TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTREPTOCOCO BETA HEMOLÍTICOS EM GESTANTES

Por:   •  12/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.930 Palavras (16 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 16

ESTREPTOCOCO BETA HEMOLÍTICOS EM GESTANTES

IPATINGA

2017


ESTREPTOCOCO BETA HEMOLÍTICOS EM GESTANTES

Trabalho Interdisciplinar apresentado ao Curso de Enfermagem como requisito parcial para conclusão do 3° e 4° período Faculdade Única de Ipatinga.

Orientadora: Erika Costa Neiva

IPATINGA

2017


RESUMO

Os Estreptococos B que pode ser chamado de Streptococcus agalactiae, é uma bactéria comum, que coloniza na região vaginal e gastrointestinal das mulheres sem causar sintomas. Este tipo de Estreptococos não acostuma provocar patologias em pessoas saudáveis, mas causa sérias complicações em gestantes podendo passar para o bebê na hora do parto. Os Estreptococos têm quadros clínicos de infecção leves até infecções grave, e a conseqüência é de partos prematuros ou nascimento com baixo peso corporal, gerando complicações ou levar a óbito. Diante do conteúdo apresentado no trabalho tem objetivo de conhecer sobre os Estreptococos B durante a gestação, e como é indispensável à presença do enfermeiro durante o pré-natal, pois faz com que a gravidez transcorra da melhor forma possível. Para impedir que isso aconteça é de extrema importância que essa bactéria seja identificada e tratada antes do trabalho de parto, pois durante a gravidez a gestante é submetida a exames.  Caso positivo no exame feito através do cotonete, o tratamento é feito com antibióticos administrados por via endovenosa. Foi realizada uma seleção de materiais e com abordagem de temas relevantes ao estudo proposto, ressaltando a assistência de enfermagem no pré-natal.

Palavra chave: Estreptococos B, bactéria, gestante, assistência de enfermagem.


ABSTRACT

Streptococcus B, which can be called Streptococcus agalactiae, is a common bacterium that colonizes the vaginal and gastrointestinal regions of women without causing symptoms. This type of Streptococcus does not cause to cause pathologies in healthy people, but causes serious complications in pregnant women being able to pass to the baby at the time of the childbirth. Streptococci have mild clinical manifestations of infection to severe infections, and a consequence of preterm or low birth weight births, leading to complications or leading to death. In view of the content, without work, the objective of knowledge about B streptococci during pregnancy, and how indispensable it is to the presence of the nurse during the prenatal period, because it makes the pregnancy to pass as best as possible. To prevent this from happening it is of utmost importance that this bacterium be identified and treated before labor, through pregnancy the pregnant woman undergoes examinations. Positive case without examination through swab, with treatment with intravenous antibiotic drugs. A selection of materials and approach of themes relevant to the proposed study was carried out, emphasizing prenatal nursing care.

Key words: B streptococci, bacterium, pregnant, nursing care.


LISTAS DE FIGURA

Figura 1 Streptococcus agalactiae        12

Figura 2 Forma 3D do Streptococcus agalactiae        13

Figura 3 Cotonete utilizado para coleta do material Streptococcus agalactiae        16


ABREVIATURAS E SIGLAS

DST – Doença Sexualmente Transmissível

EGB - Estreptococos β-hemolíticos do grupo B

SGB - Streptococcus agalactiae

SUS – Sistema Único de Saúde

SCIELO – Scientific Eletronic Library Online

OMS – Organização Mundial de Saúde


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        7

2.        INTERDISCIPLINARIDADE        9

3.        METODOLOGIA        10

4.        ETIOLOGIA DO ESTREPTOCOCO B        11

5.        EPIDEMIOLOGIA DO ESTREPTOCOCO B        13

6.        MEDIDAS PREVENTIVAS        14

6.1        Exame do cotonete        14

6.2        Tratamento        15

7.        AÇÃO DO ENFERMEIRO DIANTE DA PATOLOGIA        17

8.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

REFERENCIAS        19


  1. INTRODUÇÃO

A gravidez simboliza um período do ciclo de vida, que na maioria das vezes pode transcorrer sem problemas que envolvem a saúde, porém envolve em si uma crise adaptativa caracterizada por complexas transformações fisiológicas, emocionais, interpessoais e sócio-demográficas, as quais implicam em um potencial de risco eminente e por isso necessita da atenção da equipe de saúde (PEREIRA E BACHION, 2005).

A consulta de enfermagem é uma atividade de suma importância, pois têm como finalidade garantir a melhoria da qualidade do pré-natal, principalmente por meio da inserção das ações preventivas e promocionais às gestantes. É exigido, do profissional além da competência técnica, sensibilidade para compreender o ser humano e o seu modo de vida e habilidade de comunicação, baseada na escuta e na ação dialógica (PEREIRA E FERREIRA, 2014).

Com isso o acompanhamento permite identificar e reduzir muitos problemas de saúde, e possíveis doenças e disfunções que pode ser detectada e tratada precocemente (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (310.8 Kb)   docx (141.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com