TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO ENFERMEIRO DO TRABALHO NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO AMBIENTE HOSPITALAR

Por:   •  26/10/2015  •  Monografia  •  1.242 Palavras (5 Páginas)  •  809 Visualizações

Página 1 de 5

 O PAPEL DO ENFERMEIRO DO TRABALHO NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO AMBIENTE HOSPITALAR.

1 INTRODUÇÃO

   São cada vez mais comuns relatos de acidentes no ambiente de trabalho tudo isso por não ter a devida prevenção. No ambiente hospitalar a maioria dos acidentes se deve a carga horária de trabalho muito elevada, péssimas condições de trabalho o que acaba gerando grande estresse nestes profissionais.

  Diante da exigência cada vez maior relacionada à execução das tarefas, e da grande falta de informação, muitas pessoas sofrem acidentes que poderiam ser evitados se houvesse o seguimento das normas de proteção de acidentes no ambiente laboral (TORREIRA, 1999).

        O não uso do EPI (Equipamento de proteção individual) são um dos fatores que justificam os índices ainda apresentados de acidentes de trabalho, partes dos trabalhadores que ainda insistem em não utilizar, afirmando que os mesmos acabam prejudicando seu desempenho final no trabalho (SALIBA, 2004)

          O sistema de saúde demonstra seu interesse pelos temas referentes às cargas de trabalho, obrigações e riscos a que estão expostos os trabalhadores tardiamente, bem como suas atividades realizadas em função daqueles que são objetos de seu cuidado. Existe uma grande necessidade de humanizar o trabalho desses profissionais, para que eles assim prestem seus serviços aos clientes com maior atenção, mas antes disso é preciso valorizar primeiro á saúde do profissional a prestar o serviço. (MAURO et al., 2010).

        Os profissionais de saúde estão expostos a diversos riscos em seu ambiente de trabalho, a área hospitalar expõe o profissional a riscos físicos, químicos, fisiológicos, psíquicos, mecânicos e principalmente biológico devido à execução de suas atividades.

       A Lei Orgânica da Saúde (8.080/90) regulamenta os dispositivos constitucionais sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), destacando a Saúde do Trabalhador, a que se refere ao conjunto de atividades que se destinam por meio de ações de vigilância epidemiológica e sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visam à recuperação e à reabilitação dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho (BRASIL, 1990).

         A NR – 32 norma regulamentadora que, tem como finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implantação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral. (BRASIL, 2005)

        A identificação precoce dos riscos aos quais os profissionais de saúde estão expostos é um fator muito importante que contribui para prevenção, reduzindo danos a saúde do trabalhador e evitando prejuízos a instituições.

        Para diminuir os riscos a que tais profissionais são expostos é necessário um trabalho de educação continuada, treinamento, palestras afim de que eles entendam a importância da prevenção e do uso correto dos equipamentos de proteção, ai que entra o enfermeiro do trabalho, tendo um papel fundamental na orientação dos demais profissionais junto com toda a equipe responsável pela saúde desse trabalhador.

      A escolha do tema justifica-se pelo interesse aos riscos que são expostos o profissional da área de saúde, que geralmente estão preocupados com o cuidado ao próximo e acabam esquecendo-se de cuidar de si,muitos dos acidentes podem ser evitados através de medidas de prevenção que podem ser aplicadas por meio do enfermeiro do trabalho.

      O objetivo geral desta pesquisa é descrever através da analise de publicações cientificas, os principais acidentes de trabalho dentro do ambiente hospitalar que acometem os profissionais da área,e destacar  o papel do enfermeiro do trabalho diante da prevenção e da promoção na saúde do trabalhador, e que medidas podem ser adotadas para que se diminuam os índices de acidentes de trabalho.

2 METODOLOGIA

     O presente estudo teve como metodologia a revisão bibliográfica nas bases de dados LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e do Scielo (Scientific Electronic Library Online), além de outras publicações eletrônicas de relevância em território nacional.

     Foram encontrados 25 artigos destes 20 foram selecionados, pois tiveram maior relevância com o tema do estudo, os artigos selecionados tiveram como ano de publicação a partir do  2000.

    A revisão literária foi realizada no período de novembro de 2014 a janeiro de 2015. Empregaram-se os seguintes descritores: enfermagem do trabalho, riscos ocupacionais, acidentes de trabalho, ambiente hospitalar, profissionais de saúde e prevenção. Efetuou-se primeiro a leitura dos artigos selecionados analisando de forma critica, elaborando uma discussão dos resultados com as abordagens sistematizadas pelos diferente autores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (122.1 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com