ou Trissomia do Cromossomo 13, é uma doença genética

que se caracteriza por inúmeras malformações fetais envolvendo sistema nervoso central, sistema cardiovascular, sistema urogenital, entre outros. Com freqüência os fetos portadores da trissomia do 13 não chegam a termo, e os que vêm a nascer geralmente têm uma sobrevida extremamente curta, com raríssimas exceções. Apenas 2,5% dos conceitos com trissomia do 13 nascem vivos, e a incidência desta síndrome

entre os nascidos vivos é em torno de 1 para 70005.

2. Histórico

Observada na literatura a primeira vez em 1657 pôr Bartholin, e descrita em 1960 pôr Patau e colaboradores, que a denominaram trissomia do cromossomo D1. Logo em seguida, a síndrome determinada pôr essa aneuploidia foi minuciosamente estudada pôr diversos autores, de sorte que, e, em pouco tempo, ela pôde ser caracterizada clinicamente com bastante precisão. Estudos auto-radiográficos e de fluorescência forneceram evidências de que o cromossomo trissômico nesta síndrome é o 13.

3. Epidemiologia

Ocorre na variação de 1/4.000–10.000 crianças que nascem, sendo letal geralmente no primeiro mês da doença. Tem a probabilidade de risco agravada pôr uma possível gravidez tardia (>37 anos), devido ao fato de que mulheres acima desta idade, estarem mais propícias a ocorrência da não disjunção dos cromossomos. Parece possuir ligeira preferência pelo sexo feminino.

* Tempo de sobrevivência dos afetados:

45% morrem em 1 mês;

69% morrem em 6 meses;

72% morrem em 1 ano;

4. Patogênese

Genética:

Trissomia do 13: Quadro clínico rico em sinais e cerca de 75% dos casos apresentam cariótipo com trissomia regular. A trissomia é devida ao fato de não haver disjunção dos cromossomos durante a anáfase 1 da mitose. A gravidez em idade avançada aumenta a possibilidade da não disjunção dos cromossomos. Sua taxa de

ocorrência é 1/4.000.

Na figura 1 é possível ver o cariótipo de um afetado e um esquema mostrando a primeira não disjunção meiótica numa mulher respectivamente:

Fig 1.: Cariograma de um afetado pela trissomia do 13

A trissomia tem origem do óvulo feminino, pelo fato da fêmea maturar geralmente apenas um ovócito, em antagonismo com o macho, que matura milhões de espermatozóides. Gametas masculinos portadores de alterações numéricas cromossômicas tem menor viabilidade que gametas normais, sendo mínimas as possibilidades de um gameta masculino com 24 cromátides fecundar um ovócito.

Translocações: São responsável pôr 20% das ocorrências, sendo que ¾ das translocações são esporádicas, e ¼ são herdadas. As translocações familiares balanceadas ou não envolvendo cromossomos do grupo D [mais freqüentemente t(13q14q)] estão entre as mais comuns, dentre as variações da síndrome. As pessoas normais que tem essa translocação equilibrada estão sob o risco de 5% não apenas de gerar uma criança com síndrome de Patau, mas também de ter em sua prole crianças com síndrome de Down com trissomia regular, pôr um efeito intercromossômico.

Mosaicismo: Representa 5% das ocorrências da síndrome, sendo verificado pelo fato do afetado não possuir a anomalia cromossômica de forma detectável. São representados da seguinte maneira: 46,XX ou XY/47, XX ou XY, + 13. Esta alteração pode propiciar que o afetado chegue até a idade adulta, mesmo manifestando o fenótipo.

Patogênese: Um problema durante as 3 primeiras semanas de desenvolvimento do embrião, na diferenciação do mesoderma, na placa pré-cordal, gera a anomalia no indivíduo que possui o genótipo.

5. Fenótipos

- baixo peso corporal (2.600Kg);

- Microcefalia e testa achatada;

- Largas suturas sagitais e fontanelas;

- Hipertelorismo ocular e microftalmia bilateral, podendo chegar a anoftalmia;

- Lábio leporino acompanhado ou não de palatosquise ou palato alto;

- Queixo pequeno;

- Defeitos na face média e cérebro anterior;

- Orelhas dismórficas de implantação baixa e surdez aparente;

- Pescoço curto;

- Fronte inclinada;

- Hemangiomas planos na cabeça;

- Distância intermamilar grande;

- Apnéias prolongadas;

- Cardiopatias congênitas, que representam comunicação interventricular e persistência do conduto arterial;

- Apêndice pré-sacral e fóvea coccigeana;

- Hérnia inguinal ou umbilical;

- Genitais externos anômalos (criptorquidia escroto, abdominal, genitália

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com