TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Infecções Transmissíveis Sexualmente (ITS)

Por:   •  20/5/2019  •  Monografia  •  10.528 Palavras (43 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 43

 I. INTRODUÇÃO

As Infecções Transmissíveis Sexualmente (ITS) estão entre os problemas de saúde pública mais comum em todo o mundo, com uma estimativa de 340 milhões de casos novos por ano (OMS, 2001).

Em 1999, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estimou um total de 340 milhões de casos novos por ano de DTS curáveis em todo o mundo, entre 15 a 49 anos, 10 a 12 milhões destes casos no Brasil. Outros tantos milhões de DTS não curáveis (virais), incluindo o herpes genital (HSV-2), infecções pelo papiloma vírus humano (HPV), hepatite B (HBV) e infecção pelo HIV ocorrem anualmente.

As ITS voltaram a readquirir importância como problema de saúde pública após a epidemia de HIV. Estudos mostraram que pessoas com ITS e infecções do trato reprodutivo não ulcerativas têm um risco aumentado em 3 a 10 vezes de se infectar pelo HIV, o que sobe para 18 vezes se a doença cursa com úlceras genitais. Evidências recentes sugerem que o herpes genital pode ser responsável pela maior proporção de novas infecções por HIV.

É sabido que as ITS facilitam a transmissão do HIV, por isso passaram a ter dobrada importância nos últimos anos, principalmente no que se refere à vigilância epidemiológica, à capacitação de profissionais para a atenção adequada e disponibilidade de medicamentos.

Tradicionalmente, os esforços para o controle das ITS tem se voltado para o diagnóstico e tratamento no âmbito clínico. No entanto, para obter um maior impacto sobre a população, é possível implementar actividades preventivas, identificar e tratar os casos mais precocemente.

Levando-se em conta a alta magnitude estimada das ITS no nosso meio, sua transcendência e a existência de tecnologia apropriada para seu controle, o trabalho de infecção Sexualmente Transmissíveis – ITS vai contribuir para melhorar a qualidade de informação aos estudantes do instituto sobre a atenção às pessoas com infecções do trato reprodutivo e sexualmente transmissíveis mais frequentes em todo país. (MINISTÉRIO DA SAÚDE ANGOLA 2005).

  1. Formulação de problema

Não existe uma forma de evitar o aparecimento da Infecção sexualmente (ITS) porem é possível à detenção precoce da doença e o controle de sua evolução através da pratica sistemática da anamnese e atenção quanto aos factores de risco. As infecções sexualmente transmitidas tem sido um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo, sendo provavelmente a mais temida pelos seres humanos devido a sua alta frequência e pelos seus efeitos psicológicos (MONTEIRO ET AL 2003).

Sendo que as ITS é mais frequente entre os humanos pode ser prevenido e diagnosticado precocemente, se a população em risco estiver informada sobre a importância da prevenção para detenção precoce da doença, então com base neste fundamento, surge à ideia de formular a seguinte questão:

Que conhecimento e práticas possuem os alunos do Instituto Médio de Saúde Boa Visão  (IMSBV) Sobre a Prevenção das Infecções Sexualmente Transmitida (ITS) no III Trimestre de 2018?

1.2 Justificação

Sendo que as ITS é um dos problemas que abalam os humanos em todos os aspectos e ela é tímida entre a população de ambos os géneros, em razão do elevado número de óbito e sobretudo, pelo impacto psicológico e social que ocasiona, principalmente em decorrência os tabus que cercam as ITS. (FERNANDES MAMEDE 2003).

Durante o nosso currículo estudantil temos notado pouca informações e publicação científica em Angola sobre as ITS e as medidas de prevenção da doença, na população de maior risco (com idade dos 12 aos 50 anos), queiras nos órgão de comunicação social (rádio, televisão, jornais e outros), como também entre os profissionais de saúde, estudantes e governantes. Tendo em conta os dados alarmantes constatados em revisões bibliográficas e os dados do Instituto Nacional do Luta contra a Sida, objectivou-nos avaliar os conhecimentos e praticas dos alunos do IMSBV sobre a prevenção das ITS.

II OBJETIVOS DE ESTUDO

  1. Objectivos Gerais:

  1. Avaliar o conhecimento e pratica dos alunos do curso de enfermagem do IMSBV sobre a Prevenção das Infecções Transmitidas Sexualmente (ITS).

2.2 objectivos Específicos:

(1) Caracterizar os estudantes segundo a idade, sexo, ano académico, procedência, naturalidade, profissão, estado civil e religião.

(2) Descrever o conhecimento dos alunos sobre as infecções transmitidas sexualmente ITS no que concerne aos factores de risco, sinais e sintomas, tratamento complicações modo de transmissão e medidas de prevenção.

        

III FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA/ CERTIFICA

3.1 Definição e termos de conceito

A hepatite B: é uma doença infecciosa inflamatória do fígado causada pelo vírus da hepatite B (HBV) que afecta seres humanos e alguns outros primatas. (BRAVO, 2004).

O condiloma acuminado- é uma doença sexualmente transmissível (DST) altamente contagiosa causada por Vírus do papiloma humano (HPV).CIBROP, B.2003)

A clamidíase- é uma doença sexualmente transmissível, causada por uma bactéria chamada Chlamydia trachomatis. Nem todas as pessoas contaminadas com clamidíase apresentam sintomas, podendo a infecção passar despercebida por muitos anos. (BRAVO, 2004).

3.2 Infecções transmitidas sexualmente

Segundo FREITAS, et al, (2004).

As infecções Transmissíveis Sexualmente (ITS) são doenças causadas por vários tipos de agentes, sendo transmitidas, principalmente, por contacto sexual sem o uso de preservativo (camisinhas), com uma pessoa que esteja Infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.

Para MARIA. H, (2000), afirma-nos que as infecções transmitidas sexualmente são aquelas que se transmite através do acto sexual ou através do contacto íntimo, com penetração ou sem ela, quando um dos parceiros está infectado. Pode ser adquirida independentemente da preferência sexual; oral, vaginal e anal, ela afecta tanto no homem como à mulher.  Além disso, algumas infecções são transmitidas da mãe Infectada para o bebé durante a gravidez ou durante o parto ou pela amamentação. As transfusões de sangue contaminado ou compartilhado de seringas e agulhas no uso de drogas injectáveis são também meios de transmissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (72.3 Kb)   pdf (390.5 Kb)   docx (53.9 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com