TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE

Por:   •  27/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]                 UNI -ANHANGUERA

[pic 2]TRABALHO – 2020

DISCIPLINA: BIOÉTICA E LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM

SEMESTRE: 6º              

DATA: 12/11/2020

O PAPEL DO ENFERMEIRO

A ENFERMAGEM

Os Profissionais desta área embora trabalham com o indivíduo dentro da sua particularidade, alguns autores acreditam que há uma ponte entre a Enfermagem e as outras profissões fazendo valer as multidisciplinaridade, pois, o profissional desta área tem por objetivo auxiliar o indivíduo, porém considerando as particularidades de todos os outros profissionais, em uma visão mais ampla.  

Muitos consideram a enfermagem como a prima-irmã da Medicina, não há possibilidade de exercer a medicina sem uma referência histórica da enfermagem, sem situar no que está acontecendo. A enfermagem importou consigo também uma metodologia da Antropologia.  Algumas áreas foram incorporadas na enfermagem como campos vizinhos, irmãos, abrindo assim, a perspectiva do profissional

O PAPEL DO ENFERMEIRO

        

        Conseguimos identificar com o passar dos anos algumas modificações nas atuações do enfermeiro e o seu desempenho quanto as necessidades dos serviços de saúde, ocasionadas por suas políticas, com o afastamento gradual desse profissional relacionado ao cuidado direto ao paciente, e sua inclusão gradativa no exercício de gerenciamento do cuidado e da integração no dia-a-dia do trabalho. Assim, o cuidado direto passa a ser realizadas mais comumente pelas demais categorias de enfermagem. Ressaltando que a enfermagem hoje é atualmente um abrangente campo de pesquisa e atuação que envolve diferentes espaços institucionais e comunitários no âmbito da saúde.

        O desempenho do enfermeiro no contexto hospitalar não faz referência apenas a um cuidado direto ao paciente refere-se, além disso, também, uma atenção dispensada à família e a equipe de saúde, dentro do desempenho profissional. A atuação deste profissional visa gerar transformações, atividades curativas e de prevenção, diminuindo assim o sofrimento que a hospitalização e a doença causam ao indivíduo.

Em cada caso é feito diferentes diagnósticos a partir do aspecto que o paciente tem da doença e da sua particularidade, envolvendo assim todo um contexto de sua formação cultural, social e individual. O profissional nesta área, deve estar alerta, especialmente para o modo como o paciente reage frente ao diagnóstico de sua doença, como a sua história psíquica e social intervém na dinâmica daquela enfermidade, e também como se constituem as relações psicológicas ente o paciente, a família e a equipe de saúde.

Sobre a dificuldade encontrada com as condições de trabalho oferecidas, determinadas causas que possui um relacionamento com o ambiente laboral podem proporcionar riscos à saúde, uma enfermidade ocupacional pode ser contraída quando um trabalhador executa o trabalho em turnos alternados, repercussões do trabalho na vida pessoal e falta de valorização e perspectivas de crescimento,  E os aspectos atrelados às influências desempenhadas pelo trabalho referem-se, principalmente, às condições do ambiente onde a atividade é desenvolvida e ao modo como o trabalho se organiza. Tais aspectos indicam prejuízos à saúde física e mental, sendo o estágio inicial de mal-estar caracterizado por nervosismo, irritabilidade, indisposição e cansaço que podem ser indicadores de prejuízos à saúde. (ZANATTA, 2002).

As cobranças cada vez mais rigorosas são constadas quanto à competência imprescindível para o trabalho, bem como a do ritmo de trabalho, a diversidade de atividades e as multifacetas funcionais como atribuição de capacidade. Em compensação, o receio e a preocupação de uma possível demissão a qualquer instante, são experimentados taciturnamente. Impedidos de serem expressos. (SILVA et al.,2009, p  . 80).

O enfermeiro diante dessas atividades solicita uma variedade de envergaduras interpessoais, com turnos e escalas de fortes pressões externas. Estes são profissionais distintos pelo cuidado e a relação direta com pacientes e familiares. Entretanto, quando estes profissionais compreendem que há barreiras entre o seu ofício e o sistema que estão inseridos, entram em conflito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (88.5 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com