TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caquexia

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.411 Palavras (10 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE

Ana Maria Nonato RA 6825506123

Fabiana Soares Martins RA 6443297834

Geovana Aparecida de Souza RA 6654388642

Liliam Denieli O. Campos RA 6269236684

Livia Maria Silva Soares RA 6660427964

Marilia Soares dos Santos RA 3769753878

Thaise Loyane Pereira RA 6658385034

ATPS - Processo de Cuidar III

Exame Físico do Paciente com Caquexia

Taubaté

   2014


SUMÁRIO        

Introdução..........................................................................................................01Objetivos.............................................................................................................02

Justificativa........................................................................................................03

Patologias que podem Desencandear Caquexia...........................................00

Características das Clínicas............................................................................66

Sistematização da Assistência de Enfermagem..............................................00

Histórico de Enfermagem.................................................................................00

Descrição do Exame Físico...............................................................................00

Considerações Finais.........................................................................................00

Referências........................................................................................................00



1. Introdução

        A Enfermagem é a ciência e a arte de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, de torná-lo independente desta assistência, quando possível, pelo ensino do auto-cuidado, de recuperar, manter e promover sua saúde em colaboração com uma equipe multidisciplinar. O Enfermeiro atua na proteção, na promoção e na recuperação da saúde, bem como prevenção de doenças, coletando dados sobre o estado de saúde do paciente por meio de exames físicos e entrevistas e faz o diagnostico de enfermagem para estabelecer a conduta a ser seguida.

        Para que o cuidado ocorra à enfermagem caminha junto com uma equipe multidisciplinar como nutricionista, psicólogas, empenhando-se em buscar melhorias em prol do paciente, visando o amor ao próximo, o respeito e o bem estar de todos.  

        A Enfermagem antigamente era exercida de maneira empírica pelas mães, sacerdotes, feiticeiros e religiosos, e em quase todas as civilizações antigas não é mencionado o trabalho do enfermeiro no cuidado dos doentes.

        No cristianismo eram os diáconos que socorriam os doentes o que estimulou à fundação de hospitais e deste modo a enfermagem passou a ser executada por religiosos, procurando melhorar o atendimento aos doentes São Francisco de Assis e São Vicente de Paula fundaram as Irmãs de Caridade que possuíam instrução quanto as características e funções de enfermagem

        A Enfermagem moderna se iniciou em 1954 através da atuação de Florence Nightingale na Guerra da Criméia onde no final retornou a Inglaterra fundando uma escola de enfermeiras em um hospital, o ensino era metódico e as candidatas eram selecionadas sob o ponto de vista moral, físico e de aptidão profissional, espalhando este sistema para todos os países.

2. OBJETIVOS- COLAR DO QUE ESCREVI


3. Justificativa

        Na consulta de enfermagem primeiramente devemos saber ouvir e assimilar informações relatadas pelo paciente , dando a ele segurança necessária para que ele possa informar dados importantes para definir um plano de tratamento correto e eficaz. O exame físico deve ser realizado e adaptado de acordo com o estado do paciente, deve ser especifico o suficiente para refletir o grau de desnutrição, a fim de proporcionar o bem estar e um tratamento eficaz .


4. Patologias que podem desencadear Caquexia

        A Caquexia afeta 60% dos pacientes com doenças avançadas, leva a diminuição da qualidade de vida e um aumento do tempo de internação e custos hospitalares. É uma síndrome multifatorial associada à perda de massa muscular, por precária ingestão de alimento, diminuição de atividade física e acelerada degradação de proteínas.

        Esta disfunção metabólica ocorre em muitas doenças crônicas tais como AIDS, câncer, tuberculose, falência cardíaca congestiva, doenças pulmonares crônicas, fibrose cística, insuficiência renal, queimaduras amplas e graves, e leishmaniose visceral, e outro fator importante é a idade avançada, os sintomas são perda de peso, atrofia muscular, fadiga, fraqueza e perda de apetite, perda de habilidade motora e física, anemia, anorexia exacerbada, perda ponderal, náuseas, alteração do metabolismo, apatia, perda do imune competência, alteração do paladar.

        Os sintomas que mais prevalecem: fadiga, perda de apetite, disquesia, vômito e ansiedade. Outra consequência da caquexia são os elevados riscos de infecções oportunistas a que os pacientes estão submetidos. Os doentes desnutridos devem ser considerados como pacientes imunocomprometidos.

HIV

        È muito comum nos pacientes com HIV a perda de peso e a desnutrição devido às desordens na ingestão alimentar, má absorção de nutrientes, aumento do gasto energético devido as infecções oportunistas, desnutrição energética protéica e alterações metabólicas levando assim a caquexia.

Tuberculose

         O órgão mais afetado é o pulmão, mas a tuberculose pode afetar diversos outros sistemas e áreas do organismo como os ossos, podendo causar fraturas espontâneas e dor, a pele, levando a lesões que podem virar úlceras, o sistema nervoso central, o que pode causar meningite levando a dores de cabeça e, eventualmente, confusão mental e coma, o intestino pode ser atingido, prejudicando a absorção de alimentos e causando emagrecimento, Comumente, a tuberculose extra-pulmonar acomete quem tem algum comprometimento acentuado da imunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com