TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Infeções Transmitidas Sexualmente

Por:   •  20/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  7.640 Palavras (31 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 31

1) INTRODUÇÃO

O Trabalho de fim de curso é uma condição muito importante para integração curricular, apresentado ao Instituto Médio Técnico de Saúde Boa Visão, pelos estudantes como parte dos requisitos obrigatórios para conclusão do curso e concomitantemente obtenção do grau de Técnico Médio de Enfermagem, que objetivou descrever o tema sobre: Identificar o perfil de conhecimentos e práticas dos alunos do curso de saúde da 11ª classe na escola de formação técnica de saúde do Colégio Boa Visão sobre a prevenção das infeções transmitidas sexualmente no IIª trimestre do ano 2018. É um trabalho escrito de cunho cientifico resultante de uma pesquisa teórico e implementação prática, quanto aos resultados esperados. Visou por um lado, demonstrar de maneira bastante clara, os fundamentos dos componentes dos métodos e dos procedimentos aplicáveis durante o desenvolvimento do trabalho, cujo conteúdo refere-se à essência do trabalho. Nesta perspectiva, a pesquisa obedeceu critérios de sustentação para as abordagens que se seguem: Apresentação de uma breve introdução, concomitantemente, a problemática, formulação do problema, justificativa, objetivo da pesquisa (objetivos gerais e objetivos específicos) fundamentação teórica, opções metodológica, delimitação geográfica do objeto de estudo, Ou seja, os embasamentos teóricos, textuais e tendências de registos comparativos de  abordagens, que visaram comentar os resultados esperados da pesquisa atualmente e apresentação das conclusões e considerações finais. Isto é, objetivou a descrição dos dados sócio demográficos, os fatores associados a enfermidade e o conhecimento no momento do aparecimento dos primeiros sinais e sintomas, que na ocasião utilizamos o método de observação transversal, com abordagem descritivo retrospectivo analítico, que visou estudar os alunos do colégio boa visão da 11ª classe sobre seus conhecimentos a respeito as infracções sexualmente transmitidas, tendo obedecido três pilares fundamentais que se seguem: O primeiro capítulo ilustra apresentação da revisão aos elementos pretextais com interesse a formulação do problema, pertinência e a justificativa, o segundo descreveu os objetivos da pesquisa, o terceiro a fundamentação teórica e o quarto objetivo a metodologia do estudo e os itens que caracterizam as principais variáveis, unidade populacional e amostragem, procedimentos éticos, critérios de inclusão e exclusão, instrumentos e procedimentos de coleta de dados, processamento, analise e síntese dos dados, as limitações temporais e espaciais, dificuldades entre outras restrições durante o percurso, que permitiu em tempo record o produto final para defesa.

1.1) Formulação do problema

            Contextualizando as infecções sexualmente transmitidas, como sendo um problema de saúde pública mundial e uma enfermidade negligenciada, podemos afirmar que tem diagnóstico, tratamento e cura efetiva em condições ideais. Em outras palavras, são vários problemas que ocorrem na condução rotineira dos casos, o que implica prejuízos para população, e as infecções sexualmente transmitidas é a forma de apresentação clínica mais comum encontrada, visto que os agentes causadores tem maior predileção pelas áreas genitais, oral, e por outros, ainda representa um grande problema de saúde pública, particularmente em Angola, concretamente em Luanda.

1.1.1) Pertinência do problema

Considerando os pontos (1 e 1.1), visam a necessidade de questionar o seguinte:

Qual o perfil de conhecimentos e práticas dos alunos do curso de saúde da 11ª classe na escola de formação técnica de saúde do C.B.V sobre a prevenção das infeções transmitidas sexualmente (IST) no IIª trimestre do ano 2018?

1.2) Justificativa

As doenças sexualmente transmissíveis (DST), conhecidas antigamente por doenças venéreas, são transmitidas essencialmente pelo contacto direto , mantido através de relações sexuais onde o parceiro ou parceira necessariamente porta a doença, e indirecto por meio de compartilhamento de utensílios pessoais mal higienizados (roupas íntimas), ou manipulação indevida de objectos contaminados (lâminas e seringas). A importância deste trabalho está em destacar para os jovens o que são as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), como reconhecê-las, qual o perigo que elas apresentam e principalmente como evitá-las. Por meio de diversas etapas o presente trabalho possibilitará uma atitude investigativa, estimulando a reorganização do saber individual e colectivo.

II CAPITULO

OBGETIVO DA PESQUISA

2.1) Objetivos

2.1.1) Geral

  •  Avaliar conhecimentos e praticas dos alunos do curso de saúde da 11ª classe do Colégio Boa Visão sobre a prevenção das infeções transmitidas sexualmente no IIª trimestre do ano 2018.
  • 2.1.2) Específicos        
  •  Descrever a idade, género, raça, estado civil, nível de escolaridade e ocupação dos estudantes,

  • Descrever o perfil de conhecimento dos alunos do Colégio Boa Bisão no curso de enfermagem do 11 classe sobre as IST (sinais, sintomas, fatores de riscos, tratamento, complicações, medidas de prevenções).

III CAPITULO

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

  1. Definição de termos e conceitos

Doenças sexualmente transmissíveis ou Infecção sexualmente transmissível, conhecida popularmente por DST são patologias antigamente conhecidas como doenças venéreas. São doenças infecciosas que se transmitem essencialmente (porém não de forma exclusiva) pelo contacto sexual. O uso de preservativo (camisinha) tem sido considerado como a medida mais eficiente para prevenir a contaminação e impedir sua disseminação.

Abandono é a ruptura dos laços afetivos e materiais que ligam um individuo ao seu meio, seja ele familiar ou grupo social mais amplo (REY, 2008, p. 61-711).

Adesão é a ligação que constitui um dos aspectos básicos da constituição e do funcionamento dos organismos multicelulares. Ou ligação que inicia como o emparelhamento de algumas moléculas complementares das membranas celulares, as quais movimentam outras análogas, ampliando e estabilizando a área de aderência (REY, 2008, p. 61-711).

Arte é o conjunto de preceitos ou regras para bem dizer ou fazer qualquer coisa; talento; oficio (REY, 2008, p. 61-711).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.2 Kb)   pdf (335.6 Kb)   docx (258 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com