TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Superbacterias

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 2

                                         Superbactérias

As superbactérias são micro-organismos resistentes a muitos antibióticos, principalmente aos mais tradicionais, grandes partes dessas superbactérias surgiram devido ao uso de antibióticos de forma incorreta, indiscriminada sem o acompanhamento médico. Muitas vezes o paciente não segue o tratamento ate o fim, quando isso acontece ás bactérias não são eliminadas e ganham resistência ao antibiótico.

Apesar dos esforços dos pesquisadores na medida em que descobrem novos antibióticos, as bactérias adquirem um mecanismo de resistência e se proliferam mesmo em sua presença.

Não parece surpresa que o nível de infecções causadas por bactérias resistentes seja proporcional ao consumo de antibióticos. É sabido que muitos médicos prescrevem antibióticos sem saber o agente causado da doença ou infecção viral e contra quais esses antibióticos atuam.

As superbactérias têm surgido a partir de diversas espécies ou grupos de micro-organismos, alguns dos quais podem ser encontrados no nosso corpo. É preocupante o aumento das taxas de mortalidade relacionado à infecção por bactérias multirresistentes.

Uma das espécies mais resistentes e a Staphylococcus Aureus resistente a Meticiclina esta entres as bactérias mais disseminadas do mundo, tanto no ambiente hospitalar como fora envolvendo inclusive indivíduos saudáveis. Essa forma resistente da bactéria Staphylococcus Aureus tem elevada capacidade de disseminação, sendo comum encontra-las da mesma linhagem em hospitais separados por continentais gerando verdadeiras pandemias hospitalares.

Outras superbactérias em destaque são as produtoras de uma enzima denominada carbapenemase que atuam rompendo e inativando o anel betalactâmico, importante componente da estrutura química dos antimicrobianos é conhecida como KPC (Klebsiella pneumoniae-carbapenemases).

A KPC confere resistência a praticamente todos os antibióticos que tem o anel betalactâmico e antibióticos tornaram-se ineficazes contra infecções causadas por bactérias produtoras dessa enzima. Essas bactérias se tornam resistentes a outros antibióticos não betalactâmicos, o que restringe ainda mais o tratamento.

O sucesso das superbactérias depende de três fatores:

  • A presença de elementos genéticos móveis permitindo à transmissão de genes de resistência de uma bactéria a outra.
  • A intensa utilização de antimicrobianos levando á proliferação desses organismos resistentes.
  • E a disseminação dessas bactérias entre indivíduos distintos.

Conclui-se que a questão da múltipla resistência aos antibióticos tornam-se uma crise sanitária global e medidas profiláticas devem ser adotadas para o controle dessas infecções como: a importância da lavagem das mãos com frequência, evitar coloca-las na boca, nariz, olhos e ouvidos quando estiverem sujas, manter o corpo descansado e bem alimentado, isso ajuda o sistema imunológico a se manter forte para combater qualquer visitante indesejado, só usar antibióticos  com prescrição medica e seguir o tratamento ate o final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com