TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE SÃO EXAMES LABORATORIAIS?

Por:   •  21/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  6.930 Palavras (28 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 28
  1. O que são exames laboratoriais?  

Exame laboratorial é o conjunto de exames e testes realizados em laboratórios de análises clínicas visando um diagnóstico ou confirmação de uma patologia ou para um check-up (exame de rotina).

  1. Quais são as fases para análise dos exames laboratoriais? Comente cada uma.

Fase pré-analítica: Basicamente indicação e solicitação de exames, o preparo do paciente, a coleta, armazenamento e transporte. As ações executadas nesta fase repercutem em todas as demais fases do processo; Um erro pode comprometer a qualidade nos resultados obtidos; Fatores importantes: dieta, jejum desejável, uso de medicamentos, horário da coleta, atividade física, ingestão de líquidos, tabagismo, material a ser coletado, etc; Cuidados com a sequência correta em que os tubos de coleta; Venopunção: garroteamento e a homogeneização do sangue; Identificação das amostras coletadas.

Fase analítica: Se resume na realização do teste. Que se inicia-se com a validação do sistema analítico, através do controle da qualidade interno na amplitude normal e patológica, e se encerra, quando a determinação analítica gera um resultado; Assegurar resultados precisos e exatos;

• Analise: Confiabilidade – precisão, exatidão, sensibilidade, especificidade, linearidade;         Praticidade – volume e tipo da amostra, duração do ensaio, complexidade    metodológica, estabilidade dos reagentes, robustez, necessidade de equipamentos, custo, segurança pessoal. 

Fase pós-analítica: É a análise do resultado e liberação do laudo. Inicia-se, após a        geração do resultado analítico, quantitativo e/ou qual sendo finalizada, após a entrega do laudo conforme legislação vigente.

  1. Cite quais são os cuidados para preparar o paciente para a coleta de exame de sangue.

Necessita ter todo o devido preparo, conforto e privacidade do paciente; Punção venosa corretamente; Coleta de urina: Auto coleta, sonda intermitente, sonda de demora; Coleta de fezes; Swab nasal, de feridas, escarro... Fatores que podem influenciar nos resultados: Técnica da coleta do material; Ter praticado atividade física; O período de jejum; Dieta inadequada; Administração de drogas e medicamentos.

  1. Quais são os tubos existentes para a coleta de sangue? Qual é a finalidade de cada um? Quais são os exames específico de cada tubo?

Tubo com tampa azul: Avalia a coagulação sanguínea; Para isso, utilizam anticoagulantes e citrato de sódio.

Tubo com tampa verde: Destinados às análises bioquímicas; Por esse motivo, possuem em seu interior anticoagulante e heparina que ativam as enzimas antiplaquetárias, bloqueando a coagulação.

Tubo com tampa amarela: Contém ativador de coágulo jateado na parede do tubo que faz com que o processo de coagulação seja acelerado e gel separador para obtenção de um soro com melhor qualidade; Utilizados em rotinas de bioquímica, sorologia, imunologia, marcadores cardíacos e tumorais.

Tubo com tampa vermelha: Possui ativador de coágulo (sílica) jateado na parede do tubo, fazendo com que o processo de coagulação da amostra seja acelerado; Utilizados tipagem ABO, RH, pesquisa de anticorpos, fenotipagem eritrocitária e teste de antiglobulina direta.

Tubo com tampa cinza: Possui fluoreto de sódio e EDTA.

Fluoreto → inibidor glicolítico;

EDTA → mantém a morfologia das células íntegra;

Utilizado especificamente para dosagens de glicose e hemoglobina glicada.

Tubo com tampa roxa: Possui EDTA jateado na parede do tubo e são utilizados em bancos de sangue; O EDTA é o anticoagulante recomendado para rotinas de hematologia por ser o melhor anticoagulante para a preservação da morfologia celular.

  1. Quais são os fatores que podem influenciar nos resultados dos exames?

Tempo em jejum (as coletas de sangue devem ser evitadas após período muito prolongado de restrição alimentar – superior a 16 horas; Já em outros casos, como os exames de glicose e insulina, por exemplo, o jejum máximo permitido é de 14 horas; Paciente deve seguir a dieta alimentar e hídrica habitual para coleta de exames de sangue, fezes e urina, exceto quando para realização de algum exame é exigida dieta específica). Horário da coleta: a coleta deve ser realizada em estado basal, pela manhã (padronização); As alterações hormonais típicas do ciclo menstrual também podem ser acompanhadas de variações em outras substâncias; O horário da administração de medicamentos também deve ser considerado na determinação de níveis terapêuticos para monitorização. Medicamentos: O uso de medicamentos pode causar variações nos resultados de exames laboratoriais; Caso não haja suspensão do medicamento, este deve ser relatado no ato do atendimento; A recomendação para a maioria dos exames é colher imediatamente antes da próxima administração do medicamento; A coleta não deve ser realizada após a administração endovenosa ou oral de meios de contrastes (coletar o material antes da administração ou aguardar 72 horas para realização dos exames). Atividade física: pode influenciar os resultados de acordo com a intensidade com que esta é praticada. Imediatamente após exercício intenso ocorre elevações de lactato, amônia, creatinoquinase, aldolase, TGO, TGP, fósforo, fosfatase ácida, creatinina, ácido úrico, haptoglobina, transferrina, catecolaminas e contagem de leucócitos. Tabagismo: Pode influenciar diretamente vários elementos. Aumento da concentração de hemoglobina, o aumento do número de hemácias e do volume corpuscular médio, Cortisol e Antígeno Carcinoembrionário (CEA); O colesterol HDL apresenta redução em sua concentração; Em exames como a dosagem de Carboxihemoglobina, a informação a respeito de o paciente ser ou não um tabagista é indispensável para a valiação dos resultados. Entre outros, a estase venosa prolongada, flebotomia inadequada, requisição incorreta, perda de requisição, transporte inadequado, identificação errada do paciente, interpretação erronia do paciente, orientação inadequada ao paciente, utilização do aditivo inadequado na obtenção do espécime do diagnóstico, centrifugação inadequada, falha em algum equipamento, troca na identificação da amostra, contaminação entre as amostras, perda de resultados, tempo de liberação do resultado acima do especificado, entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.7 Kb)   pdf (208.3 Kb)   docx (35 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com