TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esclerose Lateral Amiotrófica

Por:   •  10/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.914 Palavras (12 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 12

Associação Catarinense de Ensino

FGG - Faculdade Guilherme Guimbala

Esclerose Lateral Amiotrófica

Nicole Friedrich

Otávio Wienhage

Raissa Júlia

Shaynah Cardoso

Tainara Tantsh

JOINVILLE

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO …………………………………………………………....

2

2. HISTÓRIA ………………………………………………………………....

3

2.1 NO MUNDO ……………………………………………………………...

3

2.2 NO BRASIL ……………………………………………………………...

3

3. O QUE É “ELA” ………………………………………………………….

4

4. FREQUÊNCIA E IDADE DE ACOMETIMENTO ……………………..

5

5. HERANÇA GENÉTICA ………………………………………………….

6

6. COMO SE DETECTA …………………………………………………….

8

7. TRATAMENTOS FISIOTERAPÊUTICOS ……………………………..

8

7.1 FISIOTERAPIA NEUROMOTORA …………………………………....

8

7.2 HIDROTERAPIA ………………………………………………………...

9

7.3 ACUPUNTURA E SHIATSUTERAPIA ………………………………..

9

7.4 FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA ……………………………………..

9

8. A ABRELA ………………………………………………………………..

10

9. CONCLUSÃO …………………………………………………………….

11

10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ………………………………….

12

INTRODUÇÃO

Esclerose Lateral Amiotrófica, ou somente ELA, é uma doença do neurônio motor (DNM) que afeta os neurônios efetores que são os neurônios responsáveis por levar a informação enviada pelo córtex até as fibras musculares. Com uma incidência de 1 a 3 novos casos por 100 mil habitantes e a idade de acometimento varia de 40 a 80 anos, tendo um nível de incidência idêntico para ambos os sexos.

Descrita pela primeira vez no Brasil pelo professor de anatomia e fisiologia patológica da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, Dr. Cypriano de Souza Freitas, que anos depois se juntaria com mais neurologistas e formaria a ABRELA (Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica) que tem como principal intuito auxiliar portadores desta patologia.

Não sendo afetada por barreiras continentais, mesmo não tendo estudos comprovando esta teoria, acredita-se que a taxa de incidência seja igual para todo o globo porém, por motivos que não se sabe ao certo alguns lugares do Globo como a ilha de Guam na nova Guiné ocidental e a península de Kii no Japão, tem uma alteração na taxa de incidência, tendo uma elevação na sua taxa de incidência.

Não existe cura para a ELA, porém alguns tratamentos fisioterapêuticos são indicados para tentar minimizar um pouco o surgimento da patologia que quando diagnosticada logo no início pode-se obter bons resultados. Alguns tratamentos utilizados: Fisioterapia neuromotora que visa regular o tônus muscular; Hidroterapia que é utilizada visando manter a força muscular, a capacidade respiratória, a amplitude do movimento e evita encurtamentos; A acupuntura, que como a fisioterapia neuromotora, auxilia a normalizar o tônus muscular, diminuindo assim a espasticidade; E a Fisioterapia respiratória, que visa principalmente a desobstrução e a reexpansão pulmonar.

HISTÓRIA

2.1. NO MUNDO

Uma patologia que não encontra problemas com as barreiras continentais, acredita-se que tenha uma taxa de incidência igual para todo o globo, porém não existem estudos que façam uma comparação entre continentes para verificar a existência ou não de alterações.

“No mundo a prevalência (número de casos existentes) e de 3 - 8 casos por 100,000 habitantes, e tem uma incidência por ano (número de novos casos) de 2/100,000.” (PEREIRA, 2006), porém estes valores não são aplicados para todos os continentes, como descrito por Pereira (2006) algumas seletas regiões no mundo chamam a atenção quanto à taxa de incidência por serem mais elevadas, como na ilha de Guam, em Nova Guiné ocidental e na península de Kii, no Japão.

Líder isolado em pesquisas, o Estados Unidos da América (EUA) tem uma epidemiologia sobre a ELA bem difundida, devido ao grande número de trabalhos científicos realizados.

A ELA sempre foi considerada uma doença rara, porém em decorrência de estudos publicados em todo mundo, pode-se verificar um crescimento do índice de casos/ano, isso nos mostra que a incidência mundial esteja em um crescente como um todo.

2.2. NO BRASIL

A história da ELA no Brasil tem início em 1909,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (72.7 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com