TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agar SS Relatório Microbiologia

Por:   •  3/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  888 Visualizações

Página 1 de 4

1 Introdução

O meio de cultura é uma preparação química que possui nutrientes necessários para que microrganismos de determinada amostra biológica se multipliquem, permitindo seu estudo, identificação e análise. É importante conhecer o potencial de crescimento de cada meio de cultura e adequar ao perfil bacteriano esperado para cada material.

Cada tipo de meio de cultura é indicado para uma função e um microrganismo específicos: alguns visam nutrir e estimular o crescimento, enquanto outros inibem determinado organismo e até indicam seu potencial hidrogeniônico (pH). Os principais componentes de um meio de cultura são fontes de carbono, energia (açúcares), nitrogênio, fósforo e sais minerais.

Alguns procedimentos são essenciais na hora da preparação de cada meio de cultura para a obtenção de melhores resultados e evitar contaminações.

O Ágar SS possui componentes (sais de bile, verde brilhante e citrato de sódio) que inibem microrganismos gram positivos. Permite selecionar e isolar espécies de Salmonella e Shiguella em amostras de fezes, alimentos e água.

A incorporação de lactose ao meio permite diferenciar se o microrganismo é lactose positiva (bactérias que fermentam a lactose produzem ácido que na presença do indicador vermelho neutro resultando na formação de colônias de cor rosa), e bactérias que não fermentam a lactose formam colônias transparentes. Tiossulfato de sódio e o citrato férrico permitem a detecção de H²S evidenciado por formação de colônias de cor negra no centro. Interpretação: cor original do meio: vermelho alaranjado. Colônias com centro negro (H²S) ou colônias incolores: suspeita de Salmonella. Colônias incolores: suspeita de Shiguella spp. Colônias cor de rosa ou vermelho: suspeita de Escherichia coli ou Klebsiella spp. É recomendada a inoculação de placa de meio paralelo menos inibitório para Agar SS, como Agar Entérico Hektoen ou Agar Citrato Desoxicolato para um melhor isolamento da espécie Shiguella.

Salmonela é uma bactéria Gram-negativa que pertence à família Enterobacteriaceae, cujo habitat natural é o trato gastrointestinal dos seres humanos e animais, principalmente aves, organismos muito disseminados podendo ser encontrados no ambiente (solo, água e mineral). Causam doenças infecciosas no homem e nos animais e atualmente já são conhecidos mais de 2600 sorotipos de Salmonela. São bactérias anaeróbias facultativas com grande atividade metabólica, fermentam glicose sendo a maioria oxidase negativa, possuem estrutura antigênica complexa, diferentes fatores de virulência e podem produzir toxinas. Não esporulam e multiplicam-se rapidamente em meio simples. Podem possuir capacidade de ser móveis quando há flagelos peritríqueos.

Dentre as espécies patogênicas, destacam-se: - S. typhimurium, S. enteritidis, S. newport: causadoras da enterite aguda. - S. Choleraesuis: responsáveis por infecção focal e bacteremia (diarreia em porcos). - S. typhi: Responsável pela febre tifoide (quadro de febre prolongada e bacteremia endêmica em países da América Latina e Ásia). - As febres paratíficas, causadas por Salmonella Paratyphi A, B e C;

As gastroenterites, ou salmoneloses, são causadas por uma ampla variedade de sorotipos. Os sorotipos Typhimurium e Enteritidis são os mais frequentemente envolvidos nos casos em humanos.

As salmonelas conseguem crescer em ambientes com temperaturas entre 7 e 48°C e têm uma temperatura ótima de crescimento entre 35 e 37°C. Se multiplicam à temperatura de refrigeração, mas são extremamente resistentes à congelação e morrem durante o cozimento. Conseguem crescer em ambientes com valores de pH entre 4,5 e 9,3 e apresentam uma taxa específica de crescimento máxima em ambientes com valores de pH entre 6,5 e 7,5 (pH ótimo). O limite mínimo de água que permite crescimento é 0,93. As salmonelas são extremamente resistentes à secura. Tem relação com o oxigênio, são anaeróbias facultativas. A salmonela é destruída

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com