TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS NO CUIDADO DO ENFERMEIRO ÀS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Por:   •  26/10/2019  •  Dissertação  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

ALUNA: THIAGO FERNANDO

PROFESSORA: ALESSANDRA

ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE DA MULHER

ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS NO CUIDADO DO ENFERMEIRO ÀS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

A violência têm sido algo muito comum no cotidiano de muitos brasileiros, se tornou algo tão frequente que acabou sendo considerada um problema de saúde pública. Infelizmente é bastante comum receber em hospitais, clínicas da família e em UPAs mulheres que foram vítimas de algum tipo de violência. Entre os principais casos, estão os de estupro, violência física, violência obstétrica, violência no âmbito familiar, entre outros.

O cuidado do enfermeiro deve ser planejado de forma que passe segurança, acolhimento, respeito e de maneira que satisfaça as necessidades individuais da vítima de violência. Nós enquanto  enfermeiros,  devemos  acolher essa mulher, e para isso, devemos contar com o apoio de toda a equipe, devemos também auxiliar a vítima a estabelecer vínculos de confiança com os profissionais para poder avaliar o histórico da violência.  É importante  dialogar com a mulher sobre as opções para lidar com o problema, não se deve julgar e nem forçar a vítima a tomar medidas naquele momento, devemos apenas permitir a ela fazer escolhas e ajudar a fortalecer sua autoestima. Quando a vítima se sentir preparada, devemos também apoiá-la caso queira fazer o Registro de Ocorrência do fato, encaminhar à outros órgãos competentes quando necessário, como delegacias da mulher e ao Instituto Médico Legal para fazer corpo de delito.

Devemos incentivar essa mulher a realizar atividades que a devolvam a confiança nas pessoas, buscar acompanhamento psicólogico e redes de apoio quando necessário. Em casos de lesões graves, devemos encaminhar para atendimento clínico, para que exista a possibilidade de reabilitação, e por fim, fazer visitas domiciliares constantes para cuidar e acompanhar de perto o caso e a reabilitação dessa mulher.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com