TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel do assistente social no ambiente hospitalar

Por:   •  3/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.396 Palavras (10 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 10

        Instituto Superior de Teologia Aplicada – INTA

Serviço Social

Carla Bianca Melo

O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NO AMBIENTE HOSPITALAR

REDE PÚBLICA DE SAÚDE

Pinheiro Ma

2019

CARLA BIANCA MELO

O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NO AMBIENTE HOSPITALAR

REDE PÚBLICA DE SAÚDE

Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Metodologia de Pesquisa no curso de Serviço Social apresentado à Universidade Instituto Superior de Teologia Aplicada-Inta.

(ORIENTADOR)

Pinheiro Ma

2019

Errata

Folha de aprovação

                                                           

                                                              Dedico este trabalho a Deus que nos criou;

                                                              Ao meu esposo, Cristiano Oliveira de Paula,

                                                              grande colaborador e incentivador e a minha    

                                                              filha, Maria Cecília, luz da minha vida.                                                                                                                                                                                                              

Agradecimentos

 

 A Deus que proporcionou a realização de mais um sonho e me fez chegar até aqui.

 Ao meu esposo, pela cooperação e motivação todos os dias, por ser a pessoa que mais acredita em mim!

Aos professores em especial Profa. Juliana Cavalcante, que não mede esforços e sempre está disposta a ajudar e contribuir para um melhor aprendizado (obrigada profa.)

Agradeço também a instituição por ter nos acolhido e nos dado a chance e todas as ferramentas que me permitiram chegar ao final desse ciclo de aprendizagem e conhecimento.

Resumo

O profissional formado em Serviço Social tem como objetivo amparar pessoas que de alguma forma não tem total acesso à cidadania, orientando-os a resolver problemas ligados a educação, habitação, emprego, saúde. É uma profissão de cunho assistencial, ou seja, voltada para a promoção do bem-estar físico, psicológico e social.

Este profissional pode trabalhar em empresas privadas, órgãos públicos, ONGs e Hospitais orientando e acompanhando pessoas e desenvolvendo programas de assistência dirigidos a diversos públicos como crianças em situação de risco, populações com poucos recursos financeiros ou afetadas por catástrofes naturais, idosos, etc.

O trabalho em Hospitais se inscreve no que é denominado Tripé da Seguridade Social junto com a Assistência Social e Previdência, o trabalho do assistente social está relacionado com a saúde preventiva, curativa e de urgência e emergência, com o acolhimento e segurança do paciente (usuário), desenvolvendo o trabalho de socialização de informação e mobilização social. 

Resumo em língua estrangeira

The professional degree in Social Service aims to support people who somehow don't have full access to citizenship, guiding them to solve problems linked to education, housing, employment, healthcare. Welfare-oriented profession, that is, geared to the promotion of physical, psychological and social well-being. This professional can work in private companies, public agencies, NGOs and Hospitals advising and accompanying persons and developing assistance programmes aimed at various audiences as children at risk, with a few populations’ financial resources or affected by natural disasters, the elderly, etc. The work in Hospitals is part of what is called the Tripod of Social security along with Social assistance and welfare, the social worker's work is related to preventive, curative and health and emergency, with the host and patient safety (user), developing the work of socialization and information ...

INTRODUÇÃO (mínimo 1 lauda)

A atuação dos assistentes sociais na saúde no Brasil era ligada à profilaxia de doenças transmissíveis e hereditárias, buscava melhorias nas condições de higiene e alimentação através da prevenção e promoção, ou seja, ele era apenas um educador social. Após o novo conceito de saúde elaborado em 1948 que definia a saúde como “estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença” foi necessário a requisição de outros profissionais para atuar no setor e surgiram outras competências para o assistente social, tais como intervir junto as questões de cunho econômico, social e cultural, que podiam comprometer com o bem-estar social do indivíduo.

Devido a inserção dos assistentes sociais na saúde que é um ramo de trabalho que compreende desafios, possibilidades e dificuldades que optamos em estudar O Papel do assistente social no ambiente hospitalar, restringindo essa atuação na Rede Pública de Saúde, pois é onde os anseios e necessidades da população mais vulnerável se encontram, nisso pretende-se investigar e informar quais são as competências e atribuições do profissional de Serviço Social nos hospitais públicos, seu cotidiano institucional, perfil dos usuários, bem como suas necessidades, resultando assim em conhecimento necessário para nosso futuro profissional.

Diante da atual conjuntura frente ao desmonte da Saúde, Assistência Social, Previdência Social que se constituem o tripé da Seguridade Social, sentiu-se a necessidade de explorar essa área de atuação do assistente social, visto que sua atuação é de grande importância para a sociedade pois trabalha buscando qualidade de vida, promoção, prevenção, acompanhamento familiar, encaminhamentos necessários, socialização de informação, mobilização social que a atividade social no Hospital é reconhecida.

PROBLEMÁTICA (mínimo 1 lauda)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (185.9 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com