TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Homem Cultura Sociedade

Por:   •  21/11/2018  •  Ensaio  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  1.298 Visualizações

Página 1 de 2

Atualmente, vivemos em mundo em que devido ao processo de colonização muitas culturas foram diversificadas em todos os locais do mundo. Sendo assim fatores importante como a diversidade cultural que ate mesmo um pais (como o Brasil) pode ter, devemos  em consideração experiências passadas ou atuais do nosso pais ou até de países terceiros, negativas quanto positivas, para procurar formas de criar uma sociedade melhor e sem preconceitos , respeitando todos cada um com sua cultura e diferenças.

[Cesgranrio-2009 (adaptada)]. Segundo Marcuschi, a escrita é usada em contextos sociais básicos da vida cotidiana, em paralelo direto com a oralidade. Historicamente, a figura do Papai Noel, por exemplo, sempre ocupou amplo espaço no imaginário infantil. Assim sendo, os diferentes grupos sociais cultuam o bom velhinho, criando situações de interação, tal como se lê no texto a seguir.

E aí, Papai Noel, belê? [1]

A parada é a seguinte: eu tô muito a fim, tô a finzaço mesmo de ter um Mini System Titanium da Gradiende no meu quarto, aquele que reproduz MP3 com 5000 watts de potência, tá ligado? Sabe como é: eu queimo uns CDS MP3, convido a mina para ouvir um som da hora, a gente troca umas ideias e aí, meu velho, você tá ligado, né? E então? Quebra essa pra mim, mano.

Da estrutura lingüística, composicional e temática do texto acima reproduzido, depreende-se, quanto ao gênero exemplificado:

[1] Revista Época, 16/12/2002.

Escolha uma:

a. trata-se de um e-mail, por apresentar linguagem semiformal, permitida nesse tipo de gênero

b. trata-se de uma carta, por ter um tom íntimo, visto em “Quebra essa pra mim, mano”, e apresentar uma linguagem afetiva

c. trata-se de um bilhete, por ter um tom íntimo, visto em “Quebra essa pra mim, mano”, e apresentar uma linguagem afetiva.

d. trata-se de um bilhete, por demonstrar familiaridade e apresentar linguagem informal, bastante próxima da oralidade, como se exemplifica em “belê”, “tô a finzaço”, “você tá ligado,né?”

e. trata-se de um pedido, distante da oralidade, como se lê em “Mini System Titanium, MP3 com 5000 watts de potência”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (30.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com