TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BUDISMO E TAOÍSMO

Por:   •  22/5/2017  •  Seminário  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ALICE KELLY REIS DE OLIVEIRA

 

BUDISMO E TAOÍSMO 

PALMAS
2017

ALICE KELLY REIS DE OLIVEIRA

BUDISMO E TAOÍSMO

Trabalho apresentado à disciplina Cultura Religiosa, como requisito parcial para obtenção de nota na G1 no semestre 2017.1.

Orientador: Prof. Ilson Muller

                            

PALMAS
2017

INTRODUÇÃO

É impossível contabilizar o número exato de religiões que existem no mundo, de acordo com o jornal Folha de São Paulo (2006), na cidade de São Paulo abre-se uma nova igreja a cada dois dias, isso nos remete ao pensamento de que grandes religiões não são apenas igrejas ou novas seitas que surgem com o decorrer do tempo, mas sim, eixos religiosos que sobreviveram ao longo da história, tendo em vista que boa parte dessas novas igrejas não sobrevivem e acabam se fechando no decorrer dos dias.

O Budismo foi fundado no Nepal, no século VI a.C. prega o ateísmo e a inexistência de um Deus pessoal, não possui uma descrição exata, tendo em vista que abrange diversas filosofias.

O Taoísmo, foi fundado na China e sua principal crença está baseada na teoria de que o Tao é o caminho da felicidade e da virtude, na harmonia e equilíbrio com o universo, acredita-se numa força cósmica que está presente em tudo e em todos.

BUDISMO

O Budismo é uma filosofia de vida não-teísta, ou seja, essa religião não possui um Deus (ou deuses) centralizado, é baseada integralmente nos profundos ensinamentos do Buda para todos os seres, que revela a verdadeira face da vida e do universo.

Quando pregava, o Buda não pretendia converter as pessoas, mas iluminá-las. É uma religião de sabedoria, onde conhecimento e inteligência predominam. O Budismo trouxe paz interior, felicidade e harmonia a milhões de pessoas durante sua longa história de mais de 2.500 anos.

O Budismo é uma religião prática, devotada a condicionar a mente inserida em seu cotidiano, de maneira a leva-la à paz, serenidade, alegria, sabedoria e liberdade perfeitas. Por ser uma maneira de viver que extrai os mais altos benefícios da vida, é frequentemente chamado de "Budismo Humanista".  

O Budismo tem como data de inicio a data do nascimento de seu fundador “O BUDA” ( Siddhartha Gautama) algumas fontes indicam que foi em 563 AEC (antes da era comum) outras 624 AEC (antes da era comum).

Buda não era considerado um deus, ele foi um homem que alcançou a iluminação por meio de si mesmo, ou seja, por meio de sua própria prática. Enquanto viajava por toda a Índia, ele ia conquistando discípulos, ensinando e divulgando seus próprios princípios para as pessoas.

O Buda formou uma das primeiras ordens monásticas do mundo, conhecida como Sangha. Seus seguidores tinham as mais variadas características, e ele os ensinava de acordo com suas habilidades para o crescimento espiritual. Ele não exigia crença cega; ao contrário, adotava o "venha e experimente você mesmo", atitude que ganhou os corações de milhares.  Sua, era a senda da autoconfiança, que requeria esforço pessoal inabalável.

O budismo tem a ideia de que o ser humano vai reencarnar infinitamente após a morte, e que sempre irá passar pelos sofrimentos do mundo material. Acredita-se na teoria de que o que a pessoa faz durante a vida determinará o que ela será na próxima vida, essa ideia é conhecida como carma. Durante os sofrimentos da vida, o espírito pode atingir a “pureza espiritual”, sendo privilegiado com o fim das reencarnações.

A filosofia budista diz que a existência está relacionada com a dor e que a dor é simplesmente a falta de conhecimentos e os desejos materiais. Portanto, para que se viva sem dor, é necessário antes superar a ignorância.

TAOÍSMO

O Taoísmo é uma filosofia religiosa chinesa, que tem como conceito chave o Tao, que significa caminho, estrada, método. Não é configurada como uma religião, no sentido real deste termo, é uma combinação de ensinamentos cujas fontes são variadas, e se manifesta como um sistema ético, religioso ou filosófico.

Surgiu na China, em meados do século II, durante da dinastia Han, é muito valorizada pelo confucionismo. A sua origem é atribuída ao chinês Lao Tse.

A filosofia taoísta acredita que a sabedoria do Tao (caminho) é a única fonte existente no universo; acredita-se também que a vida é um dualismo, regida pelos elementos yin e yang, que seria o feminino e o masculino, estas duas forças se complementam e não existem uma sem a outra. Nesta filosofia, as atitudes humanas devem estar sempre de acordo com a natureza, tendo em vista que o ser humano deve buscar o seu equilíbrio com a natureza, se desprendendo do mundo matéria, não desejando nada, pois acreditam que quando um desejo é realizado, outro aparece em seu lugar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (236.6 Kb)   docx (769.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com