TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição das Definições de Globalização

Por:   •  26/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.757 Palavras (8 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Neste trabalho apresentarei o fenômeno da globalização, seu crescimento na economia mundial, social, cultural e política que tornou o mundo interligado. Sobre o que é outsourcing e as empresas que utilizam esse método.

Apresentarei um estudo de caso da empresa Unilever constituído em 1929, uma empresa bem sucedida que nasceu da revolução industrial baseada no empreendedorismo com foco no consumidor.

DESCRIÇÃO DAS DEFINIÇÕES DE GLOBALIZAÇÃO

Globalização é uma maneira de interligar o processo econômico e social entre países e pessoas do mundo inteiro. Por Volta dos séculos XV e XVI podemos dizer assim que teve inicio a essa Globalização, através das grandes embarcações a procura de novas terras e povos. Fatores importantes contribuíram para essa globalização como a revolução industrial onde com novas tecnologias e a ciência avançando rapidamente muitas empresas tiveram grandes benefícios como, por exemplo, maquinas e computadores trabalhando juntos para a aceleração da produções industriais.

Outro modo como vemos essa globalização é a forma como as coisas acontecem mais rapidamente principalmente com o uso da internet o que se demoraria dias hoje dependendo do que for em questão de minutos as coisas acontecem desde uma noticia ate mesmo na produção de alguma coisa e isso facilitou muito a vida do consumidor e fez com que as empresas se adaptassem para esse crescimento senão não conseguiriam acompanhar o mercado que passou a ficar ainda mais competitivo.

GLOBALIZAÇÃO NO CAMPO ECONÔMICO

Personagens como União Européia, NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio), Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) formam um exemplo bem claro desse fenômeno globalização numa forma de proteger seus Mercados. Com esse bloco os países integrantes de cada um deles teriam alguns benefícios como, por exemplo, a insenção de tarifas das alfândegas. Podemos dizer que foi o principal fator no Campo econômico.

GLOBALIZAÇÃO NO CAMPO CULTURAL

Os efeitos dessa globalização no aspecto cultural da humanidade são bem visíveis, pois os países mais pobres acabam sendo prejudicados por não conseguirem acompanhar com as novas tecnologias empregadas nos países mais ricos a isso chamamos de exclusão social com isso surgem os grupos antiglobalização uma forma de protesto para os excluídos.

GLOBALIZAÇÃO NO CAMPO POLÍTICO

No campo político temos então como característica associada à globalização, a democracia e a liberdade de expressão. Hoje em dia podemos fazem manifestação quando não concordamos com certos assuntos do governo que pelo outro lado acabam revidando muitas vezes com violência policial para interromper. Ainda precisamos mudar muita coisa nesse aspecto, um fator que faz com que essas manifestações, greves, passeatas etc. sejam organizadas rapidamente é o uso da internet um fator importante na globalização e que uni os povos e nações por todo planeta. O uso da internet e redes sociais hoje em dia fazem essas informações se espalhem muito rápido.

FENÔMENO DE OUTSOURCING

Podemos dizer que é uma forma de estratégia de competitividade entre as empresas onde buscam não de obra externa para um determinado setor de atividade da empresa exemplo (suporte de TI). Porem se não for bem analizada essa questão pode sair mais caro que o esperado.

Uma reestruturação de setas áreas da empresa será fundamental para que esse fenômeno funcione bem onde designar pessoas para esses assuntos específicos a fim de evitar conflitos entre mão de obra contratada através do Outsourcing e funcionários próprios da empresa.

Um assunto muito importante é a qualidade dos serviços prestados que deve ser levado em consideração onde se não bem assessorado pode vir a ser um problema devido à diferença de salários entre mão de obra terceirizada e funcionários próprios.

UNILEVER E SUA ASCENSÃO

A revolução industrial foi à ponta Pé inicial para muitas empresas começarem a ter sua expansão. Baseado no empreendedorismo determinado, administração eficaz, transformação constante e sempre atualizada com foco no consumidor. Com o mercado cada vez mais competitivo exigiam resposta estratégica e inovadora com mudanças corajosas e rápidas.

O grupo Unilever foi constituído em 1929 pela fusão de empresas britânicas e holandesas e sua raiz vem meio século antes.

Com o impacto da revolução industrial nos anos de 1880 na Inglaterra muitas cidades ficaram muito sujas por causa das maquinas que utilizavam carvão. as pessoas e suas vestes ficavam o tempo todo sujas isso fez e mercado de sabão crescer rapidamente.

William Hesketh Lever filho mais velho de uma família bem sucedida da época, após desistir de se aposentar e com uma formula baseada em que todos da família pudessem trabalhar juntos assim sairia mais em conta para empresa. Com um ambiente familiar seria uma formula de sucesso para os negócios e assim entram para o mercado fundando a Lever Brothers em 1885.

Em Paralelo na Holanda tínhamos as famílias Jungens e Van Den Bergh no ramo de manteiga onde competiam duramente no mercado e ate mesmo no ambiente político e econômico europeu.

Lever não fez co o de costume na época de colocar nome da família na empresa e criou a sua própria marca a (SUNLIGHT) e junto investiu bastante em propaganda, pois havia tido uma experiência onde vira que seus negócios poderiam alavancar. Foi com muita coragem que fez uma forte propaganda de sua marca ao colocar uma frase que dizia: “Porque as mulheres parecem mais velhas mais cedo do que os Homens?”. Sendo pioneiro nesse sentido onde os concorrentes e críticos ficaram espantados. Ele ainda usou promoções e premiações alem de colocar placas em lugares estratégicos como nas ferrovias.

A construção de uma fabrica em Liverpool focada no bem estar das pessoas e seus funcionários o fizeram um homem de sucesso ele tinha muita preocupação em relação às pessoas essa fabrica mais parecia uma comunidade, pois fora ele mesmo quem arquitetou as casas que alugava a seus operários a preços baixos. Lever ainda fez trabalho social com escolas, hospitais, academias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com