TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodos utilizados para controle e ou eliminação de agentes infecciosos

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 3

Indrodução

A sigla Aids significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. O vírus  da Aids é conhecido como HIV e encontra-se no sangue, no esperma, na secreção vaginal e no leite materno das pessoas infectadas pelo vírus. Objetos contaminados pelas substâncias citadas, também podem transmitir o HIV, caso haja contato direto com o sangue de uma pessoa.É uma doença causada pelo vírus humano de imunodeficiência, conhecida como HIV. Logo que a pessoa é infectada pelo HIV, o vírus começa a atacar o seu sistema imunológico, especificamente as células brancas do sangue, chamadas células T ou células CD4. Inicialmente, e às vezes por muitos anos, a pessoa pode não apresentar sintomas de estar doente e aparecer perfeitamente saudável. Você não pode dizer se uma pessoa tem o HIV simplesmente olhando para ela. Uma pessoa pode estar infectada com HIV e nem mesmo saber. Demora seis meses após estar infectado pelo HIV para que os testes possam mostrar se alguém é HIV soro-positivo. Depois que uma pessoa contraiu HIV, até mesmo antes de os teste serem confirmados positivos, ela já pode transmitir a infecção a outros. Um indivíduo infectado tem aproximadamente 800 a 1000 células T, que são as células de defesa imunológicas. Se o HIV comprometer muito o sistema imunológico da pessoa, as suas células T cairão a um nível perigosamente baixo. O diagnóstico da pessoa muda de HIV soro-positivo à AIDS quando suas células T caem abaixo de 200, ou quando uma infecção vence o sistema imunológico enfraquecido, chamada infecção oportunista. As células T são um dos mecanismos de defesa do corpo contra infecções por bactérias, vírus, fungos e parasitas. Quando a contagem das células T de uma pessoa cai muito, ela torna-se vulnerável às infecções que o sistema imune de uma pessoa saudável poderia resistir. Isso explica porque pessoas com AIDS em estágios terminais frequentemente adoecem. Elas estão mais vulneráveis à tuberculose, pneumonia e muitas outras doenças. E podem morrer por causa dessas outras infecções. E é a isso que chamamos AIDS: em conseqüência de ter contraído o vírus HIV, a pessoa adquiriu uma deficiência imunológica. Agora você sabe que o vírus chamado HIV causa a doença conhecida como AIDS e que a AIDS pode seriamente afetar ou até matar. A pessoa portadora do vírus HIV, mesmo não tendo desenvolvido a doença, pode transmiti-la.Agente etiológico

Os vírus da imunodeficiência humana HIV-1 e HIV-2 são membros da família Retroviridae; subfamília Lentivírus.Este grupo de vírus se manifesta por infecção persistente, a despeito da resposta imune do hospedeiro. Os retrovírus caracterizam-se por terem replicação dependente de um DNA de dupla-hélice intermediário (provírus) integrado ao genoma da célula hospedeira.  O HIV é esférico, tendo aproximadamente 100nm de diâmetro, com um core (núcleo viral) constituído de  fitas de RNA e proteínas estruturais estabilizadas por um capsídeo protéico, circundado por um envelope externo de glicoproteínas em uma membrana lipídica.

A fisiologia caracteriza-se pela penetração do vírus HIV no organismo do hospedeiro, onde age especificamente sobre as células TA (linfócitos auxiliares) ou CD4+, nas quais se replica. Pode também  se localizar em outras células, especialmente macrófagos teciduais, e pode ocorrer replicação em linfonodos. Processa-se então a destruição (lise) das células parasitadas, que deixam de produzir várias linfocinas (como o interferon y, a interleucina 2 e o fator de crescimento das células B). Por sua vez, as células T4 e TA não-comprometidas passam a combater os linfócitos parasitados, concorrendo para a lise dessas células,  e conseqüentemente, para a imunodepressão do portador. O indivíduo pode permanecer assintomático de 5 a 10 anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com