TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito da Loucura E Seus Reflexos Na Assistência De Saúde Mental

Por:   •  9/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

ACERCA DO CONCEITO DE LOUCURA E SEUS REFLEXOS NA ASSISTÊNCIA DE SAÚDE MENTAL

Antigamente a assistência com pessoas em sofrimentos mentais especificamente na Grécia Antiga, a loucura era vista como um privilégio, pois com seu delírios podiam ter acesso a verdades divinas. E isto não queria dizer que essas pessoas eram normais ou iguais, mais sim que eram portadoras de uma ausência de razão, apesar de residir no local, precisava ser mantida a distância. Já na Antiguidade Clássica, a loucura vai se encaminhando em direção oposta, e nisso se deu o rompimento no espaço das artes, através da crescente dissolução entre a imagem e a escrita, observada nesse período. A brecha entre as experiências mística e consciência crítica foi aberta durante a Renascença e nunca mais deixou de se abrir. A loucura já não é mais porta-voz da verdade divina e em pouco tempo passará a ocupar o lugar de representante simbólico do mal.

Na Idade Média, os loucos foram excluídos da sociedade e comparadas com a doença lepra, porque se espalhava rapidamente causando medo nas outras pessoas consideradas “normais”. O modelo hospitalar no século XVIII era marcar a apreensão do fenômeno da loucura como objeto do saber médico caracterizado como doença mental e uma passível cura, acontece a valorização do pensamento cientifico e em meio a esse termo surge o hospital como espaço terapêutico.

No pós guerra, teve um cenário propicio para o surgimento dos movimentos reformistas da psiquiatria da contemporaneidade, teve várias propostas de reformas. Porém, a atenção específica ao doente mental no Brasil teve início com a chegada da família Real, passou por muitos processos de mudanças, fez-se o uso de medias de controle, como fazendo um espaço que recolhesse das ruas as pessoas que ameaçavam a paz e as ordens sociais. Em 1852 foi criado o primeiro hospício brasileiro, tendo o hospital psiquiátrico como cenário de isolação, o psiquiatra passou a necessitar de um profissional que servisse de vigilante e ao mesmo tempo queria seguia as instruções quanto ao tratamento. O enfermeiro era visto como agente estabelecido entre o guarda e o médico. Nesse período foi criada uma escola para profissionalizar Enfermeiros e Enfermeiras visando à formação para atuarem no espaço asilar.

Portanto, se pode crer que passaram por várias transformações profundas, passando as épocas foi melhorando aos poucos, mais ainda precisa melhorar muito, e ter mais profissionais para atuar nesta área, pois é necessitada de pessoas para proporcionar assistência as pessoas com problemas mentais.

Referência Bibliográfica:

Disponível: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692005000400019 >Acesso em: 07 de agosto de 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (34.5 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com