TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Balanço hídrico

Por:   •  30/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

Balanço hídrico

O equilíbrio hídrico é um processo dinâmico, indispensável para manter o paciente estabilizado, sendo regulado por mecanismos de adaptação que dependem da ingestão e eliminação de agua de sua distribuição no organismo e da regulação das funções renais e pulmonares.

As alterações do desequilíbrio hidroeletrolítico são encontradas com relativa frequência em paciente internado em unidades de terapia intensiva, nos quais se encontram em estados de instabilidade hemodinâmica e com alteração da capacidade normal de regulação  homeostática. Exigindo um controle rigoroso do balanço hidroeletrolítico

Definimos balanço hídrico como um processo de observação e registro da quantidade de líquidos administrados por via parenteral ou por via enteral e eliminados por paciente através das vias urinarias trato gastroinstinal ,drenos, sondas, fistulas ou outros métodos, no período de 24h.

A importância do balanço hídrico se deve a composição do corpo humano que possui um grande percentual de líquidos. Músculos, sangue, gordura corporal e tecido ósseo. O corpo humano possuem uma media de 65 a 70 de agua em homens adultos e 60  para mulheres adultas.

 A eliminação incorreta desses líquidos levam a perda ou acumulo de substancias  que em proporções  inadequadas  podem causas graves danos ao organismo, principalmente quando associadas a algum tipo de patologias.

Cabem ao técnico de enfermagem a execução da atividade de verificação e registro de impresso próprio os volumes administrados e eliminados pelo paciente dentro das 24horas de assistência, e essencial que a equipe de enfermagem realize o registro  adequado para oferecer dados técnicos para que equipe medica possa intervir se segundo a demanda do paciente.

O fechamento do B.h é realizado através de um calculo onde somamos todos os volumes administrado e todos os volumes eliminados ao longo das 24h do plantão.

Para obtemos os resultados dos valores administrados e eliminados procedera a subtração em desses volumes tendo como volume final a quantidade real de liquido retidos ou eliminados pelo paciente no período de tempo pré-determinado, indicado se o paciente teve o balanço positivo ou balanço negativo.

O b.h será positivado se a quantidade de liquido administrados for maior a quantidade de líquidos eliminados  e devera ser identificados com sinal de + antes do valor numérico correspondente.

Caso a quantidade de líquidos eliminados for superior a quantidade de líquidos administrados entendemos que o b.h. esta negativado e devera ser representado pro sinal de – antes do numero correspondente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (28.1 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com