TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Legais sobre a Segurança no Trabalho

Seminário: Aspectos Legais sobre a Segurança no Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  Seminário  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  713 Visualizações

Página 1 de 4

CURSO: Arquitetura e Urbanismo

TURMA: N11

MATERIA: Segurança e Organização do Trabalho.

PROFESSOR: Jaques Jorge

ACADEMICO (a): Eliana Cândida Nogueira

RA: 5945232839

TRABALHO

Aspectos Legais sobre a Segurança no Trabalho.

Aspectos Legais sobre a Segurança no Trabalho.

Conceitos Gerais sobre Segurança.

Toda a atividade empresarial que sempre que o seu trabalhador esteja em prefeitas condições com sua saúde. O homem ainda é peça importante no mercado de trabalho, pois tem uma capacidade de raciocínio muito grande e que mesmo com o uso de maquinas, a presença do ser humano é indispensável no crescimento de uma empresa, independente do ramo.

Em 1556 Georgius Agricola publicava o livro “De Re Metallica” onde ele estudava as doenças causadas pela extração de minerais. A obra destaca não só as doenças mais também a maneira de como era feito esse trabalho pelos mineiros. Uma das principais doenças era intoxicação causada pelo mercúrio.

Já em 1700 o médico Bernadino Ramazzini publicava a obra “De Morbis Artificum Diatriba”. Ele era considerado o pai da medicina do trabalho. A obra era o verdadeiro monumento da saúde ocupacional e destaca cerca de 1oo profissões e seus riscos.

Entre 1760 e 1830 ocorreu na Inglaterra a Revolução Industrial, onde teve o inicio da industrialização feita por maquinas e a primeira maquina a surgir foi a maquina de fiar.

O artesão era dono de seu próprio negocio de fiar e como as maquinas eram muito caras eles não tinham condição de comprá-las e por isso eles continuavam a fazer o trabalho manual.

E os capitalistas como tinham dinheiro eles começaram a adquirir as maquinas e contratar o trabalho dos artesãos. E com isso surgiu a primeira fabrica de tecido, juntou o capital e o trabalho.

Quando começou a surgir as fabricas, não se tinha condições boas a oferecer ao trabalhador. Elas eram montadas em galpões e não traziam segurança nenhuma ao trabalhados.

Com o tempo isso foi gerando criticas inclusive com os órgãos governamentais. Essa mãos de obra era feita não só por homens mas também por mulheres e crianças, não tinha limites. E isso gerou várias mortes principalmente em mulheres e crianças. Motivo era as péssimas condições de trabalho que as fabricas ofereciam ao trabalhador e eles não se importavam com o estado de saúde. E assim, qualquer coisa que aconteça ao trabalhador em período de trabalho é responsabilidade do empregador, mas naquela época não existia normas e nem leis, então era mais ou menos assim, enquanto tinha saúde servia ao empregador, caso não tivesse mais o trabalhador era “jogado de um lado sem amparo nenhum”.

E em 1970 o Brasil era o campeão em acidentes de trabalho.

Existem também os acidentes de trajeto, como em viagens a serviço da empresa em horário de serviço,caso aconteça algo relacionado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com