TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GLOBALIZAÇÃO

Por:   •  17/9/2015  •  Resenha  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O trabalho apresentará o que é a globalização, onde ela está inserida, sua importância, as prioridades, assim como a necessidade de se ter uma terceirização de atividades. Os pontos negativos, mas também positivos dessa estratégia que a cada dia que passa vêm dando mais certo.

É citado as empresas que fazem parte da Outsoucing, suas funções e como a ideia deu certo na CGI. Uma empresa de que desde sua fundação vem dando lucros aos fundadores e funcionários.

Descrição das definições de globalização

A globalização é um conjunto de transformações econômicas e políticas desde o século XX que estabelece uma integração entre pessoas e o mundo. Ela está a cada dia mais avançada, com isso, é feito transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais para todos os lugares proporcionando uma relação global em nível cultural, político, sociais e econômico.

No campo econômico temos os blocos econômicos, que “são um tipo de acordo intergovernamental, muitas vezes parte de uma organização intergovernamental onde barreiras do comércio são reduzidas ou eliminadas entre os estados participantes”. (Schott 1991, 1.). São considerados bons, pois reduzem tarifas de importação, os produtos ficam mais baratos, a facilidade de ir e vir de um país a outro são facilitados.

Junto com a globalização veio também as facilidades de comunicação e que por sua vez veio a transmissão dos valores culturais, como a Indústria Cultural, que foi capaz de gerar e controlar padrões de comportamento e os costumes das pessoas. A globalização é uma hegemonização cultural a partir do momento em que comunidades tradicionais ou culturais regionais conseguem divulgar para além de suas fronteiras as suas características.

Toda política hoje é indireta ou diretamente global. Os países, as políticas, os povos, são cada vez mais afetados por fatores internacionais e forças globais em aspectos negativos como positivos. Pois se de um lado a globalização une práticas econômicas, sociais e culturais, por outro lado, ela quebra segmentos integrados globalizados e os excluídos. O reconhecimento da existência da globalização não diminuiu a importância de se definir metas políticas, regionais, locais e nacionais, pois há espaço para a construção de estratégias de ação coletiva.

O sistema capitalista se transformou num sistema completo com a globalização. “A globalização incorporou inovações tecnológicas radicais, mas o sistema global de produção não pode desenvolver-se plenamente em função de suas contradições e, especialmente, dado o caráter de insuficiência mundial da demanda solvável” (Costa 2002, 3), ou seja, quanto mais o capitalismo se desenvolve, mais aprofunda a contradição entre o caráter social da produção e a apropriação privada de seus resultados.

Definição de outsourcing

Falando sobre mudanças e globalização, o Outsourcing é uma estratégia usada em muitas empresas para melhorar o seu desempenho e competitividade frente às outras empresas, transferindo suas atividades para outras organizações. É uma relação entre cliente e fornecedor. Isso faz com que compradores e fornecedores lidem com questões específicas usando esse fenômeno com baixo custo para as empresas e aumento de eficiência. Conforme o que está sendo objeto de transferência, o outsourcing sempre envolve um considerável grau de troca de informação, coordenação e confiança entre os dois parceiros (ERBER; SAYED-AHMED, 2005).

Nessa estratégia temos riscos e benefícios que devem ser avaliados antes de aderir a essa opção. Alguns dos riscos é qualidade do pessoal e do trabalho que não podem ser garantidos, infraestrutura, diferenças de leis e regulamentos, entre outros.

Empresas como TIVIT, ISS e CBRE. são exemplos de marcas globais que se encaixam nesse fenômeno do outsourcing. TIVIT, é uma empresa líder em serviços integrados de Tecnologia, Gestão de Infraestrutura de TI, Gestão de Aplicações e Gestão de Processos de Negócios. Onde em 2013 ficou em 20º lugar no ranking do IAOP (Associação Internacional de Terceirização Profissional). A companhia presta serviços para grandes bancos, seguradoras, empresas de meios de pagamento, indústrias de manufatura, concessionárias de serviços públicos e varejo. Já a ISS ficou em 1º lugar no ranking da IOAP em 2013 e 2014. Ela oferece serviços como: limpeza, segurança e serviços de suporte do Imóvel. A CBRE, trabalha com mercado imobiliário e movimentou US$230

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com