TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síndrome de Turner

Por:   •  26/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

CAMPUS: JUAZEIRO DO NORTE – CENTRO

CURSO ENFERMAGEM

DISCIPLINA: BIOLOGIA, HISTOLOGIA

E EMBRIOLOGIA

PROFESSORA: BÁRBARA

SÍNDROME DE TURNER

CICERA SAMIA LEANDRO

SEMESTRE : 1°  SALA 7

Juazeiro do Norte

Ceará 2022

Síndrome de Turner é uma mutação genética que acomete apenas mulheres, é causada pela ausência total ou parcial de um dos dois cromossomos x (monossomia do x), ou seja, os cromossomos sexuais. Essa patologia pode acarretar diversas complicações, características típicas da síndrome.

Os pacientes acometidos pôr a síndrome de Turner apresentam sintomas e individualidades como: baixa estatura, pescoço curto e alado, implantação baixa das orelhas, implantação baixa dos cabelos, tórax largo com mamilos espaçados, problemas cardiovasculares, atraso na puberdade, ovários sem óvulos, ausência na menstruarão problemas renais e infertilidade, hipotireoidismo, problemas de aprendizagem, mas na maioria não interfere tanto no seu cotidiano, complicações na visão e audição, porém são raros.

O diagnóstico é feito em qualquer fase da vida da portadora da síndrome através de um exame chamado cariótipo, que vai verificar a quantidade de cromossomos no DNA, que é composto por 46 cromossomos sendo são 23 do pai e 23 da mãe.

Pode ter suspeita durante a gravidez, mais precisamente durante as consultas do pré-natal por meio das ultrassonografias, pois o bebê irá apresentar alterações no corpo coração, rins ou inchaço.

A doença não tem cura mas existe tratamento para a melhora da qualidade de vida da mulher que consiste principalmente na reposição hormonal. Utilizado a terapia com o hormônio do crescimento-GH que busca alcançar a altura média da menina, mas nesse caso um diagnóstico precoce é essencial. Terapia com estrogênio e progesterona que auxilia no desenvolvimento sexual, hormônios importantes também para a saúde dos ossos e útero, a progesterona dará início aos ciclos menstruais.

O tratamento com a reposição hormonal é muito importante, porém, quem tem a síndrome necessita de assistência de uma equipe multidisciplinar para o acompanhamento dos problemas acarretados pôr a doença. Os enfermeiros têm como dever dar orientação a família e a portadora da síndrome, explicando as dificuldades que possam enfrentar, a importância de ir rotineiramente nas consultas, frisar o quão importante é o tratamento e estar à disposição da família na unidade de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com