TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pele E A Queimadura

Artigo: A Pele E A Queimadura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 3

A pele é o maior órgão do corpo humano, representa 16% do peso corporal, envolve todo o corpo e determina seu limite com o meio externo. As funções da pele são diversas, como: regulação térmica, defesa orgânica, controle do fluxo sanguíneo, proteção contra diversos agentes do meio ambiente e funções sensoriais. A pele é formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme, respectivamente. (MOORE, 2001).

Durante uma queimadura, na fase inicial aguda, ocorrem alterações fisiológicas, que são: hipoperfusão tecidual e hipofunção orgânica. Os processos fisiopatológicos na fase aguda da queimadura envolvem mecanismos cardiovasculares, hidroeletrolíticos, volume sanguíneo e mecanismos pulmonares. A ocorrência dessas alterações depende da proporção e da extensão da área queimada. As queimaduras que não excedem 25% da área corporal queimada total produzem uma resposta principal local, enquanto as queimaduras que superam 25% da área corporal queimada podem gerar uma resposta local e sistêmica, o que é considerado uma queimadura importante. (SMELTZER & BARE, 2002).

A importância que é dada ao paciente vítima de queimadura durante a fase aguda é primordialmente dirigida à sobrevivência, é preciso uma equipe agindo de forma interdisciplinar no primeiro atendimento para que os melhores resultados sejam atingidos com menos prejuízos ao paciente. (VALE, 2005).

As queimaduras são lesões no tecido do revestimento do corpo, que podem ser causadas por agentes térmicos, químicos, radioativos ou elétricos, podem destruir parcial ou totalmente a pele e seus anexos, e até atingir as camadas mais profundas, como os músculos, tendões e ossos. (SERRA, 2004).

Segundo Knoplich, (2005), as incidências e as estatísticas de uma queimadura são muito dispersas e não são comparáveis entre países e serviços.

A assistência de enfermagem no primeiro atendimento ao paciente vítima de queimaduras é muito complexa. É preciso ter habilidade, competência e estar atualizado em relação às novidades do mercado tecnológico, visando contribuir para diminuição da taxa de mortalidade, menor número de complicações, sequelas físicas e patológicas. O enfermeiro também deve ser capaz de comunicar-se efetivamente com os pacientes, familiares e equipe.

A maioria dos acidentes, causados por queimaduras, poderiam ser evitados, entretanto, o sistema de saúde brasileiro, não investe adequadamente em programas de prevenção, ao considerarmos as circunstâncias em que os acidentes ocorreram, notamos que, tanto no ambiente doméstico quanto no trabalho, a falta de atenção e a realização de atividades de risco são situações que contribuíram para a ocorrência de grande parte dos acidentes.

Na ambulância deve ser continuado o atendimento verificando sinais vitais, fazendo monitorização, anamnese, acesso venoso, hidratação rápida, buscando sinais e sintomas de traumas associados, calculando a área queimada e profundidade da queimadura. (VALE, 2005). No hospital ou centro de queimados é dada a sequência ao tratamento com terapia de reposição hídrica, prevenção de infecção, limpeza da ferida, terapia antibacteriana, troca de curativo, debridamento (natural, mecânico, cirúrgico), enxerto, controle da dor e suporte nutricional. (JORGE, 2002).

A atuação do enfermeiro é importante para proporcionar a assistência integral,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com