TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MONOGRAFIA ENFERMAGEM

Por:   •  17/10/2015  •  Monografia  •  4.928 Palavras (20 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 20

Incidência de mortalidade infantil por diarréia no município de Arcoverde – Pernambuco entre os anos 2000 e 2008

Incidence of diarrhea of infant mortality in the city of Arcoverde – Pernambuco between the years 2000 and 2008

Aline Freitas de Carvalho ¹; Maria Rudlânia Gomes Torres ¹; José de Vasconcelos Carvalho Júnior ¹*

1. Escola Superior de Saúde de Arcoverde – ESSA, Arcoverde - PE.

Resumo: As doenças diarréicas continuam sendo importantes causadoras de óbitos em crianças menores de cinco anos, porém, devido a não obrigatoriedade da notificação dos casos, seus números tornam-se pouco conhecidos. O presente estudo teve como objetivo principal traçar a incidência de mortalidade infantil por diarréia no município de Arcoverde, comparando dados anteriores e posteriores à ampliação dos programas PACS/PSF. Foram avaliados os dados referentes à mortalidade infantil entre os anos 2000 e 2008, período onde se deu o aumento na rede de atenção básica no município. Os dados foram coletados através do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). Constatou-se que o ano 2004 apresentou um maior número de óbitos por diarréia, enquanto que o ano 2003 foi o que apresentou o maior número de óbitos infantis por todas as causas no município de Arcoverde. Já o estado de Pernambuco, a região Nordeste e o Brasil, apresentaram os níveis de mortalidade infantil por diarréia mais elevados entre os anos 2000 e 2001. Concluiu-se que os valores anteriores à ampliação dos programas PACS/PSF encontraram-se reduzidos provavelmente devido á falta de conhecimento dos casos que ocorreram fora do ambiente hospitalar.

Palavras-chave: Mortalidade infantil, diarréia, atenção básica.

Abstract: Diarrheal diseases remain important causes of deaths in children under five years, but due to lack of mandatory reporting of cases, their numbers become unfamiliar. This study aimed to define the incidence of infant mortality from diarrhea in the city of Arcoverde, comparing data before and after the expansion of programs PACS / PSF. We evaluated the data on infant mortality between 2000 and 2008, a period where the increase occurred in the primary care network in the city. Data were collected through the Information System (SIM). It was found that the year 2004 showed a greater number of deaths from diarrhea, while the year 2003 was presented the highest number of infant deaths from all causes in the municipality of Arcoverde. Since the state of Pernambuco, Northeast Brazil and showed levels of infant mortality from diarrhea higher between 2000 and 2001. It was concluded that the values prior to the expansion of programs PACS / PSF found themselves reduced probably due to lack of knowledge of cases that occurred outside the hospital.

Keywords: Infant mortality, diarrhea, primary.

*Autor para correspondência: José de Vasconcelos Carvalho Júnior. Av. Gumercindo Cavalcanti, n° 420. Bairro: São Cristóvão. CEP: 56500-000. Arcoverde – PE, Brasil. e-mail: junivasco@hotmail.com

1 INTRODUÇÃO

Segundo a Organização Mundial de Saúde (2009), a diarréia é a segunda maior causa de mortalidade em crianças no mundo, seguida pela pneumonia. A cada ano cerca de 1,5 milhões de crianças menores de cinco anos em todo o mundo morrem por diarréia, representando cerca de 40% do total de mortes em crianças nessa faixa etária. Nos países em desenvolvimento a diarréia é mais prevalente, devido a fatores socioeconômicos como, as más condições sanitárias, falta de água potável, dentre outros fatores que facilitam a propagação dos patógenos que causam essa doença.

A mortalidade infantil por diarréia no Brasil caiu desde meados do século XX, mediante medidas de saúde pública e políticas de saneamento. (OLIVEIRA; LATORRE, 2010).

Segundo o Ministério da Saúde (2010), a região Nordeste no ano de 2009 apresentava uma taxa de mortalidade infantil por diarréia de 2,2 por 1000 nascidos vivos, dentre a população coberta pela atenção básica, uma taxa relativamente alta quando comparada aos níveis nacionais.

Em Pernambuco, os indicadores de mortalidade mostraram uma queda nos índices de mortalidade infantil, onde no ano de 2002 o coeficiente total de óbitos infantis era de 10,6%, vindo esse número a decrescer nos últimos anos, onde em 2008 o coeficiente era de 5,7%. A taxa de mortalidade infantil por diarréia em 2004 era de 3,0 para cada 1000 nascidos vivos, enquanto que no ano de 2009, o total foi de 2,0 por cada 1000 nascidos vivos, dentre a população coberta pela atenção básica (BRASIL, 2010).

A diarréia já foi responsável por altas taxas de mortalidade infantil a nível mundial e nacional, entretanto, nas últimas décadas, tem se mostrado que é capaz reduzir tanto as taxas de adoecimento, como as de mortalidade, adotando medidas de prevenção e educação em saúde com a comunidade e melhorando a qualidade do atendimento à criança com um quadro de doença diarréica (PONTUAL; FALBO; GOUVEIA, 2006).

Vasconcelos e Filho (2008) enfatizam que a mortalidade por diarréia vem reduzindo nos últimos vinte anos devido às medidas de saneamento, incentivo ao aleitamento materno e melhoria de condições de higiene e estado nutricional. Assim como a ampliação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e Programa de Saúde da Família (PSF), o que produziu um impacto significativo no que diz respeito à morbimortalidade.

O Programa Saúde da Família foi implantado no município de Arcoverde no ano de 1995, através da Unidade de Saúde da Família da Vila do Presídio. No ano 2000, mais três USF foram inauguradas. Entre 2004 e 2005, houve um aumento significativo na cobertura de atenção básica do município, onde foram inauguradas sete USF. Em 2008, outras seis unidades começaram a funcionar, totalizando assim, dezessete USF, número que segue até os dias de hoje. (SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, 2011).

Segundo o Ministério da Saúde, (2003), cada Equipe de Saúde da Família deve ser responsável pelo atendimento de no máximo 4.500 pessoas, porém, segundo o Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, deve-se considerar que cada equipe de saúde da família é responsável por 3.450 pessoas.

A estratégia de saúde da família se apresenta como uma nova forma de organização da atenção básica a partir de ações individuais ou coletivas, com o objetivo de garantir a promoção da saúde, a prevenção de agravos e a assistência aos problemas de saúde (BRASIL, 2004a).

Considerando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (77.3 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com