TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PUMP IT UP: ESPORTE, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Artigos Científicos: PUMP IT UP: ESPORTE, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  6.160 Palavras (25 Páginas)  •  749 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XII

COLEGIADO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

PUMP IT UP:

ESPORTE, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

ANDERSON DE JESUS TAVARES

Guanambi – Bahia

Junho – 2006

PUMP IT UP

ESPORTE, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA:

ANDERSON DE JESUS TAVARES

Este projeto destina-se a conclusão do componente curricular Pesquisa e Prática Pedagógica I, II, III e IV do Ciclo de Formação Básico do Curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia – UNEB / Campus XII, como requisito parcial para início da Pesquisa do Trabalho de Conclusão do Curso – TCC que possibilitará a obtenção do grau de Licenciado.

Coordenador da Orientação do Projeto: Prof. Ms. José Antonio Carneiro Leão

Orientador da Pesquisa: Prof.ª Margareth Conrado

• Tema:

Pump It Up: Esporte, Educação e Tecnologia

• Justificativa

Por ser praticante do Pump It Up há sete anos acredito que o Pump It Up pode se oficializar como esporte e até mesmo ser utilizado como ferramenta de educação, o que também me cativou a fazer este projeto é a grande discussão e preconceitos que circulam sobre o aparelho, erroneamente taxado pelo uso exclusivo da “técnica” em detrimento da forma tradicional dos modos de constituição e de transmissão do saber.

Processos que envolvem mais coordenação motora do que leitura e formação intelectual geralmente são vistos com descaso, sendo assim o projeto foi esquematizado de tal forma que este envolvesse tanto o lado imagético quanto o verbal. A máquina que já é a própria interface tecnológica por onde ocorre a aprendizagem; exige do usuário interpretações, raciocínios e memorizações, sincronizando sons, imagens e passos.

Este é um estudo possível de realizar em função de que o Pump It Up já é bastante difundido e conhecido em todo mundo, porém as questões que estão sendo abordadas nesse projeto não tinham sido exploradas até então.

• Problematização:

O mundo vem passando por uma evolução tecnológica surpreendente, que hoje em dia está sendo fortemente aliada a educação e ao esporte. O Pump It Up é a fusão desses três pontos que são marcantes na sociedade atual, porque até hoje ele não se oficializou como um esporte ou até mesmo foi utilizado como ferramenta de educação?

• Hipótese:

O Pump It Up é uma excelente atividade física, onde você dança, se diverte faz bem para a saúde. O que foi criado como um jogo acabou tornando-se um desafio para muitos, pois a construção dessa “modalidade” foi no intuito de aliar a tecnologia a atividade física através da dança, que é uma prática universal. Dentro do aspecto esportivo a prática do Pump It Up já é considerada como tal assim como diz o Dicionário Aurélio: “Esporte: um tipo de diversão, recreação; atividade física por prazer; atividade particular (como jogo atlético) utilizando-se como método, desporte”, que se encaixa totalmente quando levamos em conta que o Pump It Up é praticado por todo o mundo dentro de várias perspectivas principalmente a desportiva, em que no presente momento tem como grande potência o Brasil. As regras e o método em como todo o esporte particular ou extremidades do competidor do jogo que estão sendo reconhecidos como um esporte olímpico. Tudo que se faz no fundo são números e organização. O WPF (World Pump Festival) é já prova viva disto, um enorme campeonato a nível mundial com o espírito olímpico. Ainda temos outras ligas como LEP 3 (Liga Extra Pump – Salvador/BA) e Anime Friends (Liga Brasileira de Pump). Não é realmente ruim sonhar com algo distante, de fato, é justo que talvez o sonho possa estar se tornando realidade. Quando perguntarem qual é o seu esporte favorito, a resposta verdadeira poderá ser com nenhuma vergonha: Pump It Up. Diante desse contexto o Pump It Up também pode ser trabalhado dentro de uma perspectiva educativa que é descrita no Dicionário Contemporâneo da Língua portuguesa, Caldas, Aulete como “Ação ou efeito de educar, de desenvolver as faculdades físicas, intelectuais e morais da criança e, em geral, do ser humano; disciplinamento, instrução, ensino”, pois exige dos praticantes interpretações, raciocínios e memorizações, sincronizando sons, imagens e passos.

• Objetivo Geral:

Verificar e analisar as possibilidades que o Pump It Up tem de se oficializar como esporte e ser utilizado como ferramenta de educação.

• Objetivos Específicos:

• Analisar o conhecimento da população a respeito do Pump It Up

• Despertar através explanações sobre a prática do Pump It Up, tanto de um ponto vista desportivo, como de um ponto de vista educativo.

• Oportunizar a descoberta de novas práticas e novas habilidades dentro desta modalidade.

• Discutir sobre a evolução tecnológica em que vivemos aliada a educação e ao esporte.

• Verificar como a prática do Pump It Up contribui no desenvolvimento dos praticantes.

Referencial teórico

Pump

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com