TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Por:   •  2/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença letal, degenerativa e irreversível que acomete o sistema nervoso, causando paralisia dos músculos do corpo, o que leva ao paciente a uma situação de total dependência, já que este não executa atividades básicas, como vestir-se, comer, escovar os cabelos, sentar, etc. A ELA é uma patologia que acomete indivíduos na faixa etária dos 45 aos 65 anos, mas pode surgir em qualquer idade e é de causa desconhecida, sendo que 10% dos casos pode ser de origem genética.

O que ocorre nessa patologia é a morte ou o desgaste dos neurônios, assim as mensagens que estes iriam enviar para que os músculos pudessem efetuar suas ações não é passada ou é enviada de forma errada, fazendo com que esses músculos enfraqueçam, tenham contrações involuntárias ou até mesmo percam a capacidade total de se mover.

Geralmente a respiração e a deglutição são os primeiros a serem afetados pela doença, porém a ELA não danifica os sentidos (visão, olfato, tato, paladar, audição) e nem a função cognitiva, o que torna a doença ainda mais assustadora, visto que o cliente perde a função muscular, mas não perde a consciência. O tratamento para esse paciente visa medidas paliativas, onde se faz necessário um trabalho multidisciplinar, para alivio, controle dos sintomas, combate as intercorrências e tratamento de intervenções para preservação das capacidades ainda existentes. Assim, o atendimento adequado a pacientes portadores de uma enfermidade como a esclerose lateral amiotrófica (ELA) requer uma abordagem que inclua a família, os serviços de saúde necessários para o paciente.

No atendimento a esse tipo de paciente a enfermagem se mostra totalmente capacitada, ajudando-os a realizarem suas atividades, promovendo alivio de sintomas e esclarecendo sobre a patologia. Esta assistência deve ser contínua até que este indivíduo seja capaz de realizar o auto cuidado (HORTA, 1979).

A SAE (sistematização de assistência à enfermagem) é um processo utilizado visando assistência individualizada, organizada e qualificada. Para isso, é necessário uma consulta de enfermagem, onde é observado as necessidades do paciente realizando também o diagnóstico de enfermagem (DE), pra que se possa planejar um atendimento voltado as necessidades desse cliente.

O processo de enfermagem é um instrumento exclusivo do enfermeiro, composto por seis etapas sistematizadas e interligadas, sendo elas coleta de dados, levantamento dos problemas e potenciais, diagnósticos de enfermagem, plano de cuidados, evolução e prognóstico (HORTA, 1979).

No intuito de demonstrar aos profissionais de enfermagem a importância da SAE para uma assistência qualificada aos portadores de ELA , o artigo pretende contribuir para uma melhor qualidade no atendimento a esse paciente.

Assim, o presente artigo tem como objetivo avaliar a assistência de enfermagem a um paciente portador de esclerose lateral amiotrófica.

Metodologia

Trata-se de uma revisão de literatura de cunho critico e reflexivo com utilização de revisão bibliográfica disponível nas bases online de saúde.

Foram usados referenciais teóricos publicados em livros e artigos científicos dos últimos cinco anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com