TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco

Por:   •  7/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.899 Palavras (16 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE ENFERMAGEM

CLEIDE DOS SANTOS SILVA

ESTUDO DE CASO

ITABUNA-BA

2015

CLEIDE DOS SANTOS SILVA

ESTUDO DE CASO

Estudo de caso apresentado à docente Luciana Brito, como complemento parcial da avaliação da Disciplina de Estágio Supervisionado II, do Curso de Enfermagem.

.

Itabuna-Ba

2015.2

APRESENTAÇÃO

O presente estudo é resultado do estágio curricular II, o qual é orientado por um estudo de caso em instituições de saúde para verificar todo o processo de enfermagem que envolve um paciente.

Configura-se como um instrumento importante para a formação do profissional enfermeiro, pois o insere no futuro local de trabalho, possibilitando uma reflexão acerca de sua prática. Este fato pode direcioná-lo para um novo pensar e uma nova maneira de agir. Deste moo, é apresentado o estudo de caso, o qual se deu pelo acompanhamento de uma paciente que encontrava-se internada no período de estágio. Para sua escolha, levou-se em consideração a disponibilidade e abertura em participar deste estudo.

A primeira parte deste trabalho busca apresentar aspectos relacionados à paciente, como anamnese, considerando o exame físico e ainda diagnóstico médico, cuidados de enfermagem e tratamento dos casos apresentados. Ainda é apresentado o enquadramento teórico que serviu de subsídio para o conhecimento em profundidade dos problemas apresentados pela paciente. Finaliza-se com as considerações finais.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 ESTUDO DE CASO        

2.1 Anamnese        

2.2 Exame físico        

3 PRESCRIÇÃO MÉDICA        

4 EXAMES SOLICITADOS        

5 REVISÃO DE LITERATURA        

5.1 Litíase        

5.1.1 Apresentação clínica        

5.1.2 Tratamento        

5.2 Hidronefrase        

6 SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM        

6.1 Diagnóstico de enfermagem e plano de cuidados        

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS


1 INTRODUÇÃO

As doenças renais comportam-se como um problema cada vez mais comum em nível mundial, em seus diversos desdobramentos. Diante disto, buscou-se acompanhar uma paciente que apresentava-se internada para oferecer subsídios necessários para a sua formação. Tal paciente foi diagnosticada com litíase renal e hidronefrose (esquerda). A primeira, também conhecida como pedra nos rins, é uma doença renal cada vez mais frequente que acomete mais homens que mulheres (atualmente em proporção inferior a 2:1) e pode estar localizada nos rins, ureter, bexiga e uretra.

Hidronefrose configura-se como uma dilatação do rim, em função do acúmulo de urina, em função de uma obstrução do fluxo urinário, comprometendo, de maneira progressiva, a função renal, podendo ser tratada.

 Com posse destas informações, este estudo tem como objetivo construir reflexões de cuidados com base na sistematização da assistência de enfermagem, para a paciente. Trata-se de um estudo de caso, qualitativo e bibliográfico. Este último é baseado em conteúdo já publicado, tendo como fonte os dados secundários disponíveis em livros, artigos (GIL, 2002). Ainda utiliza-se como fonte de dados primários, revisão de prontuário, anamnese, exame físico e o processo de enfermagem.

O modo de investigação utilizado nesta pesquisa é o método estudo de caso. Este supõe que se pode adquirir conhecimento do fenômeno estudado a partir da exploração intensa de um único caso. Para Gil (2002, p. 54), a técnica do estudo de caso “consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou pouco objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento”, o que não seria possível por meio de outras técnicas de pesquisa acadêmicas reconhecidas.

A pesquisa qualitativa, segundo Gil (2001), responde a questões muito particulares. Ela se preocupa, com um nível de realidade que não pode ser quantificado.

2 ESTUDO DE CASO

2.1 ANAMNESE

IDENTIFICAÇÃO:

F. F. S., tem 35 anos, raça parda, do sexo feminino, solteira. É dona de casa e reside na Rua Senhor dos Passos, número 476, no Bairro Corbiniano Freire.

Leito 23

             

Admissão: 17.09.15

Diagnóstico Médico: Pionefrase e cálculo renal (pedra nos rins)

QUEIXA PRINCIPAL

A paciente queixa-se de dor intensa.

HISTÓRIA ATUAL DA DOENÇA

Segundo F. F. S., a doença apresenta raízes antigas. Suspeita que houve uma progressão em função de uma queda que ocorreu nove anos atrás, quando ainda estudava. A partir deste momento, queixava-se de bastante dor na coluna e região abdominal.

A partir do momento que atingiu seu limiar, a paciente procurou auxílio médico, mas não teve sucesso quanto ao diagnóstico correto. Os anos foram passando, as queixas de dores permaneciam e os médicos indicavam somente antibióticos.

Em função da limitação para realizar atividades físicas, e de outras variáveis, a paciente começou a ganhar peso e configurou a obesidade. No entanto, como forma de enfrentar esta doença, procurou ajuda de uma nutricionista, a qual fez seu acompanhamento, indicou uma dieta e a mesma ainda realizava atividades em fisioterapia. Como resultado, voltou ao seu peso normal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (157.6 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com