TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As queimaduras causam lesões na pele provocadas pelo calor

Por:   •  3/3/2017  •  Seminário  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 4

DEFINIÇÃO

As queimaduras causam lesões na pele provocadas pelo calor, mas também pode ser provocadas pelo frio, pela eletricidade, por substâncias químicas, por atrito e até pela radiação. As queimaduras podem destruir parcialmente ou totalmente a pele, atingindo desde pelos até músculos e ossos. Classificam-se em: Queimaduras de primeiro grau; de segundo grau (Superficial e Profunda); e de terceiro grau.

CAUSAS

As queimaduras são causadas por diversas fontes externas, as quais são divididas em fontes térmicas (relacionadas ao calor e ao frio), químicas, elétricas e provocada pela radiação.

Térmicas: os incêndios e os líquidos quentes são as causas mais comuns de queimaduras. O contato com objetos quentes é a causa de 20 a 30% das queimaduras em crianças. Geralmente os escaldões provocam queimaduras de primeiro e segundo graus, embora também possam ocorrer queimaduras de terceiro grau, sobretudo após contato prolongado. Em muitos países, o fogo de artifício é também uma causa comum de queimaduras durante as épocas festivas.

Químicas: Os produtos químicos estão na origem de 2 a 11% de todas as queimaduras e contribuem para aproximadamente 30% das mortes relacionadas com queimaduras. O ácido fluorídrico é capaz de causar queimaduras particularmente profundas que só se tornam sintomáticas algum tempo após a exposição.

Elétrica: As queimaduras elétricas dividem-se nas que são provocadas por alta tensão (maior ou igual a 1000 volts), baixa tensão (menor que 1000 volts). Em lesões por alta tensão a maior parte das lesões são internas, pelo que não é possível avaliar a sua extensão apenas mediante a observação da pele.

Radiação: As queimaduras por exposição à radiação podem ser provocadas por exposição prolongada a radiação ultravioleta (como a do sol, cabinas de bronzeamento artificial) ou radioterapia, raios x. A exposição solar é a causa mais comum de queimaduras de primeiro grau em geral.

Não acidentais: Entre as pessoas hospitalizadas na sequência de escaldões ou queimaduras por fogo, 3 a 10% têm origem em agressões. Entre os principais motivos estão maus tratos infantis, conflitos pessoais, violência doméstica. Um escaldão por imersão pode ser indicador de maus tratos, sendo provocado quando uma das extremidades do corpo é mantida sob a superfície de água quente.

PRIMEIROS SOCORROS/ CUIDADOS

Primeiros socorros: a melhor maneira de todas é a prevenção, mas como sabemos que acidentes acontecem, então no caso de acidente envolvendo queimaduras, o primeiro passo é afastar a pessoa que sofreu queimaduras e impedir a permanência dela perto do fogo. Depois é procurar lavar o local atingido com água corrente até resfriar a área queimada. E o mais importante é procurar um posto de saúde mais próximo para que seja feita uma avaliação médica. Se não houver posto de saúde por perto, o certo é acionar o SAMU 192 ou o Corpo de Bombeiros 193.

Cuidados: Não passar nenhum tipo de receita caseira no local atingido; Não passe nenhuma pomada no local atingido; não estourar as bolhas; retirar acessórios, tipo anéis, correntes e pulseiras; não retirar a roupa que a pessoa estiver usando, o certo é ficar molhando até a chegada do socorro; se houver necessidade de cobrir o ferimento, cobrir com um pano limpo.

QUEIMADURA DE 1° GRAU

São aquelas que atingem a camada superficial da pele (epiderme), são queimaduras leves geralmente provocadas por contato direto com objetos/superfícies quentes, por produtos químicos (ácidos, soda cáustica), por emanações radioativas como as radiações infravermelhas e ultravioletas e pela eletricidade.

Os sintomas dessa queimadura são uma dor intensa e vermelhidão no local, podendo ter inchaço. A textura é seca sem produção de bolhas. Na evolução não surgiram cicatrizes.

Devemos evitar usar manteiga, creme dental, gelo, sal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com