TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ascaridiase

Por:   •  7/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 2

Ascaridíase

A ascaridíase é uma parasitose intestinal causada pelo helminto Ascaris lumbricoides, um verme que pode chegar a 40 cm de comprimento, comumente conhecido como lombriga. É encontrado em quase todos os países do mundo e ocorre com frequência variada devido às condições climáticas, ambientais e, principalmente, do desenvolvimento socioeconômico da população. O único reservatório é o homem. Suas formas quando adultos são longas, robustas, cilíndricas e apresentam extremidades finas. Os machos quando adultos, medem cerca de 20 a 30 cm de comprimento e apresentam uma cor leitosa. Já as fêmeas, medem cerca de 30 a 40 cm quando adultas, possuem boca, trato digestivo e cor igual ao macho, porém são mais robustas que os mesmos, e sua extremidade posterior é reta. Quando há grande quantidade de parasitas, pode ocorrer obstrução intestinal.

Agente Etiológico: Ascaris lumbricoides

Reservatório: O homem

Modo de transmissão: Ingestão dos ovos infectantes do parasita, procedentes do solo, água e alimentos contaminados com fezes humanas.

Período de incubação: O período de incubação dos ovos férteis até o desenvolvimento da larva infectante, no meio exterior e em condições favoráveis, é de aproximadamente 15 dias.

Período de transmissibilidade: Durante todo o período em que o indivíduo portar o parasita e estiver eliminando ovos pelas fezes. Portanto, longo, quando não se institui o tratamento adequado.

Sintomas: Na maioria dos casos, a infestação pelo Ascaris lumbricoides é assintomática, porém em alguns casos podem ocorrer manifestações gastrointestinais e manifestações pulmonares.

  • Manifestações Gastrointestinais: Dor abdominal, náuseas, vômitos, diarreia, distensão abdominal e perda de peso. Crianças podem apresentar desnutrição e atraso no crescimento.
  • Manifestações Pulmonares: Tosse seca, bronquite, febre e dor torácica que são chamadas de síndrome de Loeffler.

Diagnóstico: O diagnóstico é feito através de exame de fezes, onde são encontrados os ovos do parasita.

Tratamento: Existem remédios específicos para erradicar a larva do organismo humano, todos por via oral. São eles: Albendazol, Mebendazol, Levamisol e Pamoato de Pirantel.

Prevenção: Para evitar a contaminação com a lombriga recomenda-se o cozimento, a lavagem e o preparo correto dos alimentos, medidas de saneamento básico, filtragem da água, não andar descalço e ter uma boa higiene pessoal são medidas suficientes para eliminar os ovos e impedir contaminações de novos indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com